Ao instalar qualquer versão do linux na minha máquina ele fica com processamento no talo

A minha máquina usa um pentium g5420 gold e o problema tem haver com o kernel. Ele fica gravando no ssd ou hd arquivos temporários até encher totalmente, além do processamento extremamente elevado. Tentei todas as distros, inclusive Fedora Core.
Alguém tem alguma solução?

Bom dia!

Por favor, passe-nos mais dados, seguindo as dicas do tópico
Como fornecer boas informações

Aliás, como você concluiu que a culpa é do kernel?

Do kernel porque usei o manjaro e instalei todos os kerneis que estavam disponíveis e davam o mesmo problema. Instala normalmente, mas após a primeira atualização, o problema começa. O linux era o meu sistema operacional e agora estou sendo obrigado a usar o ruwindows.

No mx-linux por exemplo, esse problema iniciava no boot com o pendrive e nem precisava atualizar para iniciar a geração de arquivos temporários e ter processamento extremante alto.

O problema é que não consigo permanecer com o linux instalado. Posso dar esses comando através de uma pendrive bootável rodando o sistema?

Pode sim, verifica se o inxi está instalado. Caso não, na maioria das distros live dá pra instalar, com sudo apt install inxi, por exemplo, pras distros baseadas em debian/ubuntu

1 curtida

Como foi pedido, estão aqui os dados da minha máquina rodando o mx linux em um pendrive. O interessante é que assim ele roda sem problemas, mas se instalar, não presta e eu já usei essa distro no ano passado.
Seguem os dados:

inxi -F --filter

System:    Kernel: 5.16.0-5mx-amd64 x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.16.0 
           Distro: MX-21.1_ahs_x64 Wildflower April 9  2022 
Machine:   Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME H310M-E R2.0/BR v: Rev X.0x serial: <filter> 
           UEFI: American Megatrends v: 0203 date: 03/12/2019 
CPU:       Info: Dual Core model: Intel Pentium Gold G5420 bits: 64 type: MT MCP cache: 
           L2: 4 MiB 
           Speed: 800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 800 3: 800 4: 800 
Graphics:  Device-1: Intel CoffeeLake-S GT1 [UHD Graphics 610] driver: i915 v: kernel 
           Device-2: Microdia Integrated Camera type: USB driver: uvcvideo 
           Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa 
           resolution: 1440x900~60Hz 
           OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 610 (CFL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.5 
Audio:     Device-1: Intel 200 Series PCH HD Audio driver: snd_hda_intel 
           Sound Server-1: ALSA v: k5.16.0-5mx-amd64 running: yes 
           Sound Server-2: PulseAudio v: 14.2 running: yes 
Network:   Device-1: Realtek RTL8188EE Wireless Network Adapter driver: rtl8188ee 
           IF: wlan0 state: up mac: <filter> 
           Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: r8169 
           IF: eth0 state: down mac: <filter> 
Drives:    Local Storage: total: 1.13 TiB used: 1.83 GiB (0.2%) 
           ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB 
           ID-2: /dev/sdb vendor: Seagate model: ST1000LM024 HN-M101MBB size: 931.51 GiB 
           ID-3: /dev/sdc type: USB vendor: Kingston model: DT 101 G2 size: 3.66 GiB 
Swap:      Alert: No swap data was found. 
Sensors:   System Temperatures: cpu: 29.8 C mobo: 27.8 C 
           Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:      Processes: 214 Uptime: 17m Memory: 11.55 GiB used: 2.76 GiB (23.9%) Shell: Bash 
           inxi: 3.3.06 
demo@mx1:~
$ ^C

1 curtida

Vc ainda tem algum desses logs? Dá uma olhada e veja se algo se repete, aí coloca aqui. Ou simplesmente pega o mais recente e joga em pastebin.com e posta o link com ele pro pessoal ver

Neste momento estou usando o Mx-linux sem problemas, mas se instalar é perda total de tempo. Se ninguém aqui tiver uma solução, terei que comprar outra máquina e antes testar para saber se não vai dar o mesmo pau.

Qual log, não entendi

O sistema instalado não entope teu disco? Esses temporários, provavelmente, são logs do sistema acusando algum erro, é esse que precisamos descobrir. Ou melhor, que temporários ele cria?

E qual é o comando para acessar esse log? Até agora, mesmo no pendrive está indicando que usou 6% do hd.

Tinha que ser da instalação que deu problema - se vc formatou o disco dps, não adianta; tem um app pra verificar as pastas mais cheias, o analisador de disco (vulgo baobab), aí é pesquisar o que tem nelas

Esses arquivos temporários também são criados duante o uso através do pendrive, mas hoje não está ocorrendo. Como o hd está em 6% de uso, pode ser que haja algo gravado.

1 curtida

Sim, mas eles serem criados é normal. O que não é normal é eles serem criados continuamente. Por isso que se trata de investigar o que são. Até pq ao rodar pelo pendrive, o sistema não salva nada no HD, fica tudo no próprio pendrive. A pesquisa precisa ser feita com a distro instalada

Nesse caso será difícil porque já reconfigurei tudo para ruin_dows e não quero mais mecher. A não ser que se eu tivesse um hd ou ssd apenas para usá-lo nesse teste e nesse momento não tenho, pois os que tenho já estão bem configurados para o tal ruin_dows do bil malandro gates. Assim que eu tiver um ssd na mão, vou fazer o teste. Nunca vi algo semelhante e uso linux desde 2005. Como já falei, usei até o fedora como última esperança, mas a mula não vai nem com reza brava. Valeu pela força aí mano.

1 curtida

Bom dia. Na semana passada dei boot no pendrive com o mx linux e como sempre, além do processamento alto, também estava consumindo muita memória ram, ao ponto de travar a máquina. Daí tentei instalar em um pendrive com 16gb e não foi.
A última versão do Ubuntu não roda no pendrive, diz que devo alterar algo na bios, mas já consegui fazer rodar antes, mas depois de instalado e atualizado, além dos arquivos temporários usa muito processamento. Ainda que seja possível descobrir a falha, nessa máquina que tenho atualmente, nunca será possível instalar linux.
Quando eu tiver um ssd disponível, farei os testes novamente e vou postar aqui que tipo de arquivos são esses. Considerando que o processamento também é um problema sério, ao ponto de não ser possível o uso. Como falei, no Manjaro, usei todos os kernels que estavam disponíveis e deu certo em apenas um deles, mas após o boot vou voltou a falhar.
No ubuntu 22 cheguei a trocar o kernel e deu os mesmos problemas. Lamentável isso não é? E quando eu for comprar outra máquina, terei que testar o linux nela antes da compra porque poderá ocorrer as mesmas falhas né?

1 curtida

Isso é muito estranho, vale uma investigação pra entender. Nunca vi nada parecido, será que é alguma incompatibilidade absurda com algum hardware que você tenha ?

Bom dia.
Meu hardware é novo, postei aqui toda a configuração da minha máquina. O windows roda maravilhosamente bem, mas o linux fica dessa forma. Dei até um reset na bios com uma moeda de 10 centavos para eliminar qualquer falha, mas nem assim essa M&RDA vai. E ainda testei com as configurações exigidas pela microsoft para rodar o windows 11 e nada. Tanto o Suse quanto o Fedora tiveram os mesmos problemas. Até pensei em comprar um outro ssd só para fazer uma instalação pura, ou seja, sem dual boot, mas não dá porque a M&RDA não vai nem com reza brava!!!

1 curtida