Após atualização, Fedora não inicia

Olá pessoal, espero que todos estejam bem.

Recentemente, decidi fazer a instalação do Fedora 35 na minha máquina, que tem dois SSDs, escolhi um deles para uso no Fedora. Baixei a ISO, fiz o procedimento de instalação, e aparentemente, deu tudo certo. Ao iniciar na nova instalação, abri a GNOME Software e instalei as atualizações, conforme apontado. Depois de clicar para aplicar e reiniciar, a tela de seleção do GRUB aparece, porém depois de dar Enter o sistema não inicia e a tela fica preta. O Windows já instalado continua funcionando.

Estou usando uma máquina desktop, com uma GPU NVIDIA. O que pode ter dado errado?

Provavelmente não instalou o drive ou módulo nvidia no kernel novo.

Veja se consegue acessar o console e instale novamente o drive nvidia.

O problema é que atualizações de kernel no Linux podem frequentemente causar problemas com placas Nvidia, usar uma distro que atualiza o kernel com frequência como Fedora, Pop!_OS, Manjaro e etc podem causar muitas dores de cabeça.

Com uma GPU Nvidia o mais aconselhável é usar uma distro LTS como Ubuntu e Mint.

Continua com o mesmo problema. Instalei o pacote akmod-nvidia, assim como pede a documentação, porém caio na mesma tela preta no boot.

Entendo, isto é mesmo uma pena. Estava buscando uma distro que tivesse o GNOME 40+ e fosse um pouco mais estável, antes usava um Arch, que por sinal foi bem tranquilo de instalar. Por isso tentei fugir de base Ubuntu.

o que aparece

dnf list installed | grep nvidia

Eis o output (incluí o kernel pra se ter referência):

Outro detalhe, é que nem toda vez eu consigo dar boot no Fedora. Quando eu consigo (nessa vez em que eu consegui usar o terminal) ele mostra essa mensagem:

nvidia kernel module missing: falling back to nouveau

fedora-nvidia-guide

não sei os nomes dos pacotes.

mas veja se o link ajuda

ele fala que não encontra o módulo do kernel e muda para nouveau…

nvidia instala o modulo manualmente…

sempre que tem atualização pode ser necessário a reinstalação do nvidia…

pode usar o pacote dkms que faz isso automaticamente

@talesaraujo, não precisa mudar de distro, o Fedora é estável, e com os ajustes certos vai funcionar. Incompatibilidades com placas da NVIDIA são um problema antigo dos sistemas operacionais de base Linux, que permeia várias distros. Aliás, dependendo do hardware, uma distro que se atualiza em maior frequência, como o Fedora, é mais indicada que uma distro em versão LTS.

1 curtida

Não quando se trata de placa Nvidia, para placas Nvidia é recomendado usar distros LTS, ninguém precisa de uma distro mais atualizada a menos que tenha hardware bleeding edge de última geração.

Qual é o modelo exato da sua placa de vídeo Nvidia? É possível que esse problema tenha sido causado pela instalação de uma versão incorreta do driver.

Por sinal, reforço a colocação do colega @Sergio_H. Use a distro que preferir. Por sinal, o Fedora é um sistema bem sólido.

É interessante você ter tocado nesse ponto, porque nas vezes em que instalei o Ubuntu LTS em meu notebook com uma GT 740M, o sistema iniciou com uma tela preta porque instalou apenas uma parte do pacote proprietário da Nvidia, me obrigando a usar o modo texto para corrigir o problema (instalar o nvidia-settings). Um novato teria desistido da distro na hora.

Drivers da Nvidia sempre foram polêmicos no GNU/Linux, independentemente da distro, e ocasionam erros em múltiplos contextos, o que naturalmente também tem relação direta com cada hardware. Não faz sentido e não é legal ficar recomendando a outros usuários a troca de distro toda vez que ver um problema do tipo. É bem mais produtivo ajudar o usuário a solucionar o problema.

5 curtidas

Eu sei que é chato porém é uma possível solução, em um sistema rolling release a solução poderia ser temporária, e se atualiza os drivers e começa tudo de novo? E se uma atualização do kernel provoca algum outro problema? Eu recomendo distros LTS para que o usuário tenha o menor número de problemas possível.

É extremamente chato quando a sua máquina não funciona, quando meu Windows 10 deu pau minha máquina nem iniciava, qual foi a solução? Linux.

Eu jamais vou sugerir o uso de um SO que atualiza drivers e kernel frequentemente, eu vejo muitos usuários aqui tendo diversos problemas com Pop!_OS, Manjaro, Fedora, eu percebi que é um tanto incomum ter problemas com Ubuntu e Mint por conta da base Debian ser muito sólida.

Uma máquina que não funciona não serve de nada, se a máquina de lavar quebrar vc não pode lavar suas roupas, se o fogão quebrar vc não pode cozinhar, se o chuveiro quebrar vc não pode tomar um banho, o mesmo vale pra software, quando quebra dá um trabalho muito grande pra reparar, esses sistemas que se atualizam constantemente necessitam de uma manutenção maior, e precisam de uma intervenção maior do usuário, e tem quem indica esses sistemas para iniciantes.

A primeira coisa que eu gostaria de destacar é que atualizações do driver da Nvidia não são tão frequentes assim. Há pequenas correções mais frequentes - em todas as versões, inclusive naquelas usadas pelo Ubuntu -, mas grandes atualizações - mudanças de versão - geralmente demoram meses para ocorrer, justamente por conta do ciclo de lançamento da Nvidia.

Se eu fosse tomar meu notebook como referência, eu diria que o Ubuntu LTS é a pior distro para quem tem placa de vídeo Nvidia, já que ele deu boot com uma tela preta - mais de uma vez - por não conseguir sequer instalar o driver na formatação, além de apresentar inadequado gerenciamento de energia da placa em comparação com o Pop!_OS, que conta com um pacote específico para tal fim. Mas eu jamais diria isso, porque a minha experiência e a mera observação de problemas de outros usuários, em hardwares diversos e sem qualquer estatística, não são critérios para afirmar algo generalista assim. O Ubuntu LTS não deu certo comigo, mas pode ser excelente para outras pessoas.

Se o usuário está usando Fedora porque o escolheu por preferência, é mais produtivo tentar resolver o problema que ocorreu no Fedora (que, por sinal, não é rolling release) que forçar ele a mudar de distro. Eu mesmo não gosto do Fedora, mas respeito a escolha dele se ele quer usar o sistema. Para mim foi terrível, para ele pode ser ótimo após resolver esse problema do driver. :wink:

Por sinal, muitos problemas associados ao driver da Nvidia não estão relacionados a atualizações em si, mas ao fato do usuário instalar uma versão incorreta que não oferece suporte para a placa dele. E isso não é culpa de qualquer distro (embora seja favorável que esclareçam isso durante a instalação), mas sim apenas da Nvidia. Poderia ocorrer até mesmo no Windows.

5 curtidas

No Ubuntu é comum ocorrer esse problema de falha na instalação de driver Nvidia?

Então nesse caso foi ele que instalou o driver incorreto? Nesse caso foi erro por parte do usuário.

Então quer dizer que a sua experiência não conta? As pessoas geralmente nunca recomendam algo que não deu certo pra elas, por exemplo eu não recomendaria um notebook Positivo, pois eu tive um e era só problema, dava até tela azul.

Não tenho base comparativa para comentar sobre isso, mas, na minha opinião, não, não é comum. Provavelmente é algo relacionado à GT 740M do meu notebook, que não “foi com a cara” do Ubuntu. Ou algum outro detalhe do hardware dele.

Suspeito que sim, mas dependo da resposta dele para investigar. A imagem do terminal enviada por ele indica que a versão 510 está instalada.

Não sei exatamente quais versões do driver estão disponíveis no Fedora, mas, independentemente da distro - ocorre até no Debian, a depender da idade do hardware - o usuário pode acabar instalando uma versão que não suporta a placa dele (por exemplo, para as placas Kepler, o suporte parou na versão 470, e instalar qualquer versão acima resulta em tela preta).

Mesmo o Linux Mint oferece a versão mais atual (510) no gerenciador de drivers. E às vezes a pessoa seleciona sem saber que o suporte da placa dela foi encerrado. Drivers da Nvidia sempre geraram confusão no Linux.

Sim, a experiência conta! Mas eu não poderia generalizar algo com base nela. :slight_smile:

Tomando meu exemplo, meu notebook é só um indivíduo em um espaço amostral enorme, e eu não deixaria de recomendar o Ubuntu simplesmente por ter tido esses problemas.

5 curtidas

Não é sua percepção. Isso acontece de fato. Faço parte desse fórum desde o início de sua criação e te digo, eu nunca vi tantos problemas Linux relacionados quase q sempre a distros rolling release ou não direcionadas ao usuário doméstico.

Eu me lembro que uma vez no fórum do Manjaro um post informando que eles removeram os drivers da placas Nvidia antigas do repositório.

Placas Nvidia sempre foram problemáticas no Linux.

Entendi o seu ponto de vista.

2 curtidas

Software bleeding edge vem com um custo:

  • Curto período de testes
  • Maior manutenção
  • Maior intervenção do usuário
  • Maior suscetibilidade a bugs e quebras
  • Possíveis regressões pela falta de testes

Eu vejo diversos tópicos aqui no fórum relatando problemas com Manjaro e Fedora, porque será que essas distros em questão geram tantos problemas para os usuários?