Você se refere a esta resposta naquele outro tópico?
Na verdade, não cheguei a instalar o KDE no antiX – ou se instalei, não deu certo, e parti para o MX Linux… onde o KDE também não deu muito certo, na época. – Isso foi em 2018, e eu ainda sabia muito pouco sobre o KDE (embora já fosse velho usuário), e não sabia quase nada sobre o antiX / MX Linux.
O antiX IceWM carregava usando 137 MiB, e o hardware era esse:
Mobo: P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI, BIOS 0305 11/24/2008 - ASUSTeK
iGPU: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)
Processors: 2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
Memory: 3,8 GiB of RAM
Quanto ao Chromium…
Primeiro, preciso situar um problema que eu tinha até 2018 – e que, só depois, descobri como resolver.
Com esse hardware, em 2018, eu tinha problemas muito graves, especificamente com as “Páginas” do Facebook – não com o Feed geral do Facebook, nem com Grupos do Facebook, nem com Perfis pessoais do Facebook. – As “Páginas” são um recurso que o Facebook sobrecarrega bastante (até hoje), talvez para desestimular que tenham grande alcance (Mr. Zuckbérg quer que os donos das “Páginas” paguem para obter alcance!). – Ou talvez, em parte, porque as “Páginas” são acompanhadas de uma parafernália de códigos para ficar medindo o número de interações, likes, cliques e tudo mais. Quem tem “Página” no Facebook (não “Perfil pessoal”!) sabe a quantidade de estatísticas recolhidas… e da quantidade de apelos para que você pague para obter mais alcance.
Eu administro 3 “Páginas” no Facebook (além de vários Grupos), e já penei muito, para fazer 1 simples publicação, e depois tentar divulgá-la. – Em alguns casos, gastava vários minutos, só para fazer 1 publicação!
– Isso, em quase todas as 12 distros que eu tinha, na época! – Se não me engano, só no Kubuntu 16.04 e no Mint 17 KDE, o problema parecia não existir. – Aqui está um registro que fiz do problema, antes de descobrir a solução.
Era uma lentidão absurda, demoras, lags, quase-travamentos – enquanto os 2 “cores” ficavam quase 100% ocupados, e as Temperaturas subiam absurdamente.
Depois, descobri que bastava desativar “Aceleração de Hardware” (Hardware acceleration) no Chromium – e esse problema foi quase totalmente resolvido. – Caiu a quase zero!
Outra coisa: – Nessa época, eu já costumava trocar o compositor OpenGL2.0 pelo XRender, em quase todas as distros. – Aquele hardware nunca permitiu OpenGL3.1.
(Antes disso, até 2016, eu também tinha dificuldades com Youtube, grandes portais de notícias etc. – inclusive, no Windows XP – mas bastou usar uBlock Origin para eliminar esse problema).
Então, vamos lá – 2018, antes de descobrir a solução:
Acima - Chromium com 4 abas – Blogger + 2 Google Search + antiX FAQ – usando 657 MiB de RAM, aos 27 minutos após o início da sessão.
Uso de CPU apenas 3%, ou 2% em cada núcleo. – O gráfico mal sai do zero, com raros tracinhos aqui e ali. – Frequência 1596 MHz – Temperaturas de 37ºC e 39ºC, no auge de uma tarde de Maio.
Acima - Chromium com apenas 2 abas abertas, sendo uma HTML estático, e a outra, uma “Página” Facebook. – CPU 60%, Frequência 2660 Mz, RAM 1,1 G… Infelizmente, o Conky que veio instalado era muito bonito, mas informa pouca coisa útil.
Acima - Outro registro do Chromium com 3 abas – Google Search, Blogger, e 1 “Página” do Facebook. – Agora, com um Conky mais informativo… CPU em 59%, sendo 71% em um núcleo e 46% no outro. – RAM 1,29 GiB em uso. Frequência 2660 MHz. Temperaturas 47ºC em um núcleo e 44ºC no outro.
Infelizmente, apaguei o antiX (para instalar o MX Linux), antes de descobrir a solução, que era desabilitar “Hardware acceleration” no Chromium.
Observe que uBlock Origin já estava ativado. – Basta eu sincronizar, para o Chromium / Chrome se autoconfigurar, quando instalo uma nova distro.
Além disso, fiz poucas capturas de tela do Chromium, Facebook – só encontrei esses 3 registros – pois não cheguei a usar o antiX Rox-IceWM para trabalhar. Fiquei só nas tentativas de aprender, configurar, tentar instalar o KDE (acho não deu certo, pois na época eu sabia bem menos do que hoje).
No meu hardware atual – 6 x i5 9400, com uma iGPU mais nova e 16 GB RAM – esses problemas quase não ocorrem.


