Distro Leve com KDE Plasma

Captura de tela de 2021-11-02 20-13-03
Como vocês podem ver, esse notebook é uma batata, no entanto é minha cobaia de testes com linux, quero saber se tem uma distro bem levinha com KDE Plasma que rode bem nele, tem alguma recomendação?

Sim! Pra mim, não há nada melhor e mais leve usando base Ubuntu que um KDE Neon.

Ele vem com as novidades mais recentes do Plasma, e também com suporte aos pacotes Flatpak e Snap na Loja (Discover).

Fora isso, você tem o Arch Linux, que oficialmente é instalado apenas por linha de comando, mas existe um projeto separado que o trás com instalador gráfico, você pode saber mais nesse post.

Aqui está o Arch Linux com instalador gráfico usando o Plasma. O projeto tem uma versão customizada com temas mais alguns pacotes e outra pura, aí fica a seu critério.

1 curtida

Olá!

To usando o Fedora KDE e estou gostando demais.
Mas também recomendaria o Manjaro que também é otimo.


(Print do fedora35 KDE plasma)

2 curtidas

Que tal fazer uma instalação minima, customizada do Plasma no fedora? Esse tuto é para o 33 mas serve no 35 tmbm:

1 curtida

Manjaro KDE Minimal. Plasma sempre* atualizado, base Arch (pacman é muito rápido), amigável e já pronta fora da caixa. Mas, eu iria de XFCE no seu caso, não Plasma. 2Gb de Ram é interessante consumir o mínimo possível, então creio que o ArcoLinux na versão xS ou quiçá o ArchCraft por ser WM e bem facilitado também.

O gráfico indica o uso de Memória RAM pelas distros que estou usando, todas com Plasma KDE.

Void é a mais “leve”, mas dá trabalho para instalar.

A “facilidade” começa no MX Linux (KDE estável) e no KDE Neon (KDE super atualizado), que também são relativamente “leves”.

Em todos os casos, removi ou desabilitei o PIM (KMail, KOrganizer, KAddresBook…), e também desabilitei Filesearch (indexação pelo Baloo_file), que não fazem falta nenhuma, para a maioria dos usuários domésticos.

Mas, na hora que você abrir um Navegador (Browser) com 2 ou 3 abas, sua Memória RAM vai ser rapidamente engolida – e isso não depende da distro, nem da DE escolhida.

Para compensar isso, você pode usar uma distro só com gerenciador de janelas (WM). Dé uma olhada no antiX. É super-leve, mas você vai ter de investir algum tempo e esforço, no início, até se familiarizar com ele.

Rodar sessões Live USB ou Live DVD, é um ótimo teste para ver se roda bem na sua máquina, pois o sistema é descompactado e montado na própria Memória RAM, e isso já mostra +/- como será, depois de “instalado + navegador”.

5 curtidas

Instalado no meu antigo PC (2 Core, 4 GB RAM), o antiX iniciava usando 137 MiB RAM em sessão Rox-IceWM.

Na época, não avancei muito, pois meu negócio é KDE… Mas anotei algumas pequenas “descobertas” sobre IceWM, para começar:

1 curtida

O Q4OS é a mais leve distro com Plasma que conheço. O MX Linux KDE também é leve. Eu diria que o Debian com KDE está no nível de leveza próximo desses dois. Mas o MX é sensivelmente mais leve, talvez por não recorrer ao systemd.

Serve instalar o Fedora KDE direto?

Realmente, instalei e estou usando o Arch Linux com KDE Plasma, e ele inicia com 400MB, é um absurdo de tão pouco consumo! Sem dizer que o boot é muito rápido.

2 curtidas

Mais coeso :v

Por favor, defina coeso

Não precisa reinventar a roda. Pelo seu perfil de usuários, dúvidas recentes suas postadas no fórum, não creio que tenha paciência para fazer uma instalação mais esmiuçada, como o @Tallescg disse antes com um Fedora Plasma “KISS”.

2 curtidas

opensuse leap kde, é levissimo!

quando eu usava ficava entre 460mb / 900mb. fora que tinha uma performace boa e ainda era bonito indem ao kde puro do kde neon.

o kde no fedora não é leve assim como qualquer DE usada nele, pois o fedora tira proveito o maximo de RAM+CPU pra manter seu desempenho e fluidez na tarefas. O que tiver de recursos disponiveis o fedora vai usar.

Paciencia eu tenho, muita por sinal, eu só n gosto de fazer algo sem ter certeza de que vai funcionar antes

A instalação-padrão do Fedora KDE não é nada “leve”…

Também não acho tão “leve” assim…

Aliás, esqueci de dizer que também removo o PackageKit / Plasma Discover e qualquer “lojinha”, ou seja, desabilito “verificação & atualização automática” em todas as minhas distros com KDE – portanto, o gráfico que apresentei se refere ao uso de Memória RAM sem essas coisas, também.

Mas não sei se você @Pedro_Henrique3 vai querer pesquisar / instalar / atualizar tudo só por comandos.

(No KDE Neon, no Debian e no MX Linux, verifico manualmente pelo apt e depois “aplico” as atualizações pelo Synaptic).

3 curtidas

Manos, valeu mesmo pelas dicas, vou testar o Q4OS, o Neon e o MX, o que eu mais gostar fica, valeu mesmo pela ajuda de vocês, me ajudaram d mais

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.