Arch Linux + LightDM - Autologin depois de um "crash"

Olá,

Devido a alguns problemas que tive em outras distribuições LTS, passei a usar o Arch Linux no meu dia a dia e tudo tem funcionado perfeitamente, se não fosse um problema estranho com o “autologin”. Minha DE é o XFCE com o LightDM, nada muito complexo ou com modificações, apenas o /etc/lightdm/lightdm.conf que tem o parâmetro autologin-user=arch ativado, para não perguntar minha senha quando reinicio minha máquina.

Como nem sempre estou fisicamente perto dela, preciso me conectar remotamente, experimentei o NoMachine e RustDesk, me adaptando melhor na segunda opção. O problema é que, muito raramente e por algum motivo que não sei, ele dá um “crash” e retorna para a tela de login do LightDM, mas não entra automaticamente e espera minha senha (que quando digitada, entra no ambiente sem problemas), então, não consigo conectar remotamente no meu sistema, pois o RustDesk não iniciou ainda. Essa é o erro do momento do crash:

Alguém com mais experiência poderia me auxiliar em configurar alguma forma para caso o XFCE/X11 “crashe” e volte para a tela de login do LightDM, ele entre automaticamente como uma espécie de loop, sem precisar da minha senha? Também posso alterar o LightDM para outro ou nem precisar dele, mas só preciso que entre automaticamente sem pedir a senha. Até vi essas opções no arquivo de configuração:

# display-setup-script = Script to run when starting a greeter session (runs as root)
# display-stopped-script = Script to run after stopping the display server (runs as root)
# greeter-setup-script = Script to run when starting a greeter (runs as root)
# session-setup-script = Script to run when starting a user session (runs as root)
# session-cleanup-script = Script to run when quitting a user session (runs as root)

Principalmente a session-cleanup-script, que como nunca deslogo do usuário da máquina e quando o “crashe” ocorre, ele volta para a tela do LightDM como se tivesse bloqueado (apenas nome do usuário, sem campo de senha), pensei que se adicionasse um script simples forçando um systemctl reboot poderia resolver o problema. Isso seria válido?

Acredito que remover o LightDM e usar um autologin no TTY + bashrc será mais eficaz. Lembre-se de configurar o .xinitrc para chamar startxfce4.

Pelo que entendi, só há um usuário e você quer que a máquina nunca deslogue? Então um DM não só é desnecessário, como também contraproducente.

1 curtida

Acho que tem que colocar a sessão.

No lightdm

Mas como @Capezotte falou, pode não ser necessário se s[ tem um usuário

Obrigado pela resposta. Realizei essa configuração e removi o LightDM, testei e até o momento funcionou perfeitamente, logando automaticamente. Estou apenas aguardando o momento que dê o “crash” para saber se vai funcionar após ele ou não.

Para que esperar o crash se você pode simular um com sudo killall Xorg?

Pontos bônus

Use killall -SEGV para acionar os sistemas que respondem a crashs como o dump-core e etc.

1 curtida

Olá, novamente. Testei com o comando, ele matou o X11 e voltou novamente para a tela do XFCE, então funcionou. Muito obrigado, agora posso dormir em paz sabendo que não preciso logar toda vez que o X11 “crasha”.