Olá, desculpe a demora pois o fórum não me avisou por email.
Você tem que clonar o conteúdo dessa pasta para a tua pasta de usuário ( /home/fabio ) e não a pasta inteira ( rtl8188eu ) e em seguida executar esses comandos ( chmod , make ).
Henrique, entendi, fiz como vc falou da primeira vez e copiei todos os arquivos, inclusive ocultos, para /home/fabio/ e fiz os procedimentos, porém continuo tendo como resultado ‘Directory .git does not exist indicating that you downloaded the source as a zip file. Only the ‘git clone’ method is now supported.
make: *** [/home/fabio/Makefile:152: test] Error 1’
Notei que da primeira vez vc instruiu a copiar os arquivos, desta vez vc falou em “clonar” os arquivos para /home/fabio/, mas não sei como fazer isso, talvez o erro esteja aí…
Escrevi eu " clonar " com o sentido de copiar e colar. O @Cassiano parece que vai te resolver isso pois tenho conhecimentos de usuário básico. Apanhei bastante até conseguir na distro derivada do Ubuntu e o teu sistema é diferente.
Acho que vai conseguir mas depois tenta por em uma pasta um arquivo texto dando instruções de como fez inclusive com a pasta do driver pra te servir de orientação no futuro caso fique de novo sem o driver da antena ativo para repetir os procedimentos que é o que acontece comigo senão vai te dar trabalheira novamente.
Fiz o processo, foi feita uma instalação, então repeti tuas orientações iniciais como root mas deu erro:
[root@archlinux fabio]# cd ~
[root@archlinux ~]# cd rtl8188eu
[root@archlinux rtl8188eu]# make all
make ARCH=x86_64 CROSS_COMPILE= -C /lib/modules/6.15.9-arch1-1/build M=/root/rtl8188eu modules
make[1]: Entrando no diretório '/usr/lib/modules/6.15.9-arch1-1/build'
make[2]: Entrando no diretório '/root/rtl8188eu'
CC [M] core/rtw_ap.o
core/rtw_ap.c:22:10: fatal error: osdep_service.h: Arquivo ou diretório inexistente
22 | #include <osdep_service.h>
| ^~~~~~~~~~~~~~~~~
compilation terminated.
make[4]: *** [/usr/lib/modules/6.15.9-arch1-1/build/scripts/Makefile.build:203: core/rtw_ap.o] Error 1
make[3]: *** [/usr/lib/modules/6.15.9-arch1-1/build/Makefile:2003: .] Error 2
make[2]: *** [/usr/lib/modules/6.15.9-arch1-1/build/Makefile:248: __sub-make] Error 2
make[2]: Saindo do diretório '/root/rtl8188eu'
make[1]: *** [Makefile:248: __sub-make] Error 2
make[1]: Saindo do diretório '/usr/lib/modules/6.15.9-arch1-1/build'
make: *** [Makefile:155: modules] Error 2
[root@archlinux rtl8188eu]# make install
install -p -m 644 8188eu.ko /lib/modules/6.15.9-arch1-1/kernel/drivers/staging/r8188eu/
install: não foi possível obter estado de '8188eu.ko': Arquivo ou diretório inexistente
make: *** [Makefile:162: install] Error 1
[root@archlinux rtl8188eu]#
Fiz o processo com o sudo, mas também dá um erro aqui:
[fabio@archlinux ~]$ cd yay
[fabio@archlinux yay]$ makepkg -si
==> ERRO: Você não tem permissão de escrita para o diretório $BUILDDIR (/home/fabio/yay).
Abortando...
[fabio@archlinux yay]$ sudo makepkg -si
==> ERRO: Executar makepkg como root não é permitido, pois isso pode
causar danos catastróficos e permanentes ao seu sistema.
Os colegas estão tentando te ajudar em questão de driver, acho que o problema é de interface desligada, não necessariamente de driver, tendo em vista que o iwconfig está detectando os dispositivos.
Vi que tentou ligar pela interface do plasma-nm, sem sucesso.
Use o comando iwconfig novamente e veja se as duas placas, wlan0 e wlan8 estão sendo detectadas.
Dito isso, utilize o comando nmcli radio wifi on para ligar a interface Wifi do NetworkManager. Cheque se a Wifi, no tray do sistema, está agora ligada. Algo que pode ajudar a visualizar é retirar o cabo de internet temporariamente.
Caso não funcione, alternativamente, vamos desligar o dispositivo wlan0 e ligar o wlan8:
sudo ip link set wlan0 down sudo ip link set wlan8 up
Reveja se o applet na tray agora está funcionando.
ian, fiz o que vc sugeriu mas a situação continua a mesma no tray do sistema, o botão de ligar o wifi tá morto…
[fabio@archlinux ~]$ iwconfig
lo no wireless extensions.
enp4s0 no wireless extensions.
wlan0 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Access Point: Not-Associated Tx-Power=20 dBm
Retry short limit:7 RTS thr=2347 B Fragment thr:off
Power Management:off
wlan1 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Access Point: Not-Associated Tx-Power=off
Retry short limit:7 RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:on
[fabio@archlinux ~]$ nmcli radio wifi on
[fabio@archlinux ~]$ sudo ip link set wlan1 down
[sudo] senha para fabio:
[fabio@archlinux ~]$ sudo ip link set wlan0 up
[fabio@archlinux ~]$
Como às vezes o notebook entra em suspensão, quando o acordo parece que a identificação das wlans sempre muda…
Ah, não cheguei a considerar isso… Até porque me falaram bem do Arch e eu francamente estou gostando. Mas se a antena USB funciona no Windows, e mesmo no Arch dá sinal de vida, deve ser um detalhe que tá impedindo de funcionar… Só espero que o detalhe não seja eu
[fabio@archlinux ~]$ iwconfig
lo no wireless extensions.
enp4s0 no wireless extensions.
wlan0 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Access Point: Not-Associated Tx-Power=20 dBm
Retry short limit:7 RTS thr=2347 B Fragment thr:off
wlan1 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Access Point: Not-Associated Tx-Power=off
Retry short limit:7 RTS thr:off Fragment thr:off
[fabio@archlinux ~]$ sudo ip link set wlan0 down
[sudo] senha para fabio:
[fabio@archlinux ~]$ sudo ip link set wlan1 up
RTNETLINK answers: Operation not possible due to RF-kill
Acho que a wlan1 é aquela placa de rede que deu problema, e a wlan0 é a antena USB…
[root@archlinux fabio]# rfkill unblock all
[root@archlinux fabio]# rfkill list all
0: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: yes
1: phy1: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
[root@archlinux fabio]#