Arch Linux para iniciantes: como instalar o sistema passo a passo!

https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/arch-linux/como-instalar-arch-linux-tutorial-iniciantes.html

Aprenda como fazer a instalação completa neste guia do Arch Linux para iniciantes. Passo a passo, tudo para você finalmente conseguir experimentar este sistema rolling release.

11 curtidas

Para testar o artigo e garantir o melhor resultado, eu mesmo instalei o Arch no meu PC de trabalho seguindo apenas este tutorial. :smiley:

Primeira vez que instalo um Arch sem usar nenhum tipo de script facilitador ou instalador da web.

:vulcan_salute:

11 curtidas

Belo artigo :clap:

Eu prefiro usar o systemd-boot para gerenciar a inicialização, acho bem mais simples que o GRUB para configurar, e também acredito que o cfdisk é uma opção melhor para quem está acostumado com GUIs do que o fdisk.

Esse kernel zen aí foi uma customização sua da instalação :winking_face_with_tongue:

3 curtidas

São considerações válidas, o tutorial seguiu as recomendações da Arch Wiki para evitar que nossos leitores tenham problemas com “você não usou a norma recomendada, então isso que você usa não é Arch”.

Temos planos de fazer mais conteúdos abordando instalação do Arch e algumas pós-instalações também.

Ah… e sobre o kernel Zen, realmente foi uma customização na pós-instalação. :smiley:

4 curtidas

BTW, U Use Arch :smile:

1 curtida

Voltei para o Arch hoje e foi agora ha pouco, e que bom ver um tuto novo dessa distro que amo. Lembro da primeira vez que instalei foi 23/01/2021 seguindo o tudo antigo do Dionatan, fique super feliz de ter instalado o Arch.

1 curtida

Ouvi todo o podcast…ótimo…vou passar minha base gnome que uso há 3 anos…fuçando…kkk

gnome-shell gnome-shell-extensions gnome terminal gnome-tweaks gnome-screenshot xdg-user-dirs gnome-menus gnome-weather gnome-calculator nautilus eog nautilus gnome-control-center gvfs gdm

temho o prazer de dizer que é lite…somente 520 no login…mas sua explanação foi ótima …cada um com sua necessidade…
fui usuário Debian durante 3 anos depois de aprender muita coisa no Ubuntu por mais 4, graças aos tutos do Dio…instalo hoje meu Arch com facilidade, mas sempre no Legacy…tenho um i5 9400f 16GB mas não gosto do EFI…segue imagens…vlw brow…

2 curtidas

Esses tutoriais com o tempo ficam desatualizados e mais atrapalham do que ajudam… Quer instalar o Arch Linux? Leia a Arch Wiki.
Obs: Não sou usuário de Arch Linux.

Para não fazer isso com nossos leitores que atualizamos este guia que havia sido postado em 2021 :smiley:
E está em nossos planos mantê-lo sempre atualizado.

5 curtidas

E não deixamos em nenhum momento de informar aos leitores que o nosso guia não está acima da Arch Wiki.

6 curtidas

Ótimo que façam isso, mas mantenho a mesma opinião, e, além disso, para facilitar a instalação do Arch Linux já existe o archinstall que vem por padrão na ISO.

E eu corroboro a sua afirmação, @Gbiel. A maneira recomendada de instalar o Arch Linux é seguindo o guia de instalação oficial, é extremamente importante ressaltarmos.

Em relação ao archinstall, apesar de ser um método de instalação suportado oficialmente, ele ainda está em fase experimental, além de ser limitado a systemd-boot para UEFI e GRUB para BIOS Legacy.

Por isso, optamos por abordar apenas a instalação manual do sistema, pelo fato de ser mais confiável e completa, além de dar uma base melhor a quem esta procurando adquirir mais conhecimento em relação a alguns conceitos que a instalação manual aborda com mais profundidade.

Abraços, meu amigo :vulcan_salute:t5:

3 curtidas

Eu usei na instalacão virtual e também percebi que é limitado na parte de gerenciamento de partições. Não sei se melhorou nas versões mais recentes.

2 curtidas

Só tive tempo de ler inteiro agora. Ficou bem didático @Lavrudinho. Eu sou um dos que gosta da wiki do arch, sempre recorro ela, mesmo minha distro principal sendo o Debian. Só que uma coisa é bem óbvia, que não tem os conceitos básicos do linux, mesmo com a wiki do arch pode ter alguma dificuldade. Esse tipo de texto ajuda bastante. Quando mudar alguma coisa, é só atualizar a postagem e já era, tá novo.

1 curtida

dual boot com win 11 ?

Otimo artigo acredito que deve ajudar muito quem ainda tem um pouco de receio de começar a instalar o arch. Só tenho algumas considerações:

• iwctl não funciona depois da instalação o ideal é usar o NetworkManager um nmcli pra configurar o wifi
  • Posso estar muito maluco mas, acho que faltou configurar o locale.conf pra definir a linguagem padrão também.

Fora isso achei muito bom.

Alguem conseguiu configurar corretamente a GNOME Software para atualizar o OS? se sim, funciona com atualização offline(instala no boot do sistema…)?

1 curtida

Não seria melhor usar o nmtui para a configuração de rede ? Ele da suporte visual, o que agiliza bem o processo.

Aqui estava funcionando normal, não fiz nada específico. Apenas instalei os pacotes da loja e ativei o suporte a flatpak.

1 curtida

Pode ser também, ai vai do gosto do freguês :slight_smile:
O unico ponto é que o iwctl não funciona depois que reinicia o pc nesse tutorial.