Criando o seu Arch Linux - Parte 1
A distribuição Arch Linux geralmente tem um processo de instalação considerado difícil ou complexo por usuários que não estão familiarizados com o GNU/Linux. No entanto, o recurso pouco conhecido chamado Archiso permite que o usuário crie uma instalação personalizada do Arch Linux de acordo com suas necessidades e preferências.
O programa oferece várias opções de personalização para a instalação, como seleção de pacotes, instalação de drivers e configurações de rede. Ao usar o programa, é possível ter um sistema configurado de acordo com as necessidades de cada um, no estilo “faça você mesmo”.
Este guia mostra como gerar uma imagem ISO personalizada do Arch Linux usando o programa Archiso, para criar um sistema do seu jeito. Isso pode ser útil para quem precisa instalar o Arch Linux em várias máquinas ou deseja ter um sistema sempre atualizado e personalizado. A construção de sua distribuição foi divida em etapas, que são as fases de aprendizado para o êxito total.
Para começar os trabalhos você precisa criar o laboratório, deve estar com o Arch Linux e atualizado.
Criando o Laboratório
Use o diretório de usuário para facilitar as coisas e descomplicar o máximo possível o processo. Crie os diretórios de trabalho:
mkdir -p ~/Archiso/profiles ~/Archiso/iso ~/Archiso/work
~/Archiso/profiles : é o local onde você vai colocar os profiles
~/Archiso/iso : é o local onde o processo salva a iso que foi gerada pelo Archiso
~/Archiso/work : é o diretório usado para os trabalhos de geração da iso.
Instalando o Archiso
Archiso é um programa oficial dos repositórios do Arch Linux, mantido pela equipe desenvolvimento da distribuição, os profiles releng e baseline fazem parte do programa e sofrem atualizações conforme evoluem.
sudo pacman -S archiso qemu-desktop openssl git
Esse laboratório foi testado na versão 71-1 do archiso
Copiando os profiles padrões
Nessa fase de aprendizado use o profile releng que é o suficiente para iniciar o aprendizado.
sudo cp -r /usr/share/archiso/configs/* ~/Archiso/profiles/
Gerando a primeira ISO para validar o ambiente
É necessário gerar a primeira ISO sem nenhuma alteração para que você tenha certeza de que o laboratório está funcionando.
sudo mkarchiso -v -w ~/Archiso/work -o ~/Archiso/iso ~/Archiso/profiles/releng
Testando a ISO gerada
Essa iso que será gerada é a padrão do Arch, com o script Arch Install para vc usar como livecd ou para fazer a instalação manual.
Testando a ISO em Legacy BIOS
run_archiso -i ~/Archiso/iso/archlinux-*.iso
Testando a ISO em UEFI
run_archiso -u -i ~/Archiso/iso/archlinux-*.iso
Limpando o lixo do trabalho
Nessa etapa do aprendizado sobre o Archiso, você tem que excluir os arquivos do diretório de trabalho todas as vezes que for gerar a ISO.
sudo rm -Rf ~/Archiso/work*
Ótimo ponto! Verificar se o processo de geração do arquivo ISO padrão foi bem-sucedido e se o sistema operacional é capaz de funcionar tanto em modo UEFI quanto em modo Legacy é crucial antes de prosseguir para a parte 2 do guia. Essa validação garante que o arquivo ISO foi criado corretamente e que o laboratório está correto e adequado para as atividades futuras.
No próximo post eu demonstro como acrescentar pacotes na iso e fazer algumas customizações.
Archiso - Criando o seu Arch Linux - Parte 2
Até mais!