Após atualização, Fedora não inicia

Quase todo dia quando pego meu café e abro o fórum é sempre um problema bobo no Manjaro ou Fedora rs.

Sim, eles fizeram isso. E chegaram a remover mesmo. Eu considerei, desde o começo, um erro grave, já que muita gente ainda usa placas mais antigas, e a Nvidia não é um exemplo de boa empresa que mantém o suporte por muito tempo. E o driver Nouveau não tem bom desempenho em boa parte das situações (porque é feito por engenharia reversa).

A prova que a decisão foi errada é o fato de terem voltado atrás depois da enorme repercussão negativa que isso gerou. Agora o Manjaro oferece suporte às versões 390, 470 e atual (510). Não sei quais versões o Fedora oferece.

Esse é outro ponto importante para destacar: mesmo em distros rolling release, você não precisa, necessariamente, usar a versão mais atual do driver se não quiser. Ao mesmo tempo, diversas distros LTS oferecem a versão mais atual, bem como as antigas.

1 curtida

Queria ver a solução do problema reportado por nosso colega, em vez de, mais uma vez, acusações ao Fedora e a outras distros e defesa apaixonada do Ubuntu.

6 curtidas

Concordo. De fato devemos nos concentrar em ajudar o usuário a resolver o problema. Perdoe nosso “desabafo”.

1 curtida

Quando usava fedora como host, era com driver nouveau.
O bom é que essa placa suporta reclocking e o desempenho ficava bom (940mx).
Nunca tive boa experiência com driver proprietário.

A equipe do Manjaro já vez uma série de más decisões, e a distro é cercada de controvérsias, eu questiono se dá pra realmente confiar neles.

Gerou repercussão pois como vc mencionou muitos tem hardware mais antigo, nem todo mundo tem hardware mais moderno, muito menos de última geração, hardware bleeding edge é caríssimo e pouco acessível.

Eu sugeri uma solução, tentar outra distro, no entanto cabe ao usuário decidir, e eu forneci fatos não acusações.

Já vi colegas proporem a instalação de outra distro como alternativa. Mas é praxe deste fórum que o pessoal mais experiente se debruce sobre o problema que é relatado buscando uma solução mais prática, que não exija nova instalação. É mais instrutivo, e provavelmente é mais produtivo para quem trouxe o problema.

Trocar de distro pode não ser solução de fato. O Fedora proporciona uma combinação muito apreciada de certa estabilidade com renovação de pacotes e recursos. Debian e Ubuntu LTS têm grande foco na estabilidade, mas o acesso a pacotes e recursos novos é bem limitado.

2 curtidas

Entendo o seu ponto, infelizmente eu só tenho um ano de Linux, não tenho tanta experiência, se caso o problema não seja resolvido ele pode tentar outra distro em último caso.

Enfim, com o driver nouveau ele sobe ou não?

1 curtida

O driver nouveau é o único que funciona. Ainda assim, consigo fazer a tela de login do GNOME aparecer, porém apenas se eu escolher manualmente na BIOS a entrada do Fedora. Se eu não fizer isso, nem com o nouveau dá certo, fica a mesma tela preta depois do GRUB.

1 curtida

Pessoal, gostaria de pedir desculpas pela demora na resposta, não tive tempo de mexer na instalação com mais calma, assim que possível tentarei executar os passos aqui sugeridos. Fico agradecido pela sugestão de todos.

1 curtida

Se nada resolver a última opção seria tentar outra distro.

O problema não é distro e usuário. O problema que o suporte nvidia é um fiasco para Linux e até WIndows.

Os caras colocam 100 pacotes diferentes para cada placa.

Até que param de dar suporte.

Infelizmente no Linux este cenário é pior.

Uma coisa q estamos esquecendo ou eu q acabei não vendo. Talvez a placa dele não tenha suporte atual com os drivers proprietários da nvidia.

Passei o link

Talvez possa ajudar a encontrar o drive.

Já tem muito tempo que não uso nvidia.

Eu acho furada.

Placa cara e com suporte fraco.

Até no próprio site da nvidia tem um buscador de drive.

A pessoa é obrigada a saber versão, tipo e etc… da placa para encontrar o drive

Comentei isso desde o começo, rs. Ele precisa dizer qual é o modelo da placa. E há uma chance considerável de isso ser a causa do problema.

Se esse for o caso ele terá que usar o nouveau msm.

Ou usar a versão apropriada do driver proprietário. Não uso Fedora e não sei ao certo, mas pelo que pesquisei ele parece oferecer múltiplas versões, desde a 340.

Essa questão dos drivers acaba sendo um problema que vejo com certa frequência. Diversas pessoas soltam um “install nvidia-driver” no terminal e acabam pegando a versão mais atual, sendo que a placa não suporta.

Agora que as placas Kepler, muito populares, perderam o suporte (só vão até o driver 470), essa confusão vai ser frequente.

2 curtidas

Perdão por não fornecer esses detalhes antes… essa é a configuração do PC: i5 10400 / GTX 1660

Eu acredito que essa seja uma placa “recente”, então pelo que li na documentação, o pacote akmod-nvidia deveria ser mais do que suficiente

1 curtida