Primeiramente desculpem, sou novo no linux e já joguei um ubuntu LTS sem nem mesmo pesquisar sobre antes…Sigo usando ele e até então nenhum problema(Ou tem problema e eu não sei identificar ainda, por ser novo em linux)
Então, o motivo desse tópico aqui é:
Vocês acham que é melhor começar em alguma distro mais avançada como o Arch e aprender apanhando como alguns recomendam.
Ou.
Vocês acham melhor o light tipo ZorinOS/Mint?
Eu to disposto a aprender na pressão, assim como aprendi a andar de carro com o coroa
Mas por onde começar? Fora que tenho aquele medo que eu acho que todo mundo que tá ou esteve no meu sapato deve ter tido… “E se eu destruir a bagaça toda por não saber fazer o que estou fazendo 100%?”
Nesse caso, é possivel eu fazer tanta besteira ao ponto de inutilizar meu Equipamento? Alguma forma segura de aprender sem esse risco?
se você deseja aprender na pressão, qualquer uma serve. desde que queira fazer m… para aprender, vai encontrar o que procura. mas não se engane: se vai “aprender na pressão” no arch, seu aprendizado serve só para ele. se o fizer no debian, idem. o importante e meter a cara e descobrir as novidades escondidas.
Eu to bem habituado em PC, só não sei se manjo bem de terminal, mas sempre tive cabeça pra Computador, mas gostaria de ter dado o salto pra linux antes, o que eu sabia de windows eu ainda achava pouco… Eu só não sei se tenho cabeça pra ficar saltando de distro que nem o pessoal…Parece até droga, e pelo visto é pq o povo vicia kkkkkkkk
basta abrir um terminal que saberá imediatamente se tem jeito para ele ou não. kkkkkk mas vá por mim, é tudo questão de costume. eu, por exemplo, só uso o terminal para administração do pinguim, costume de muitos anos. mas cada um é cada um.
Dê uma olhada no tópico “Ferramentas do Terminal” – e divirta-se com mais de 100 comandos e aplicativos.
Mas lembre que ninguém precisa ficar usando comandos no Terminal! – Com o Linux Mint, com algum dos “buntus”, ou com outras distros igualmente “amigáveis ao iniciante”, você só vai usar o Terminal se quiser.
Usar uma distro “amigável” não impede que você aprenda. – Apenas, facilita você aprender – sem precisar apanhar.
Para quem quer aprender, conhecer a fundo, ver até onde pode ou não pode ir. Qualquer distribuição Linux serve. Desde um Ubuntu ou Debian, até um Arch, Cachy ou AntiX. Mas para isso ser uma experiência o mais palpável possível, use uma maquina virtual. Seja o Virtual Box, VMWare Player ou Gnome Boxes. Assim poderá mexer no sistema sem culpa, sem receio, sem nada que possa tornar sua experiência tão ruim que não possa piorar. Rsrsrs.
Brincadeiras à parte… essa sugestão que lhe dou, mesmo com o tópico marcado como resolvido, é uma excelente forma de você aprender com erros e acertos. A distro, no caso, vai ser um detalhe a parte. E na “VM” tem a vantagem de você poder estudar em distros diferentes no mesmo equipamento.
Atualmente, em termos de desempenho, eu tenho achado o VMWare Player melhor pra usar um sistema dentro de outrom, pois com ela você consegue extrair um desempenho mais fluído do sistema instalado. Mas todas as que citei vão servir, minimamente bem.
No meu modo de ver as coisas, essa é a melhor maneira de aprender sem ser direitamente no seu sistema atual.
Bem, tem coisa que é intuitiva, mas tem muita coisa que têm diferenças fundamentais entre Windows e Linux. Recomendo ao mínimo pegar algumas aulas pra saber como o sistema de boot funciona, como é a filosofia do sistema operacional, a organização dos programas no sistema e principalmente permissões de arquivos. Enquanto está “apanhando”, vale fazer umas aulas. Aposto que tudo vai fazer muito mais sentido:
Qualquer aula é bem vinda, eu to no linux pois estou aprendendo coisas que, o proprio pessoal da area, recomenda fazer com linux e não windows, então com certeza vou dar uma olhada, Obrigado irmão
acho que vc deve aprender duas ferramentas básicas, para se virar quando preciso (e será preciso) :
a) aprenda o básico do terminal. vc não sabe quando precisará. e aí salva o barco.
b) aprenda a usar linux num pendrive, como live cd, acessando o hd de sua distro, vendo como funciona. vc nunca sabe quando precisará.
toda vez que estiver em dúvida se um determinado aprendizado será necessário, ou não, use o protocolo “e se”:
Boa tarde, pessoal! Sinceramente, acredito que usuário que quer aprender Linux hoje em dia nem apanha! Eu comecei a aprender em uma época em que só tinha Slackware, Debian, FreeBSD e BeOS. Nessa época todos levavam surras inimagináveis para fazerem as coisas funcionarem o mínimo possível! Não sou nenhum expert ou hacker, mas convenhamos que hoje em dia com a internet do jeito que está e os forums bombando ativamente nas comunidades fica tudo mais fácil! Um grande abraço.
Eu sempre ouvi de linux, e era sempre “é dificil” ou “Tava arrancando os cabelos”
Eu tava com essa mentalidade até ontem, quando instalei o Pop!_OS e tive que corrigir um problema de interferencia com a bios, com dados de um forum gringo que achei…
Mesmo sendo um problema basico, se for dificil eu posso buscar ajuda por aqui mesmo, mas de resto eu só vou aprender com a mão na massa.
Já não to com essa mentalidade, mas como é algo novo, eu tinha essa impressão, esse receio, mas creio que me adaptei bem!
O que resta são apenas as diversas duvidas que apareceram e que vão aparecer, mas to animado com o linux, achei que não ia nem pular distro e ja pulei do ubuntu pro Pop!
Nada na vida é imutável! Somos eternos neófitos buscando absorver conhecimento nas áreas em que somos ignorantes! Tudo começa com querer iniciar a mudança de paradigma e seguir em frente não importando quantos e quais obstáculos aconteçam!