Apesar da descrença geral, saiu o XLibre 25 beta

Gente… não tive nenhum problema, não tive que configurar uma linha…. nem parece que tô usando Arch + Wayland :rofl:

Só faltou uma coisa para ficar a experiencia super mega friendly, só faltou pacman integrar com a Gnome Software assim eu nem precisaria abrir o terminal.

Não queira isso, você terá mais problemas do que imagina kkk

2 curtidas

Exatamente, você tem o direito de escolher o que usar, o que apoiar. Por que desenvolvedores / empresas não teriam direito de escolher para qual projeto contribuir ou parar de contribuir? Estas pessoas não estão aí para nos servirem, não é assim que as coisas funcionam.

4 curtidas

Os principais problemas do X11 no Wayland são replicados pelo hyprland e sway mas mais mitigados:

Você tem um servidor gráfico central, e programas comunicando diretamente com ele através de APIs não protegidas, nenhum dos patches do XLibre resolvem isso e é fácil saber: programas X11 rodam neles sem modificação? Se sim ainda é vulnerável

Muito legal essa sua explicação, principalmente pra quem não é desenvolvedor, como eu, que sou musico e fico “testando” essas distros, que melhor se enquadram nos estudios da via…!! Grande abraço !!!

Vi, e vivi! … Bom, pelo menos, até agora. – Amanhã, Deus é quem sabe.

$ pacman -Qi xlibre-xserver
Name            : xlibre-xserver
Version         : 25.0.0.23-1
Description     : XLibre fork of X.Org X server
Architecture    : x86_64
URL             : https://github.com/X11Libre/xserver
Licenses        : LicenseRef-Adobe-Display-PostScript  BSD-3-Clause  LicenseRef-DEC-3-Clause  HPND  LicenseRef-HPND-sell-MIT-disclaimer-xserver
                  HPND-sell-variant  ICU  ISC  MIT  MIT-open-group  NTP  SGI-B-2.0  SMLNJ  X11  X11-distribute-modifications-variant
Groups          : xlibre
Provides        : xorg-server  X-ABI-VIDEODRV_VERSION=28.0  X-ABI-XINPUT_VERSION=26.0  X-ABI-EXTENSION_VERSION=11.0  x-server  x11win-server
Depends On      : xlibre-xserver-common=25.0.0.23  xlibre-input-libinput  libepoxy  libxfont2  pixman  libunwind  dbus  libgl  nettle  libxdmcp  sh
                  glibc  libxau  libtirpc  libbsd  libpciaccess  libdrm  libxshmfence  libxcvt
Optional Deps   : None
Required By     : sddm  xlibre-input-libinput  xlibre-input-vmmouse  xlibre-input-wacom  xlibre-video-amdgpu  xlibre-video-ati  xlibre-video-dummy
                  xlibre-video-fbdev  xlibre-video-intel  xlibre-video-nouveau  xlibre-video-qxl  xlibre-video-sisusb  xlibre-video-vesa
                  xlibre-video-voodoo
Optional For    : None
Conflicts With  : xorg-server  nvidia-utils<=331.20  glamor-egl  xf86-video-modesetting
Replaces        : glamor-egl  xf86-video-modesetting
Installed Size  : 4.05 MiB
Packager        : artist <artist@artixlinux.org>
Build Date      : Mon 25 May 2026 12:15:40
Install Date    : Sun 31 May 2026 12:56:05
Install Reason  : Explicitly installed
Install Script  : Yes
Validated By    : Signature

$ echo $XDG_SESSION_TYPE
x11

A única garantia, nessa vida, é a morte – das pessoas, animais, vegetais, instituições, softwares, empresas, reinos, impérios, repúblicas, espécies vivas etc. – Mas até agora, o Artix com OpenRC e XLibre, instalado em 2026-04-07, continua me surpreendendo pela “leveza de ser” e agilidade.

Nunca imaginei que alguma distro fosse capaz de superar o Arch! – O Artix fez isso, e continua fazendo.

Você está falando do Neymar…? :grin:

2 curtidas

Esse bug aí é do Gnome, especificamente com teclados abnt (não me pergunte o motivo hehe). Eu lembro que na era pré-Wayland eu sempre tinha raiva do Gnome com esse delay pra apertar os botões, mas tinha um jeito de arrumar isso daí editando um arquivo.

EDIT: Achei aqui como faz

After some digging i found out the culprit is the ScrollLock key and that can be fixed by editing the layout file, which in my case is found at /usr/share/X11/xkb/symbols/br. The only modification i did was to remove or comment the line: modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }; After that, set the language and layout back to Portugues (Brasil) and the problem was gone!"

Eu sei que esse tópico é antigo mas preciso falar (minha liberdade de expressão deixa isso, por lei). Se odeia Xorg/Xlibre e acha que o Wayland é o futuro, por favor, NUNCA use xwayland, ok?

1 curtida

Usando o Xlibre no Artix com LXDE. Tearing não existe mais, por enquanto só vi vantagens.

2 curtidas

Non sequitur, a pessoa pode odiar Xorg/Xlibre justamente por depender e XWayland

2 curtidas

E a pessoa não pode odiar o SystemD nem Wayland, senão é expulsa do fórum kkkkkk

1 curtida

Sim, o problema de tearing foi corrigido faz tempo no Xlibre, n sei pq ainda tem gente que fala q isso existe. To testando Artix com Open-RC, SonicDE e Xlibre.

2 curtidas