As críticas ao Arch muitas vezes não são sobre a distribuição em si, mas sobre seus usuários — fruto do estigma do “btw, I use Arch”. Enquanto outras distros recebem críticas técnicas, o Arch é singular: seus usuários precisam se defender de rótulos pessoais, mesmo tendo uma comunidade que documenta e contribui até para outras distribuições.
A diferença cultural
A comunidade Arch é mais voltada para faça você mesmo e documentação.
Não existe esforço em “vender” o Arch como fácil ou amigável, apenas em oferecer transparência.
Isso contrasta com outras comunidades que prezam pela inclusão de iniciantes, e daí nasce o choque.
O estigma do “elitismo”
O meme “btw, I use Arch” transformou o usuário do Arch em uma caricatura arrogante.
Então, a crítica desloca o foco: em vez de discutir o sistema, ataca a “atitude” de quem usa.
Será mesmo que existe elitismo onde tudo que é feito é compartilhado?
O efeito do Arch Wiki
A documentação do Arch é referência global.
Ironia: muitos que criticam a distro usam a Wiki para resolver problemas em outras distribuições.
Mas ainda assim o rótulo de “arrogância” persiste sobre os usuários.
O usuário Arch como alvo
Usuários de Ubuntu, Fedora ou Debian recebem críticas sobre a distro em si (“é pesada”, “não é estável”, “é velha”).
Já os de Arch recebem ataques pessoais (“só quer se sentir diferente”, “acha que sabe mais”).
Ou seja: é o único caso onde o estereótipo do usuário supera a avaliação técnica da distro.
Um resumo
Críticas
Elogios
Curva de aprendizado alta – a instalação e configuração exigem bastante conhecimento.
Aprendizado profundo – quem passa pela instalação entende Linux de verdade.
Rolling release é visto como instável – pacotes novos podem quebrar coisas.
Sempre atualizado – você tem acesso às versões mais recentes de tudo.
Dependência do AUR – risco de pacotes mal mantidos ou maliciosos.
AUR é poder – acesso a praticamente qualquer software Linux (e até Windows via Wine).
Comunidade com fama de arrogante – o meme “btw I use Arch” gerou má impressão.
Comunidade ativa – sempre alguém empacotando, documentando e ajudando a resolver problemas.
Não é “plug and play” – falta de instalador gráfico e pré-configurações prontas.
Controle total – o sistema é moldado sob medida, sem “bloat” ou camadas extras.
Demanda manutenção constante – atualizar exige atenção e leitura de changelogs.
Sistema limpo e transparente – nada acontece sem o usuário saber.
Pouco recomendado para produção corporativa – empresas preferem estabilidade previsível.
Excelente para laboratório, devs e entusiastas – liberdade para testar, aprender e inovar.
as únicas críticas que ouvi do arch foram aqui no forum mesmo. kkkkkkkkk lá fora, nadica de nada. muito pelo contrário. somente elogios pelo seu desempenho etc e tal. no youtube, a mesma coisa. usei o big linux por duas semanas e achei muito bom.
Isso aqui foi uma das razões para eu ter ido para o Arch. As três vezes que eu instalei o Arch em meus computadores, fui pelo archinstall, mas gostei que no Pós Instalação, eu instalo somente o que quero.
E o Arch é bem estável, o que gosto bastante. Instalei há um mês, e não tive problemas com ele.
Olha, eu acho sim alguns usuários do Arch arrogantes. O que precisa pra usar o Arch? Instalar via archinstall, aprender meia-dúzia de comando e pronto. Essa aurea de “distro avançada” e tudo mais eu considero elitismo sim. Pode ser avançada pra quem não sabe NADA, nem formatar o PC, mas tirando isso não é. Na minha opinião não tem nem necessidade de instalar via linha de comando.
Se o usuário fosse um problema pro sistema eu não usava Arch. Só quis dizer que o que falam do usuário de Arch tem fundamento porque eu mesmo já vi isso.
Concordo em partes.
Sempre usei base Debian e Fedora. Debian atualmente é meu SO principal pois prezo pela estabilidade e segurança, além de ter sido a distro que menos me deu dor de cabeça com qualquer coisa até hoje. Fedora usei para ver como é uma distro mais atualizada, com tecnologias sempre novas mas sem ter trabalho de implementá-las.
Quando resolvi testar Arch há algumas semanas tinha como objetivo justamente aprender como gerenciar uma distro com um conhecimento mais profundo, o que acabei deixando de lado mais por falta de tempo de estudar bem como tudo funciona, afinal como todos sabem, a documentação vai ser sua melhor amiga, mas seguir ela toda demanda tempo. Ainda sobre a documentação, ela realmente é o local onde mais consigo ajuda para qualquer coisa, mesmo usando Debian.
A única coisa que eu consideraria realmente negativa no Arch atualmente seriam os vários ataques ao AUR que andam acontecendo, ou pelo menos tenho a impressão de que são recorrentes, pelas notícias que vejo atualmente, o que me deixa com um pé atrás em questão de segurança.
Por fim, optei por continuar no Debian pela garantia de estabilidade e segurança, e também pela falta de tempo para aprender a fundo como um Linux funciona de fato para poder “montar” meu Arch. Ainda assim, nas férias de fim de ano devo me dedicar a aprender mais sobre ele, mesmo que acabe voltando para o Debian, pois acho que configurar um Arch seria um conhecimento muito bem vindo.
Debian é o meu sistema de serviços e o Arch o meu sistema de uso de Desktop.
Sem conflitos. Cada um cumpre bem a sua proposta. Fedora, Ubuntu e todos os demais, comigo sempre só estiveram em VM para matar uma curiosidade e outra.
Se você olhar a documentação do Archinstall no repositório dele no GitLab o objetivo dele é completamente diferente. O propósito dele é gerar um .json que deve ser hospedado remotamente e importado. Ele existia, foi descontinuado porque não tinha mantenedor, foi pro AUR e agora voltou suportado pela equipe de desenvolvimento.
O Archinstall é muito mais evoluído do que parece.
Pelo que vi, é quase a mesma coisa do EndeavourOS. Tem diferença sim. É muito mais difícil remover o que você não quer no instalador, do que instalar o que você realmente quer partindo da instalação do Arch.
Nesse ponto, a instalação do CachyOS é mais difícil que a do Arch, pois você vai ter que saber se o que você está desmarcando é essencial ou não.
Além disso, a instalação do Arch dá pra automatizar a partir de um Script de instalação, que você mesmo pode criar. Ou seja, é realmente o que você quer.
Tu ja viu a desgraça que é o subreddit “archlinux”? Os cara se chamando de estupido e dando downvote por absolutamente nada, é um forum muito tóxico, ate criaram outro subreddit “arch”, acho que por causa do toxidade do primeiro.
No “archlinux” se vc fala em instalar através de archinstall, vc recebe chuva de downvote. Se tu faz uma pergunta, os cara so mandam o link da archwiki, sem contexto nenhum, so o msm da aba inicial msm