Alto consumo de CPU do google chrome e outros navegadores

Preciso de ajuda me recomendaram este forum para procurar ajuda.

Sou iniciante no linux mas ja venho tentando configurar o debian 11 a um tempo e é perfeito muito rapido e fluido uso o LXDE , mas o google chrome e outros navegadores tem um alto uso de CPU chegando a travar o computador por ums 5 minutos, usando o sudo top no terminal consegue ver marcadno 103% de uso e nessas horas a o travamento.

Ja tentei diversas coisas como trocar de navegador desabilitar a aceleração de hardware mas esse erro tente a persistir, meu computador é sim modesto mas justamente por isso que preferi migrar para o linux por motivos de aprendizado. Uso o VS code como IDE para codigo e notei que quando usava a opção de atualizar automaticamente ele crachava isso por que uso a extensão LIVE SERVER junto ao chrome e nessa atualização automatica a Cpu ia para 102% apenas desativei e resolveu

Porem o alto consumo de CPU persiste e continua dando esse travada absurda e irritante. Podem me ajudar?

intel celeron 2.5ghz
2GB Ram
HD: 320GB

1 curtida

Olá, seja bem-vindo! :vulcan_salute:

Sim, amigo, fui eu mesmo que indiquei. :grin:

Existem outros navegadores mais leves que o Firefox ou Chrome como o Midori. Antes, dê mais de informações sobre seu hardware.

1 curtida
System:
  Kernel: 5.10.0-13-amd64 x86_64 bits: 64 Desktop: LXDE 0.10.1 
  Distro: Debian GNU/Linux 11 (bullseye) 
Machine:
  Type: Laptop System: Acer product: Aspire ES1-511 v: V1.09 
  serial: <filter> 
  Mobo: Acer model: Aspire ES1-511 v: V1.09 serial: <filter> 
  UEFI [Legacy]: Acer v: 1.09 date: 09/25/2014 
CPU:
  Info: Dual Core model: Intel Celeron N2840 bits: 64 type: MCP 
  L2 cache: 1024 KiB 
  Speed: 500 MHz min/max: 500/2582 MHz Core speeds (MHz): 1: 500 2: 500 
Graphics:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display 
  driver: i915 v: kernel 
  Device-2: Realtek Acer 640 × 480 laptop camera type: USB driver: uvcvideo 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.11 driver: loaded: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1: 1366x768~60Hz 2: 1440x900~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 20.3.5 
Audio:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio 
  driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.10.0-13-amd64 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 
  IF: enp1s0 state: down mac: <filter> 
  Device-2: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter 
  driver: ath9k 
  IF: wlp2s0 state: up mac: <filter> 
  Device-3: Lite-On Atheros AR3012 Bluetooth type: USB driver: usb-network 
Bluetooth:
  Device-1: Lite-On Atheros AR3012 Bluetooth type: USB driver: N/A 
Drives:
  Local Storage: total: 305.64 GiB used: 15.5 GiB (5.1%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD3200LPVX-22V0TT0 
  size: 298.09 GiB 
  ID-2: /dev/sdb type: USB model: HONTEK DISK 8GB size: 7.55 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 47.97 GiB used: 15.02 GiB (31.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda10 
  ID-2: /boot size: 942.3 MiB used: 114.4 MiB (12.1%) fs: ext4 
  dev: /dev/sda8 
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 7.55 GiB used: 374.4 MiB (4.8%) 
  dev: /dev/sdb1

Segue a cima as informações.

Eu olhei alguns vídeos sobre seu processador e também pesquisei sobre, e pode se dizer com toda certeza que “não roda Crysis”, assim como a minha máquina. :sweat_smile:
Bem, creio que o processador não aguente abrir mais que 3 abas simultâneas ou assistir vídeos acima de 720p no Youtube, pois, ele é bem modesto, e talvez não seja só um problema do processador, mas também da quantidade e velocidade da memória.
Como disse, você pode usar o Midori ou até o Gnome Browser (Epiphany) se o Firefox ou Chrome estiverem o sobrecarregando, e tem também um fork do Firefox chamado LibreWolf (eu uso) que diz ser um pouco mais leve, e evite usar muitas extensões no navegador.

Sim realmente nao roda crysis okkkkk, mas cara meu probl3ma não é com as abas não uso muitas abas mas tipo no windows 10 lite q uso em dual boot não sofro com esse travamento de 5 minutos e uso de cpu em 100% quando estou usando o browser, no linux o navegador da esses picos de uso quando vai carregar algo seja um site, ou logo depous de carregar o site ele retorna o uso para 20% e assim vai baixei esse navegador q tu indicou mas aparentemente não consigo instalar extensões nele e preciso de algumas

Ah sim, o Midori e Gnome Browser não tem suporte a extensões ou é limitado, mas o LibreWolf sim, pois ainda é um Firefox e suporta os tais “addons”, para você, talvez seja melhor usar esse.

Tenso, seu note mal roda o sistema operacional.
KDE padrão de instalação, sem customização?
Quando a RAM fica full o CPU vai 100%.
Reduz o consumo de RAM.
E muda o swappiness para 100.
Não espere milagre, seu PC precisa é ser trocado.

Justamente por isso foi pro linux por essa fama de rodar em computadores fracos, e esse note e apenas para fins educacionais logo mais pretendo troca mas por enquanto a gente usa oq tem e aprende com oq tem . E instalei o debian com lxqt dai instalei o Lxde e desisntalei o lxqt nao sei se fiz da forma correta mas o uso com free -h sem nada aberto é de quase 400mb de ram, tipo o sistema roda tranquilo muitas vezes o navegador usa tranquilamente a cpu em 20% e da esses picos pra 100, meu problema é a travada que da as vezes que dura muito tempo isso q incomoda, no windows 10 lite e mais lento mas não sofro com essa travada de 5m em nenhum momento. Ja ouvi falar de usuarios com pc parecido com o meu rodando a o sistema so consumindo 150mb de ram mas não sei como q conseguem kkk

Testa Vivaldi primeiro.
Acho que ele vai bem com 2gb ram

Apesar de ser baseado no chrome, ele é otimizado

Outro o opera.

1 curtida

Vivaldi instalri e ainda vou testar com mais intensidade para ver oq consigo

E sobre a memoria ram, a maioria das vezes q ocorre ela estaem 70% nao chega aos 90 apenas o cpu q pula pros 100 e fica nessa oscilação .

Cria o arquivo e adicione o conteúdo

/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

vm.swappiness=1

Isso fará que só iniciará o swap se for realmente necessário.

2 curtidas

Tem algo de estranho aí. O notebook de minha esposa é um Compaq Presario CQ-23 das antigas, com Celeron N2830 e 2 Gb de RAM. Hoje, funciona com um SSD Sata III, e roda Win10 de modo aceitável. Só que nos tempos em que tinha HD o Win10 operava com um mínimo de funcionalidade e o Q4OS (sistema baseado no Debian estável), com KDE Plasma 5.14, rodava sem problemas. No Win10 os navegadores vez e outra davam uns engasgos, mas no Q4OS funcionavam sem sacrifício do desempenho para estudos, uso comedido de abas, reprodução de vídeos dentro da razoabilidade para as limitações da máquina.

Então, mesmo esse hardware sendo modesto, está com alguma incompatibilidade com o Debian.

O que me faz perguntar ao autor do tópico: você instalou a imagem oficial do Debian? Habilitou repositórios para além dos que já vêm acionados na instalação?

2 curtidas

Não não habilitei os repositorios porque desculpe a ignorancia mas não sabia que isso era possivel nem oq isso me traz de beneficios, e sobre a imagem do debian sim a imagem oficial, e é exatamente como vc descreveu no win 10 é razoavel não da esse engasgo traicoeiro de pico de CPU em 100%, ja no DEbian ele roda mt bem mas tem esse pico de CPU que traz esse engasgou quando utilizo os navegadores. A memoria não se mexe se mantem em 50% de uso as vezes menos utilizando o chrome mas a cpu sempre tende a dar esses picos para 100.

EDit: Habilitei os repositorios instalei um firmware do processador mas o problema persiste notei que esse pico de CPU é sempre no carregamento da pagina WEB seja qual for.

1 curtida

Você tentou desabilitar ou habilitar aceleração de hardware do navegador?

Sim tando desabilitar quanto habilitar.

O notebook com Celeron N2830 e 2 Gb de RAM daqui de casa tem instalado o Debian 11 em Xfce, com Firefox (.deb) e Brave (flatpak) operando normalmente, sem causar picos no uso da CPU. Neste fim de semana fiquei usando essa máquina direto, e vi muita coisa no YouTube, normalmente em 480p de resolução.

Graphics:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display 
  driver: i915 v: kernel 
  Device-2: Realtek Acer 640 × 480 laptop camera type: USB driver: uvcvideo 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.11 driver: loaded: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1: 1366x768~60Hz 2: 1440x900~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 20.3.5

Você usa modesetting como drive.

Tente instalar o drive intel.

Na bios tem como escolher o uso de memoria da placa de vídeo?

Não sei te responder mas acredito que não tem não lembro de ter visto esta opção por la

Depois de instalar os repositorios notei algumas diferenças a primeira foi q minha barra de tarefas ficou com coloraçao transparente, a segunda é q o desempenho deu uma melhorada, por enquanto o Chrome ainda não deu o travamento q eu falei e o uso da memoria mesmo com CHrome aberto e usando o Vscode esta abaixo dos 50% e isso é otimo com certeza ja esta rodando bem melhor q o windows que tenho como dual boot, vou fazer mais algums testes e logo retorno a voces se isso ja resolveu meu problema!

1 curtida