Bora usar Arch com Hyperland e formar o squad da madrugada detonar no terraria!
bora pro mundo gamer mano!
Fui ver uns benchmarks… maior vovô gamer…
Bora usar Arch com Hyperland e formar o squad da madrugada detonar no terraria!
bora pro mundo gamer mano!
Fui ver uns benchmarks… maior vovô gamer…
Jogos vai depender das empresas.
Nvidia parece que começou a olhar pro Linux via wayland.
pow, mano…
Comecei a assisti e num tendi nada… Parece o Pato Donald em baixa rotação.
Dá um spoiler aí: – O que há pra entender, se assistir até o final? – Sabendo, talvez eu consiga assistir e entender, ha ha.
Ah ele roda uns testes de desempenho comparando o Xorg vs Wayland. Eu também não entendo o que ele fala não, coloquei a legenda para traduzir automaticamente. ![]()
Eu gostei porque que apresenta alguns números, e faz diferente testes com outras ferramentas. Os outros que vi foi apenas de pessoas mostrando jogos e FPS.
Fiz o teste também no MX Linux 25.1, para ver se o Wayland tinha apresentado algum progresso para restabelecer as capacidades do KWin.
Nada mudou.
A única coisa q acho é nós termos a chance de escolher o que quiser usar… Ditar o que deve ser usado, é filosofia do Windows, por isso sai dele!
Fui jogar CS 1.6 (Sim 1.6) no Wayland.
A pouco tempo não renderizava o quadro da janela (em modo janela xD).
Hoje renderiza legal, e sem a oscilação e o input lag do X.
Se um jogo desse melhorou no Wayland, quem sou eu pra questionar a evolução do Wayland perante o X.
Em suma:
Arch com gnome, e Nvidia 580 legado.
Acredito que eu não volto pro X tão cedo. Até uns aplicativos em eletron melhoraram em menos de um ano com a porcaria da Nvidia legacy.
Sim, o legal é termos mais opções de escolha. Mas é sempre importante destacar que os recursos de pessoal e financiamento para desenvolvimento são limitados, especialmente em projetos open source. Muitas vezes chega em um ponto em que não é interessante - ou viável - manter código legado.
O mesmo por aqui. A experiência de jogar no Wayland, ou mesmo de usar o sistema sem problemas como tearing, é muito melhor para mim. O Freesync também funciona que é uma beleza.
Já abandonei o X11 há anos, desde que troquei minha placa de vídeo Nvidia por uma AMD (na época o suporte da Nvidia ao Wayland estava bem limitado ainda). Agora mesmo para hardware da Nvidia o Wayland já ficou bem legal.
Em situações assim, é sempre importante verificar a data do teste. Os dados são de abril de 2022. Ou seja, quase 4 anos atrás. Esse teste não teria muita validade para o cenário atual, pois muita coisa mudou de lá para cá.
Só não sei como ficará configurações de placa de video no wayland.
Não sei se será direto no kernel ou terá algum aplicativo.
A tendência é melhorar.
Apesar de nvidia está mais focada em IA. Eles agora estão olhando para o Linux também como nunca olharam.
Temos que ver como ficará suporte para pcs antigos.
Dependendo do resultado o xlibre será uma solução.
Wayland tem tantos problemas ainda para consertar, são tantos que eu fico até pensando que se realmente ele vai ser melhor que o X.
Até o ano passado estava horrível usar Wayland.
Programas usando QT ficam toscos no Wayland, as janelas perdem as sombras, os botões de controle ficam horríveis. A solução foi usar o X para renderizar as janelas no Wayland, e acabei por optar voltar ao X completamente.
Eu sei que o Wayland em breve será o padrão, mas infelizmente ele não está preparado mesmo já sendo um software velho.
Bem, alegaram que o Xlibre tem os mesmo problemas do X11, sendo que este tem todas atualizações (que foram negadas pela RedHat) e benefícios que o Wayland proporciona (incluindo a tal segurança que o Wayland tem). E outra, se for levar por causa do “hah, é um software velho”, então o kernel Linux deveria estar em extinção, n é mesmo? Mas ele está ai, evoluindo cd dia q se passa…
A equipe do Diolinux gosta do Wayland e defede ele como alternativa futura… Mas talvez, as vezes, as pessoas erram, pq somos humanos, só n se esqueça disso!
Em termos de segurança, não me parece que isso seja possível (não completamente). O XLibre de fato moderniza e conserta falhas do X11, o que é ótimo, mas ele herda a arquitetura permissiva do X11, que é diferente da arquitetura focada em isolamento do Wayland. Ou seja, há diferenças conceituais na maneira em que foram criados: Looking at the security of Plasma/Wayland – Martin's Blog
Uma coisa que entendi ao longo dos anos que acompanho/utilizo software livre é que quem faz o código dita as regras. É bem simples.
É comum ver comentários do tipo …Porque o < coloque aqui o nome do projeto que quiser > fez esse mudança? Faria mais sentido eles terem feito aquela outra mudança…
Quem está tocando o projeto no dia a dia vai tomando as decisões que acredita que deve e para quem apenas utiliza os projetos, sobra bem pouco além de tentar dialogar ou criar um fork e começar a implementar as coisas da forma que acha correto.
Existe um discurso recorrente de que a comunidade deveria decidir os rumos. Mas analisando friamente, realmente parece justo que um monte de gente que não colabora diretamente (onde eu estou incluído) - dite como as pessoas que estão dedicando seu tempo de vida para produzir algo que é distribuído gratuitamente deva ser feito?
Se você tiver paciência de pesquisar em Diocasts de 3 anos atrás, vai me encontrar mais de uma vez dizendo que o Wayland ainda não estava pronto e que eu preferia usar Xorg.
Por volta de 2 anos comecei a usar Wayland com mais frequência e assim que a Nvidia começou a se movimentar e corrigir o driver dela, o uso do Wayland ficou totalmente satisfatório no meu uso diário.
O Wayland não é perfeito, o Xorg não é perfeito.
Para as interfaces gráficas, manter duas versões do código é um esforço que nem sempre é viável. Uma forma de ajudar a resolver isso é todo mundo que ainda quer usar Xorg ou qualquer outra tecnologia que esteja começando a cair em desuso, começarem a fazer doações do valor que lhe for possível para os projetos, assim talvez eles consigam a verba para manter o código legado por mais tempo.
A postura da equipe é sempre relatar a nossa experiência e convidar as pessoas a testarem, para que elas tirem suas próprias conclusões. E isso, não vai mudar.
No fórum oficial da Nvidia já foi dito que no Wayland cada compositor pode ter recursos específicos, então, um programa centralizado como o Nvidia Settings é praticamente inútil para qualquer coisa que não seja relacionada com a GPU diretamente.
O cenário mais provável é que algumas opções que existem no Nvidia Settings no Xorg, deverão ser implementadas pelas próprias interfaces gráficas.
O Wayland em si é bem flexível em relação a GPUs, o problema são os drivers. O que leva a situação para o colo das fabricantes e sabemos que isso geralmente deixa as coisas bem lentas.
Mas, este recurso é parte do Wayland ou o desenvolvedores do Plasma que precisam fazer essa nova implementação?
Este é um resumo bem preciso da situação e de porque o Wayland (que em algum momento foi o X12) começou a ser desenvolvido.
Sobre afirmações de controle e boicote por parte de qualquer empresa como RedHat, etc. Já vimos centenas de exemplos ao longo dos anos sobre como egos podem ser nocivos em projetos comunitários.
Essa história toda do Xorg/Wayland/XLibre é bem complexa, a impressão que eu tenho é que rolou muita coisa em bastidores que jamais saberemos. Mas, os forks existem exatamente para isso.
O Xlibre parece realmente estar se esforçando para levar o Xorg a um novo patamar, e sinceramente desejo todo sucesso ao projeto. Se algum dia a interface gráfica que eu estiver usando fazer dele o padrão e meu fluxo de trabalho funcionar nele, irei usar com certeza.
Vejo o computador e o software que uso nele como ferramentas para um fim, e sou bem tranquilo em trocar de ferramentas quando for a hora.
Uma vez que não sou um desenvolvedor ativo de nenhum projeto, entendo que minha voz tem peso zero sobre a tomada de decisão de quem realmente está criando o código.
![]()
Depois de ver alguns benchmarks resolvi fazer uma instalação do Arch + Gnome, esses dois fazia anos que eu não usava. Me surpreendi, o instalador o Arch está muito bom… Sobre o Wayland não tive nenhum problema está tudo funcionando perfeitamente. Até o Bitwarden que me dava problemas funcionou uma beleza. E os jogos realmente ficaram mais fluidos.
creio que o desenvolvimento do wayland está a mil, com gente e recursos que permitem um desenvolvimento ultra-rápido. pra mim tá ótimo, que uso para internet e trabalho no libreoffice, além de uns vídeos no youtube.
Só que não é a opinião da equipe do Diolinux e sim um podcast com fatos apontados pelo Georges Stavracas, um dos desenvolvedores do Gnome.
O Raul do Diolinux Labs discorda da sua afirmação. Ele trocou o Fedora pelo Zorin pq no Fedora está com o Gnome sem X11.