Ao instalar qualquer versão do linux na minha máquina ele fica com processamento no talo

olha no gerenciador de tarefas (monitor do sistema ou qualquer aplicativo do tipo) e olha que processo que tá fazendo isso, ou se tem vários…

Fiz isso várias vezes e apareceu nada anormal.

Bom dia. Resolvi criar uma partição no meu hd e instalei o Linux mint porque vi um post no Viva o Linux, que já foi encerrado. Lá dizia para instalar o pacote busybox-syslogd para resolver o problema. Fiz exatamente como informado e deu certo no iníco. Pouco tempo depois ele ficou com gargalo de processamento, ou seja, sem nada rodando o processamento varia de 40% a 94% o tempo todo. Como posso resolver isso? Não grava mais arquivos aleatórios enchendo o hd e não aloca mais memória RAM até travar. O link do fórum é esse:
Instalar Linux UEFI - Asus Prime H410M-K [RESOLVIDO] [PC Configuration]Instalar Linux UEFI - Asus Prime H410M-K [RESOLVIDO]

Aqui a configuração atual do Linux Mint que está rodando agora no meu pc.

inxi -F --filter
System:
  Kernel: 5.15.0-41-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Cinnamon 5.2.7 
  Distro: Linux Mint 20.3 Una 
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME H310M-E R2.0/BR v: Rev X.0x 
  serial: <filter> UEFI: American Megatrends v: 0203 date: 03/12/2019 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Pentium Gold G5420 bits: 64 type: MT MCP 
  L2 cache: 4096 KiB 
  Speed: 3800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 3800 2: 3800 
  3: 3800 4: 3800 
Graphics:
  Device-1: Intel driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1920x1080~50Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 610 (CFL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.6 
Audio:
  Device-1: Intel 200 Series PCH HD Audio driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.15.0-41-generic 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8188EE Wireless Network Adapter driver: rtl8188ee 
  IF: wlp2s0 state: up mac: <filter> 
  Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 
  IF: enp3s0 state: down mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 1.13 TiB used: 151.39 GiB (13.1%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST1000LM024 HN-M101MBB 
  size: 931.51 GiB 
  ID-2: /dev/sdb vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 283.20 GiB used: 151.35 GiB (53.4%) fs: btrfs dev: /dev/sda2 
  ID-2: /home size: 283.20 GiB used: 151.35 GiB (53.4%) fs: btrfs 
  dev: /dev/sda2 
  ID-3: swap-1 size: 10.74 GiB used: 0 KiB (0.0%) fs: swap dev: /dev/sda3 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 63.0 C mobo: 27.8 C 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 233 Uptime: 27m Memory: 11.54 GiB used: 1.76 GiB (15.3%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38

Percebi pelo menos 2 diferenças entre…

MX Linux XFCE:

System:    Kernel: 5.16.0-5mx-amd64 x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.16.0
           Distro: MX-21.1_ahs_x64 Wildflower April 9  2022
Machine:   Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME H310M-E R2.0/BR v: Rev X.0x serial: <filter>
           UEFI: American Megatrends v: 0203 date: 03/12/2019
CPU:       Info: Dual Core model: Intel Pentium Gold G5420 bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 4 MiB
           Speed: 800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 800 3: 800 4: 800
Graphics:  Device-1: Intel CoffeeLake-S GT1 [UHD Graphics 610] driver: i915 v: kernel
           Device-2: Microdia Integrated Camera type: USB driver: uvcvideo
           Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa
           resolution: 1440x900~60Hz
           OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 610 (CFL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.5

Mint Cinnamon:

System:
           Kernel: 5.15.0-41-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Cinnamon 5.2.7 Distro: Linux Mint 20.3 Una
Machine:   Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME H310M-E R2.0/BR v: Rev X.0x serial: <filter>
           UEFI: American Megatrends v: 0203 date: 03/12/2019
CPU:       Topology: Dual Core model: Intel Pentium Gold G5420 bits: 64 type: MT MCP L2 cache: 4096 KiB
           Speed: 3800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 3800 2: 3800 3: 3800 4: 3800
Graphics:  Device-1: Intel driver: i915 v: kernel
           Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa
           resolution: 1920x1080~50Hz
           OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 610 (CFL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.6

A primeira diferença, é que, no seu MX Linux, o “Turbo” fica “de reserva” – para ser usado só em caso de necessidade:

Speed: 800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 800 3: 800 4: 800

(No meu PC, este é o comportamento-padrão do openSUSE, Arch, Debian, Fedora, KDE Neon, PCLinuxOS, Mageia, Void, Manjaro e MX Linux – todos com KDE).

Enquanto no Mint Cinnamon, seu “Turbo” está sendo usado ao máximo, desde o início:

Speed: 3800 MHz min/max: 800/3800 MHz Core speeds (MHz): 1: 3800 2: 3800 3: 3800 4: 3800

(No meu PC, só o Slackware e o Redcore apresentam esse comportamento).

O que eu fiz, foi desabilitar o “Intel Turbo Boost” no UEFI Bios setup – pois não jogo, nem faço compilações (exceto, às vezes, no Redcore, mas são poucas, e duram pouco tempo):

Agora, o Redcore e o Slackware começam em 2.900 MHz – não mais em 3.900 ou 4.100 MHz – enquanto as outras continuam usando de 800 MHz em repouso, e só vão a 2.900 MHz quando alguma tarefa exige, durante frações de segundos.

Parece que eu “abri mão” de grande parte do “desempenho” do hardware – afinal, paguei para ter “até 4.100 MHz” – mas a verdade é que nem sei para quê, fui comprar um hardware com essa capacidade, já que não preciso disso, e durante 2 anos 6 meses não usei isso.

… e quando o Redcore começou a usar o Turbo, me apavorei com o uivo desesperado da ventoinha do cooler – um cooler-padrão, modesto, pois nunca implantei esquemas de super-arrefecimento.

Não sei se isso tem a ver com o Kernel. – Poderíamos imaginar que o MX Linux compila seu Kernel de um jeito, enquanto o Mint (ou a Canonical / Ubuntu?) compila de outro jeito?

No entanto, nas minhas 12 distros, apenas 2 apresentam esse comportamento – e são 2 distros pouco faladas – ao passo que openSUSE, Arch, Debian, Fedora, KDE Neon, Manjaro, MX Linux são muito mais faladas, conhecidas, “todo mundo experimenta” etc.

Estou sem Linux Mint atualmente – porém, as capturas de tela que fiz do Mint 20 (instalei ainda “beta”, e coloquei KDE), até cerca de 1 ano atrás, mostram que ele não usava o “Turbo” acelerado:

Em outras época, sim, tive alguns problemas “gráficos” com o Mint no meu antigo PC. – O próprio Mint costumava me alertar alguma coisa assim:

"Executando no modo de renderização de software

"O Cinnamon está rodando sem aceleração do hardware de video, podendo ocasionar maior uso de CPU

“Pode haver um problema com seus drivers ou um outro problema (…)”

(Isto não ocorria no Kubuntu, nem no KDE Neon, embora ambos usassem a mesma base Buntu do Mint).

Mas isso já faz muito tempo (2016), meu hardware era muito antigo (2008), muito fraco – e tudo já mudou, tanto no Mint, quanto nos Kernels etc. – A escolha “automática” era OpenGL2.0 (o hardware não suportava OpenGL3.1), e a minha solução era mudar para compositor XRender.

(Hoje, essas opções nem aparecem mais, no meu PC atual. Sumiram no ano passado, se não me engano).

Obs.: - Em algum momento, ainda no meu antigo PC fraco, também adotei nomodeset no Grub do KDE Neon – mas isso não foi necessário logo no início (só mais tarde), e nunca foi necessário no Kubuntu da época.

Em todo caso, as “palavras-chave” que me ocorrem para pesquisa são essas: – Mint, Drivers, Compositor etc. – pois hoje os detalhes devem ser bem diferentes.

(É possível que o Mint introduza algumas “diferenças” nessa área, para ser mais “amigável” do que sua base Buntu? Para facilitar que o iniciante já possa logo sair jogando? Lembro que o Mint tinha um aplicativo próprio, dele mesmo, exatamente para examinar o hardware e sugerir outros drivers).

Em todo caso, isso nos traz à segunda diferença:

A segunda diferença que a gente percebe pelo inxi, é justamente nos “Graphics”:

• O Live MX Linux Xfce se auto-configurou para resolução 1440 x 900 ~ 60 Hz – enquanto o Live Mint Cinnamon achou que dava pra usar 1920 x 1080 ~ 50 Hz

• Além disso, o MX Linux indica:

Device-1: Intel CoffeeLake-S GT1 [UHD Graphics 610] driver: i915 v: kernel
  • enquanto o Mint Cinnamon indica:
Device-1: Intel driver: i915 v: kernel

(Não faço a menor ideia do que significa essa pequena diferença apontada pelo inxi).

Reorganizei um pouco, para ficarem com o mesmo layout:

Enfim: – Estes são os dados de suas sessões Live – quando as distros fazem um exame rápido do seu hardware e tentam se configurar automaticamente.

Quando você instala no HDD / SSD e reinicia o computador, as configurações já devem ser um pouco diferentes.

Quando conseguirmos isolar a causa do problema, “bastará” cuidar para que a configuração definitiva seja a mais adequada ao seu hardware. – Isso depende de identificar a causa e encontrar a melhor solução.

3 curtidas

Eu vou dar um boot e fotografar a tela porque aparece ainda uma mensagem de erro. Muito obrigado pelas dicas e vou desabilitar Intel Turbo Boost e ver o resultado. Veja aí o gerenciador de tarefas.

1 curtida

O pior é que no Windows isso não acontece, pelo contrário, flui tão perfeito quanto um relógio suíço.

Com 10 distros Linux, isso também não me acontece. – Só com Slackware e Redcore.

Existe uma outra “atividade exagerada de CPU”, que experimentei no Mint 20 – mas foi uma evento ocasional, só porque montei uma nova partição – e bastou eu desativar a indexação de arquivos do Plasma KDE.

É curioso que o System Monitor indica intensa atividade de CPU – mas as 3 “páginas” do gerenciador de tarefas só mostram dezenas de processos usando 0% de CPU.

Clique no cabeçalho “CPU” (1 ou 2 vezes), para ele mostrar primeiro os processos que estão usando mais CPU.

Acho que faltou mais 1 clique – para o triângulo do cabeçalho se inverter.

O consumo geral de CPU ainda está alto?

Ele aceita apenas 1 clique para alterar a ordem dos processos. Segue print de tela com o sistema sem nada rodando. A opção Intel Turbo Boost não encontrei na minha placa mãe. Vou instalar o ubuntu e fazer o mesmo que fiz no Linux mint.

Não é verdade. Veja que numa captura o triângulo aponta para baixo (do maior para o menor uso de CPU) – e em outra captura, o triângulo aponta para cima (do menor para o maior uso de CPU).

Seria bom deixar o triângulo apontando para baixo – e capturar só o que estiver no topo da lista. – O resto (mais para baixo) só serve para confundir, pois aqui não aparece a barra de rolagem, e ninguém consegue entender se está mostrando o topo, ou alguma coisa mais para baixo.

Parece que nenhum processo está usando CPU… embora haja um grande uso de CPU.

Eu não confiaria muito nesse Monitor do Sistema.

Por que não experimenta o MX Linux com Xfce?

Ou o LMDE?

Ubuntu é a base do Mint, só que com Gnome em vez do Cinnamon.

Olá. Poderia tirar um print do monitor do sistema ordenado pela escrita no disco e ordem decrescente (setinha para baixo) tipo no exemplo:

Não porque além do Mx Linux ter gargalo no processamento ele também consome toda a memória RAM ao ponto de não ser possível a instalação. Já consegui instalar, mas demorou o dia todo porque ele estava usando 99% de memória. Assim que comprei essa máquina eu usei o meu HD com o windows e o Linux já instalados de outro PC. E percebi que o Ubuntu travava do nada e pensei que era badblock por isso comprei um SSD e instalei ele nele. Mas aí o problema de gargalo e consumo de espaço no SSD ficou terrível. Enquanto usava o windows 10 ainda conseguia instalar qualquer versão do Linux, mas depois que atualizei para o windows 11 ficou do jeito que está hoje. Nas minhas pesquisas li em um fórum que as máquinas que vêem de fabrica com windows têm um bloqueio para não aceitar outro sistema e eu acho que é isso que está ocorrendo. Considerando que o meu Pc não veio com sistema operacional porque montei do meu jeito. Pode ser um bloqueio na BIOS, mais precisamente no bootloader. Se eu instalar o windows 10 novamente ou o 7 pode ser que resolva isso ou não?
Eu estou indignado com isso porque quero usar o Linux para desenvolvimento uso o Android Studio e o python, mas no windows não tenho segurança de dados. Desde 2005 uso Linux e isso nunca aconteceu.

Ontem eu usei uma moeda de 10 centavos e dei um reset na BIOS. O Ubuntu nem carregava no pendrive aí tentei instalar e não saia da tela de instalação. Depois foi a vez do Xubuntu e também foi do mesmo jeito. Daí resolvi deixar o Xubuntu rodar direto e ele além do alto processamento estava consumindo TODA A MEMÓRIA RAM. Uma m&roda isso né? O Linux Mint ainda está instalado e vou esperar alguma atualização, apesar que ontem houve uma atualização de kernel, mas não mudou nada.

Ao meu olhar de leigo em TI e computadores, esses problemas vêm de incompatibilidade com um componente do hardware. O Windows, sendo padrão de mercado, tem os componentes e o respectivo firmware bem testados e ajustados a ele pelos fabricantes. As distribuições de Linux são mais suscetíveis a problemas de compatibilidade.

Curiosamente, no hardware em questão está impossível usar o Ubuntu, que é o sistema Linux que recebe mais atenção dos fabricantes. Mas a diversidade das distribuições pode ajudar. Vi que usar Fedora e OpenSUSE não resolveu, mas ainda há outros “caminhos“: Solus, Mageia, PCLinuxOS, OpenMandriva, Arch, Void etc.

1 curtida

Os dados que você nos forneceu contradizem isso, sobre a Memória.

Já o gargalo, não localizei no inxi.

:wave:t2:

Caso não tenha tentado, tenta instalar uma Distro sem o SystemD, por exemplo o Devuan, ele usa o OpenRC como init system.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Não sei se será eficaz, ele instalou o MX Linux, que por padrão não usa o SystemD (contudo, ele está presente, bastando habilitá-lo)

2 curtidas