Olá, sou novo em Linux, com conhecimento muito, muito básico, mas bastante empolgado com o que tenho visto de Arch.
Quis continuar utilizando um notebook antigo, que antes rodava Windows 7.
Tive dois problemas com ele: a placa Wi-Fi deve ter queimado, e também o Windows subitamente deixou de carregar, não importava o que fizesse para recuperar. Tentei reinstalar o Windows mas perdi a licença.
Então, comprei uma antena Wi-Fi USB da marca Kapaom. Tenho todos os drivers, inclusive pra Linux, e instruções em PDF.
A antena funcionou bem utilizando o Hirens Boot CD, que ainda é um Windows.
Instalei com sucesso o Arch Linux com ambiente KDE Plasma (seguindo o último tutorial do Diolinux no Youtube), no entanto não consigo fazer a antena funcionar porque meu conhecimento é bastante limitado.
Vou colocar aqui minha configuração do notebook, obtida com o comando ‘sudo inxi -b’:
System:
Host: archlinux Kernel: 6.15.8-arch1-1 arch: x86_64 bits: 64
Desktop: KDE Plasma v: 6.4.3 Distro: Arch Linux
Machine:
Type: Other-vm? System: Itautec S.A. product: Infoway v: Corp
serial: C57R601913055
Mobo: Itautec S.A. model: W7655 serial: bi.out BIOS: Infoway Note W7655
v: 1.0F date: 07/03/2009
Battery:
ID-1: BAT0 charge: 38.4 Wh (100.0%) condition: 38.4/48.8 Wh (78.6%)
CPU:
Info: dual core Pentium T4300 [MCP] speed (MHz): avg: 2100
min/max: 1200/2100
Graphics:
Device-1: Intel Mobile 4 Series Integrated Graphics driver: i915 v: kernel
Display: unspecified server: X.Org v: 24.1.8 with: Xwayland v: 24.1.8
driver: X: loaded: modesetting dri: crocus gpu: i915 s-res: 1280x800
resolution: 1280x800
API: OpenGL v: 4.5 compat-v: 2.1 vendor: intel mesa v: 25.1.6-arch1.1
renderer: Mesa Mobile Intel GM45 Express (CTG)
Info: Tools: api: clinfo, eglinfo, glxinfo, vulkaninfo
de: kscreen-console,kscreen-doctor wl: wayland-info x11: xdpyinfo,xprop
Network:
Device-1: Realtek RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
driver: r8169
Device-2: Manufacturer_Realtek RTL8187B_WLAN_Adapter driver: rtl8187