Gente, sei que a palavra “computador” engloba vários tipos de dispositivos, mas quando eu usar essa palavra aqui, entendam que eu me refiro apenas a notebooks e desktops, excluindo celulares.
Observem duas situações que eu passei.
-
Fiz uma conta num banco digital (C6 Bank para ser preciso) e aparentemente é impossível fazer isso pelo computador, só através do smartphone. Sei que é pedido uma foto de um documento de identificação e uma fotografia do seu rosto, mas tenho scanner em casa (de forma que a qualidade da digitalização do documento seria superior ao resultado obtido por qualquer celular) e meu notebook é equipado com webcam, o processo seria possível de ser feito por um computador.
-
Precisei agendar a renovação de um documento do meu pai e tive alguns problemas que me forçaram a ligar para o órgão para tirar algumas dúvidas. Quando a atendente falou do agendamento, ela apenas comentou do aplicativo, não mencionou nenhum momento o site, por onde também é possível realizar o agendamento. Com todas as dúvidas tiradas, fiz o agendamento pelo notebook (i.e., pelo site) porque assim era mais cômodo pra mim.
Sei que “todo mundo” tem smartphones hoje em dia e eles praticamente já são parte do nosso corpo há pelo menos uma década. Não me entendam errado, não sou contra que as coisas sejam feitas pelo smartphone, eu apoio isso! Meu problema é com o fato de que somente eles são levados em consideração, como aconteceu simbolicamente no caso do agendamento no órgão público ou de fato como foi na abertura da conta no banco digital citado.
Essa tendência me incomoda um pouco, especialmente como uma pessoa que sempre está uns passos atrás no que diz respeito a tecnologia. Muitos aplicativos de cadastro ou agendamento ainda assumem que seu smartphone tem uma câmera frontal. Felizmente, o celular que comprei há pouco, embora relativamente básico, possui uma série de tecnologias que me permitirão viver tranquilo pelos próximos 5 anos, pelo menos é isso o que eu creio…
Certamente estou tendo uma reação exagerada (overreacting), mas essa tendência do “apagamento” dos computadores me deixa um pouco incomodado.