Boa tarde! Gostaria de pedir a indicação de um aplicativo.
Eu estava copiando arquivos de um HD externo para um SSD Sata quando houve uma oscilação de energia. O PC não chegou a desligar, mas ficou congelado. Esperei por mais de uma hora, e ele não voltou ao normal, então desliguei diretamente no botão da CPU.
Quando reiniciei, o SSD não montava, apenas dava mensagens de erro. Como nele não tinha arquivos que eu precisava, eu formatei novamente com o gparted.
Gostaria de sabe se existe algum aplicativo que faça uma varredura nesse ssd em busca de trechos danificados, pois esse SSD vai ser usado para backup. (tive um pendrive que passou por algo parecido e ficou danificado).
Desde já eu agradeço a ajuda.
Aqui eu utilizo o Kde Neon.
O modo de funcionamento do SSD é diferente do HD, então não existe algo semelhante ao danificar blocos durante queda de energia. Pode sim haver problemas no sistema de arquivos que fique inconsistente devido a não executar completamente uma requisição de escrita.
Nos ssd há um firmware interno da unidade que faz esses cálculos de onde escrever em que hora, então fica até mesmo difícil localizar um “bloco” nos chips de memória.
O pendrive ou cartão de memória é bastante arcaico se comparado ao SSD. Nele sim há correlação entre os blocos e os chips de memória.
Uma falha durante uma queda de energia não deveria causar um defeito na unidade, a menos que haja um pico de tensão que acabe passando pela fonte e danificando algum componente interno. Mas se for isso, é loteria para algum componente ser queimado, seja periférico, na placa mãe ou placa pci-express. (Eu já tive uma falha bizarra na BIOS após uma queda de energia que deixou a inicialização em chinês!)
Mas se você está realmente encucado com isso você pode usar o teste smart
do seu disco para verificar se ele está bem de saúde. Existe o teste curto, de alguns minutos, e o teste longo, que demora poucas horas. Faça o teste longo e verifique o relatório da unidade. Essa é a melhor opção pois o teste já está incluído na firmware do seu disco:
O KDE também mostra a informação SMART dos discos no centro de informações. É só ir no menu → Sistema → Centro de informações. Infelizmente ele não tem opções para executar o teste por ali, então ou vc usa o gnome discos (como no link) ou manda executar o teste via terminal com o programa smartctl
. O resultado dá pra ver no centro de informações. Eu já mandei fazer uma vez o teste e vc pode ver na seta o resultado OK:
1 curtida
Opa! Muito obrigado pela ajuda e pela explicação, gnome discos eu já tenho aqui então vou fazer para tirar da cabeça.
Muito obrigado pela ajuda!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.