Alterar tamanho dos icones no grid gnome/popos

Olá a todos,

Recentemente fiz uma instalação do pop os 20.04 (usava o 19.10 antes), e percebi que no famigerado Applications view do gnome os ícones estavam menores.
Por acaso alguém sabe como alterar o tamanho desses ícones, talvez mexer algo no dconf, ou alterar o css do sistema na unha mesmo?
Segue imagem

Agradeço desde já!

1 Curtida

Olá @Allan_Oliveira_Braun, tudo beleza?

Acredito que estas dicas aqui podem te ajudar. Lembre-se de fazer uma cópia dos arquivos de configuração originais antes de fazer qualquer mudança.

:vulcan_salute:t2:

1 Curtida

Infelizmente o arquivo do tópico não existe na versão mais recente, eu acredito.
No lugar existe o arquivo /usr/share/gnome-shell/theme/Pop/gnome-shell-theme.gresource
Esse arquivo gresource é uma especie de css, mas ao editar a classe icon-grid meu gnome acaba quebrando e se recusa a iniciar, a única solução foi restaurar com o backup do arquivo.
Vou dar mais uma pesquisada sobre esse arquivo, para ver se existe alguma forma especial de editá-lo.
Obrigado!

Em um dos comentários, alguém cita que no Ubuntu o nome do arquivo é diferente.
Dá uma checada nisso, se não me engano é ubuntu-theme.css

:vulcan_salute:t2:

É um adendo que foge um pouco da questão, mas a extensão dash-to-dock vem causando alguns problemas nos últimos tempos. Recomendo evitar caso não seja necessário.

Até o 3.36 é possível fazer essa alteração recompilando o gnome-shell e alterando o tamanho dos ícones no app-grid, as vezes que tentei pelo css falhei miseravelmente.
Não recomendo fazer isso no pop de forma alguma devido as alterações que eles fazem no shell, mas caso queira tentar o arquivo que deve ser alterado é esse.

Aqui um screenshot da última vez que alterei.

PS: Não mexa no arquivo gresource, caso queira extraia o arquivo .css e coloque em .local/share/theme/Meutema e edite a vontade em caso de problemas basta voltar para o tema padrão.

1 Curtida

Putz estou usando o dash to dock, será que é isso que deixou os icones pequenos?

Vou dar uma olhada obrigado

É uma solução viável, fiz aqui e aparentemente deu certo. A reposta do ignapk nesse reddit me ajudou também.
Obrigado!

Ah sim aqui no fórum deixei essa dica faz algum tempo, caso queira nem precisa de um .css completo, você altera só o necessário, eu mesmo altero sempre o controle de volume pois eu não gosto do original, então diminuo um pouqinho o a espessura e o tamanho do slider.

Captura de tela de 2020-10-21 12-02-10

Analisando o tema você pode pegar somente as partes que quer modificar, mas se me lembro desde o 3.28 não é possivel alterar o icongrid pelo .css, só faça com cuidado e tenha sempre esse comando na cabeça, para retornar ao tema padrão.
gsettings set org.gnome.shell.extensions.user-theme name Default