Apresento o Br OS 20.05 - Distro brasileira baseada no Kubuntu com um visual de tirar o fôlego

Sou novato aqui parceiro, acabei esquecendo alguns detalhes, mas por ser baseada no Kubuntu 20.04 (ver título), ela vem com Kernel 5.4, a Versão do Nvidia driver pode variar de acordo com os updates da Canonical, tem também a questão que eu uso Radeon, ai não teria como informar a versão do momento hehehehe, de qualquer forma você pode encontrar muita informação sobre o sistema em projetoveritas.com.br/bros

Então, hoje temos basicamente dois tipos de ambientes gráficos: os que querem ser diferentes (e muitos acabam sendo bizarros) e interferem na produtividade, e os que primam por manter uma linha conservadora e manter a produtividade, ao custo de perder muito do avanço tecnológico.
Com isso eu precisava de um visual que fosse limpo, leve, elegante e que mantivesse a mesma produtividade dos ambientes mais conservadores, enquanto por outro lado eu queria me livrar da tonelada de aplicativos desnecessários que vem por padrão na maioria das distros (algo que não é ruim, mas causa confusão nos novatos e consome espaço), pesquisei muito entre outras distros, procurando uma que suprisse essas necessidades, até que resolvi chutar o balde e criar o Br OS.
Para a minha surpresa, a distro tem sido bem aceita, foram pouco mais de 70 mil downloads (somando os mirrors+ Torrent) enquanto esteve na seção de novas distros do Distro Watch, graças a isso consegui até um contrato de suporte para uma empresa aqui da cidade, verba que pretendo usar para impulsionar ainda mais o desenvolvimento, com sorte mês que vem já teremos um domínio próprio…

2 curtidas

Muito interessante todos esses detalhes.

Fora o programa pra gerar uma nova ISO, tem mais particularidades?

1 curtida

Está previsto para Outubro a criação de uma versão mais leve com LXQT, mas isso vai depender de eu conseguir criar um Dock confiável em QT daqui pra lá, porque o Latte tem dependencias que não são supridas pelo LXQT

Desejo vida longa e sucesso ao projeto.

1 curtida

Então, é que nem todos essa informação previa saca. Imagina alguém q nunca viu Linux ou algo do tipo na vida e acessa o site do seu projeto, vai ficar perdidão manja, por isso que é importante deixar a informação em fácil acesso e clara. Sobre a NVIDIA, você pode lançar pequenas notas de lançamentos (as famosas releases) e assim manter informado o seu publico alvo. Sobre AMD (e serve pra Intel tbm), você pode colocar a versão do Mesa Driver como mencionei e isso pode ser incluso na release tbm. E essas informações que falei, da pra vc por no link q vc mandou :v:t2: :grinning: :v:t2:

3 curtidas

Então, é ai que está: Essa é uma distro pra iniciantes, até o momento a maior parte do público tem sido de orfãos do Windows 7 pra se ter ideia…
nós temos basicamente dois tipos de público entrando naquele site: Os iniciantes, que não vão sequer entender esse tipo de informação, e talvez se confundam ainda mais, e os veteranos, que nem você, eu e o pessoal aqui do forum, que sabem que, por ser uma distro baseada no kubuntu 20.04, tudo que vale para ela, vale para o BrOS em questão de versão de softwares.
Eu entendo seu ponto de vista e tais informações deverão ficar mais clara na documentação do projeto (quando estiver pronta), assim como em um novo ítem que deverá ser aberto no menu do site.
Só peço paciência que essa é a minha primeira vez tocando um projeto desse tamanho, sabe como é né, no início é tudo mais difícil.
Obs.: É possível que nesses dias saia uma versão lite com LXQT para máquinas mais antigas, nela conseguimos derrubar o consumo de RAM para 425MB, mas eu ainda estou achando muito alto, se eu conseguir tornar viável, em breve posto aqui.

2 curtidas

As janelas de muitas das distros que começaram por agora me lembram o Mac OS, acho que isso chama a atenção de vários usuários

1 curtida

Altíssimo o consumo de memória para ser o LxQT.

1 curtida

Também achei, mas ainda ta em Alpha e ainda usa o Latte Dock, terei que encontrar uma Dock mais leve feita em QT que consiga suportar um menu e os ícones da área de notificações.

@Thomas_Anderson andei testando o brOSbuilder no Xubuntu, mas cada hora é um problema diferente. Alguma chance de vc me dar uma ajuda com ele?

Poderia me mostrar as mensagens de erro? (seja copiando o erro ou mostrando prints)
Lembrando que esse script requer configuração prévia para rodar.

@Thomas_Anderson @Daigo Em relação a essa parte do BrOS Builder seria bom colocar essas dúvidas no Grupo Br OS do Telegram, o que acham?

Ótima ideia!
@Thomas_Anderson , por ex, a ISO gerada, além de não ter mantido o wallpaper, também não manteve a configuração em pt_br.

1 curtida

Aliás, qual o link para o canal no Telegram?

O link do Grupo no Telegram: @bros20
Ou digitar na busca do Telegram: @bros20

1 curtida

Ah, isso é normal, vc se esqueceu de copiar as configurações de usuário para a pasta /etc/skel/

1 curtida

Não, copiei 100% da pasta home, inclusive os arquivos ocultos.

OS arquivos de configuração são todos ocultos mesmo, todas as características do sistema estão em arquivos e pastas ocultas dentro da pasta home/usuário, lembrando que não adianta abrir o terminal e mandar um sudo cp * /etc/skel/ que ele vai omitir as pastas e copiar apenas os arquivos, se mandar um sudo cp - r * /etc/skel/ ele vai omitir as pastas ocultas, nesse caso terá que copiar as pastas nominalmente, por exemplo:
sudo cp -r .local /etc/skel/
Você lembrou de enraizar o papel de parede antes de selecionar?
O BrOS-Builder não copia nada de dentro do diretório /home para a nova distro.