Apps de android no Windows 10

O Microsoft Windows 10, é um dos sistemas mais utilizados do mundo e traz vários recursos e novidades a cada versão. Um dos aplicativos que eu mais gosto no ecossistema Windows, é o paa “Seu Telefone” que oferece uma integração de notificações, responder instantaneamente a mensagens de texto, receber e realizar chamadas pelo computador, compartilhamento de galeria, entre outros.

O aplicativo ganhou uma nova função recentemente que se aplica apenas a samsung por enquanto e permite abrir aplicativos de android no windows sem ter que espelhar a tela inteira.

Essa novidade traz a possibilidade de rodar aplicativos “android only” no pc, sem ter que utilizar a versão web deles que nem sempre é tão boa, além do fato dos aplicativos estarem integrados e o sistema lidar com eles como janelas separadas, parecendo que são nativos .

Essa funcionalidade não se aplica a apenas um aplicativo, o usuário pode abrir vários aplicativos “dentro do windows” além de permitir que aplicativos sejam fixados na barra de tarefas para que sejam abertos rapidamente.

Se você é um jogador, deve ter pensado em utilizar esse recurso com jogos battle royale para jogar melhor, pois sabemos que jogos de FPS são melhores com teclado e mouse, porém o jogo precisará de ter suporte a entrada de comandos e muitos jogos e aplicativos não possuem esse tipo de suporte, mas esperamos que os desenvolvedores saibam que adicionar esse suporte irá dar uma certa vantagem, o que pode “quebrar” a experiência de pessoas que jogam no celular.

Esse recurso está disponível apenas no aplicativo Seu Telefone para participantes do programa insider que se aplica desde testes em aplicativos, até mesmo ao sistema operacional completo. Além disso é necessário um dispositivo android compatível, e até o momento desse post, apenas aparelhos Samsung estão na lista, você pode conferir a lista completa de aparelhos que está disponível apenas em inglês.

Caso seu smartphone não seja contemplado na lista, ou você não utilize o windows e queira utilizar seu smartphone Android para jogar no PC para realizar uma live, ou jogar com teclado e mouse por exemplo, você pode estar utilizando o Scrcpy da Genymobile (empresa que desenvolve o emulador Genymotion) que é multiplataforma, gratuito e não possui delay entre as ações do mouse. Temos um vídeo sobre o Scrcpy no canal Diolinux.

O que você achou dessa novidade? Você utiliza Windows? Pretende testar? Deixe nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 Curtida

Uma das vantagem do Windows com certeza é essa unificação de apps feita pelo próprios desenvolvedores do sistema.

Eles vão pegando as melhores idéias que vão encontrando, muitas veses no mundo opensource mesmo e adaptando ou criando nos apps para o seu ambiente. Coisa que realmente falta nas distros linux, isso causa, muitas vezes, tendo que o usuario ter que recorrer a instalar diversos apps para ter uma funcionalidade expecifica. Nisso a Microsoft ganha, e as distros que se esforçam nisso também em ter um sistema mais coeso, sem muitas aplicações, mas tendo realmente aquelas que realmente atendem a sua necessidade.

Mas com certeza essa é uma coisa que requer muito estudo, pessoal desenvolvendo, e recuR$os, para que no final o usuario tenha um ambiente de apps que seja “todo” mantido pelos mesmos devs das distros, e funções que funcionem para o mesmo Tema dentro do mesmo App, porquê “”“nada lhe falta”"".

Parabéns a Microsoft (sem se esquecer, claro, dos que fazem isso tbm no linux) por esse esforço em trazer o que tem de mais utilizado para os usuários.

2 Curtidas

Tipo:
Imagine os devs de um ambiente de uma distro que criassem um app chamado Imagem e Video.

Se o desenvolvessem com os recursos do Gimp, Krita, Cheese, Inkscape e quem sabe Blender. Suporte a screenshots e edição rápida, e para uma edição mai aprofundada ele abriria o restante do app para ter acesso as ferramentas mais avancadas. Para que tudo de vantajoso relacionado a imagem no mundo OpenSorce estivesse nesse aplicativo.
E esse mesmo tivesse suporte a edição de Video usando os código do Kdenlive, Droidcam para usar a camera de outros dispositivos, e Scrcpy para captura de telas de outros dispositivos. E para edicão de Audio dentro do editor de video tivesse uma edição com recursos semelhantes aos mesmos recursos do Audacity. E se possuisse uma interface simplificada para gravações de audio simples. Lembre-se: tudo relacionado ao tema, no mesmo App.
E claro, suporte a Skins(layout) - afinal td mundo ama que os apps tenham skins de layouts diferentes.

Um App assim para um ambiente se tornaria praticamente imbatível - claro, se ele se manter gratuito e opensource - permitindo ao usuario a escolha de se manter em somente um aplicativo ou ir em busca de outros. Mas evitaria a fragmentação e manteria estabilidadedo sistema por se tratar da Mesma família.

Penso assim porquê: Se existe a possibilidade das empresas de contruirem um SO inteiro e o manter gratuito. As mesmas empresas desenvolverem um app assim para o seu ambiente se tornar ainda mais chamativo para a sua plataforma seria totalmente viável.