Apresento o Br OS 20.05 - Distro brasileira baseada no Kubuntu com um visual de tirar o fôlego

A coisa mais difícil ao criar uma nova distribuição ou remaster é inovar, pois se tratando do mundo Linux já tem muita coisa boa por ai, porém existem duas coisas que sempre me incomodaram nas distros Linux, uma é o visual, que ou é mais do mesmo, ou inova, mas demanda uma curva alta de aprendizado, e a outra coisa é a quantidade de programas desnecessários pré instalados no sistema, mesmo distros grandes como Ubuntu, Fedora, Open Suse e etc. costumam trazer 2 ou 3 programas para a mesma função e deixar que o usuário escolha um deles, E o Br OS escolheu fazer diferente nos dois pontos, Optando por um visual diferente, porém intuitivo, além de manter a filosofia de um aplicativo por função o máximo possível.

O ambiente é o KDE Plasma 5.18 LTS, o que garante rapidez e estabilidade, Enquanto a barra inferior fica por conta do Latte Dock, garantindo um visual que parece mais uma versão aperfeiçoada do Deepin.

A proposta da distro é que qualquer usuário iniciante possa, ao terminar de instalar o sistema, navegar na internet, editar documentos, audios, vídeos e criar conteúdo para redes sociais, por isso conta com uma forte suíte de criação, incluindo programas como Kdenlive, Audacity, Krita, Photogimp e etc., Enquanto é possível ouvir música com o Elisa e Assistir vídeos com o SMPlayer.

Site do desenvolvedor: https://projetoveritas.com.br/bros
Download: https://sourceforge.net/projects/bros
Grupo no Telegram: Telegram: Contact @bros20

21 Curtidas

Muito bacana, estava dando uma olhada na parte de dicas do site, muito legal mesmo, até achei uma dica que vivem perguntando aqui: Crie sua própria distro com base no Br OS instalado em seu HD, da para adaptar para outras distros.

2 Curtidas

Pois é brother, esqueci de falar que essa distro utiliza um script de construção de Live-CD próprio, e que também está disponível para download sob a licença GPL

1 Curtida

Quando é quase impossível se livrar da SDA:

Vou testar em VM, pode ser uma distro bacana para mostrar aos novos interessados em migrar.

3 Curtidas

Queria ter conhecimento para trocar o Ubiquity pelo Calamares.

1 Curtida

Eu quase fazia isso, o pacote existe nos repositórios da Canonical pré configurado para Ubuntu e derivados, mas acabei deixando o Ubiquity para evitar o incomodo de ter que editar o script de geração do Live-CD outra vez

@Thomas_Anderson pelo que já me disseram, o Calamares é meio chato de pré-configurar, antes de gerar a ISO.

Vc trabalha com o q atualmente?

1 Curtida

O que me incomodo nas Distro são os nomes que eles escolhem para as mesmas :sweat_smile: mais isso é uma questão pessoal, bela iniciativa da galera :+1:

1 Curtida

A minha remaster mesmo se chama tigerOS.

1 Curtida

Parabéns pela iniciativa.
Estou baixando para testar.
O visual está muito bacana.

1 Curtida

Muito bonito o visual da distro! Parabéns!!

1 Curtida

Sou analista de Sistemas, trabalho na prefeitura da minha cidade, isso acaba me deixando com algum tempo livre para tocar alguns projetos pessoais

O nome é sempre uma coisa complicada de se escolher, porque nome é questão de gosto, e ai a gente acaba tendo que escolher um nome que agrade o maior numero de pessoas possíveis, quando eu ganhei o projeto antecessor ao Br OS, que eu acabei por finalizar, pegar a parte do código que interessava e criar um novo projeto, ele não tinha um nome muito legal, e que podia levar a más interpretações, então na hora de nomear esse projeto, eu acabei primando mais pelo significado: no nosso caso, BR vem de Brasil, e OS todo mundo já sabe o que é, e quando junta tudo fica “bros”, a gíria dos americanos para “irmãos”, basicamente é um sistema operacional para unir pessoas.

3 Curtidas

@Thomas_Anderson essa distro está atrelada a algum projeto (como o Linux FX), é um hobby, outra coisa?

1 Curtida

poderia citar a duplicidade daqui?

1 Curtida

Nada em específico, eu diria que é mais uma necessidade que um hobby

Com uma voltinha nos utilitários você descobre hehehehe
Obs.: O Fedora é uma ótima distro, eu usei por anos

?

Explique melhor, por gentileza.

1 Curtida

Muito bom man, parabéns. Só um toque hehe Se puder, tente por em qual base ta sendo construída esse sistema e por algumas infos como : Versão do kernel, Mesa Driver, Versão do Driver da NVIDIA e afins, creio q vai ficar mais bacana. :vulcan_salute:

1 Curtida