Como testar a saúde do seu HD - Diolinux
Se seu computador utiliza discos rígidos, você precisa saber como testar a saúde do seu HD, saiba como fazer isso de forma básica e avançada.
Fala @LucasLinzmeyerHeil !
Bacana o post.
Passando só para lembrar de você trocar a ordem das letras na primeira linha de comando, ficaram invertidas!
Ai você bem pensou… “era só pra ver quem estava prestando atenção na aula/post” hehe
#sucesso
Obrigado amigo!
Alterado no post!
Abraços!!
Bom post. Tem muita gente que ainda não sabe fazer isso no linux. Porque no Win tem uns programas bem simples para isso, como crystaldisk.
Só lembrando, quem quiser ou preferir, pode usar gsmartcontrol (que é uma interface gráfica para o smartmontools) via linha de comando. Ai é só instalar apenas o smartmontools e depois:
Ver informações gerais do hd/ssd: sudo smartctl -i /dev/sdx
Teste rápido, de apenas dois minutos: sudo smartctl -t short /dev/sdx
Teste longo, de uma hora de duração: sudo smartctl -t long /dev/sdx
Para ver o resultado dos teste “short” e “long” use o comando “sudo smartctl -l selftest /dev/sdx”. Se você usar o comando com o teste ainda em andamento, ele mostrará um resultado parcial.
Os resultados exibidos com os comandos acima, são os mesmos do gsmartcontrol. Como eu disse, ele é uma interface para o smartmontools.
Ótimo post! só uma duvida, eu li em algum lugar a muito tempo afirmando que “Linux” em si (não sei é o Kernel ou distros no geral) usam o HDD de forma mais eficiente e não fragmenta como no windows, isso teria relação do pq no Linux não tem tela azul? kk, se alguém poder confirmar isso eu agradeço.
A questão não é o Linux isoladamente, é preciso pensar na escolha e modo de uso e configuração do filesystem utilizado. Então varia um pouco. No geral os filessystem no linux tem avançado muito e muito e como estamos falando do sistema que compõe a maior massa de server em todo o mundo, otimizações constantes, deixam o conjunto Linux+ filesystem bem mais performáticos em features que o ntfs padrão do Win não tem, por exemplo.