[RESOLVIDO] Como alterar fonte, cor e tamanho do gnome-panel (painel superior do Gnome) - Sem Extensões

Boa tarde, uso Debian 9 com Gnome 3.22. Gostaria de alterar as características do painel superior (gnome-panel) mas não consigo. Já tentei algumas extensões gnome, mas não funcionaram por incompatibilidade de versão ou simplesmente não funcionam mesmo. A ideia aqui é entender como modificar diretamente no arquivo de configuração já que o gnome não permite essa personalização em modo gráfico.
Portanto, gostaria de ajuda para localizar esse arquivo e, se possível, os caminhos para fazer a alteração.
Obrigado Comunidade.

1 curtida

Provavelmente editando o CSS do tema, geralmente fica em:

/usr/share/themes

Vai precisar da extensão user-themes, basta criar um arquivo básico gnome-shell.css, exemplo: crie uma pasta meu_tema e dentro dela crie outra chamada gnome-shell dentro desta crie o arquivo gnome-shell.css.
Um exemplo simples que é o que eu utilizo para modificar somente algumas coisas básicas, como espessura, formato, fonte e sliders, depois de pronto basta colocar em .local/share/themes caso queira instalar pelo tweak é necessário compactar com .zip para que o mesmo reconheça, abaixo meu gnome-shell.css

/*GLOBALS*/
/*Defina aqui a fonte que será utilizada no painel em font-family a primeira fonte da lista será utilizada desde que esteja disponível*/
stage {
    font-family: Sony Sketch EF, Cantarell, Sans-Serif;
    font-size: 13pt;
    color: white;
}
/* WIDGETS */
/*Defina aqui a fonte que será utilizada pelo tema em font-family a primeira fonte da lista será utilizada desde que esteja disponível */

stage {
    font-family: Sony Sketch EF, cantarell, sans-serif;
    font-size: 13pt;
    color: white;
}

/*Controle de volume */
.slider {
  height: 1em;
  -barlevel-height: 0.2em;
  -barlevel-background-color: #333636;
  -barlevel-border-color: white;
  -barlevel-active-background-color: white;
  -barlevel-active-border-color: white;
  -barlevel-overdrive-color: #d51010;
  -barlevel-overdrive-border-color: #a60c0c;
  -barlevel-overdrive-separator-width: 0.3em;
  -barlevel-border-width: 1px;
  -slider-handle-radius: 6px; 
  
}

/*Pesquisa: Defina aqui como devem ser mostradas as pesquisas no overview*/

.list-search-result-content {
    spacing: 12px;
    padding: 12px;
}
.list-search-result-title {
    font-weight: bold;
    font-size: 14pt;
    color: white;
}
.list-search-result-description {
    font-weight: fixed;
    font-size: 14pt;
    color: #eeeeec;
}
.search-provider-icon-more {
    width: 16px;
    height: 16px;
}

/* Panel, aqui você define as configurações do  painel, cores,tamanho etc... */

#panel {
    background-color: #353535;
    font-weight: bold;
    height: 1.30em;
    /*Ative esta opçao caso queira o painel com bordas arredondadas*/
/*    border: 1px solid #9f9f9f;*/
    border-radius: 0px 0px 6px 6px;
    border-top: 0px;
    border-left: 0px;
    border-right: 0px;
}
#panel.lock-screen {
    background-color: rgba(0, 0, 0, 0.3);
    font-weight: bold;
    height: 1.30em;
    /*Ative esta opçao caso queira o painel com bordas arredondadas*/
/*    border: 1px solid #9f9f9f;*/
    border-radius: 0px 0px 6px 6px;
    border-top: 0px;
    border-left: 0px;
    border-right: 0px;
}

#panel.unlock-screen,
#panel.login-screen {
    height: 1.30;
    background-color: rgba(0,0,0,0.3);
    font-weight: bold;
/*Ative esta opçao caso queira o painel com bordas arredondadas*/
/*    border: 1px solid #9f9f9f;*/
    border-radius: 0px 0px 6px 6px;
    border-top: 0px;
    border-left: 0px;
    border-right: 0px;
}
#panelLeft,
#panelCenter {
    spacing: 4px;
}
#panelLeft:ltr {
    padding-right: 4px;
}
#panelLeft:rtl {
    padding-left: 4px;
}
#panelRight:ltr {
    padding-left: 4px;
}
#panelRight:rtl {
    padding-right: 4px;
}
.panel-corner {
    -panel-corner-radius: 4px;
    /*defina 0px para eliminar os cantos arredondados*/
    
    -panel-corner-background-color: black;
    -panel-corner-border-width: 2px;
    -panel-corner-border-color: transparent;
}

4 curtidas

Pois é @Dio, tenho essas pastas no Debian, mas diferente do Ubuntu, não tem o arquivo dentro da pasta do tema. Aqui tem ainda uma pasta gtk-3.0 que até tem um arquivo gtk.css, mas está vazio… fica nesse caminnho: /usr/share/themes/Adwaita/gtk-3.0/gtk.css

Aproveitando, quero te parabenizar por esse excelente trabalho, está ótimo mesmo… tudo muito bem feito e funcional, realmente fantástico. Parabéns e obrigado por compartilhar tudo isso com a gente… abração.

1 curtida

@anon58028541, excelente solução cara, deu certo aqui, muito obrigado. Não era exatamente o que eu queria, mas está ótimo. Eu queria na verdade alterar direto no tema padrão que eu uso, mas com isso eu já consigo fazer o que eu quero com esse bendito painel. Mais uma vez obrigado.


Abração

Que bom que resolveu, fique tranquilo que este gnome-shell.css é o próprio tema original do gnome-shell, só alterações do meu gosto, então ele funcionará perfeitamente , tem alguns comentários indicando as alterações feitas dá para ter uma base, caso queira modificar a cor do painel ou deixá-lo transparente basta ir até a parte aonde tem #panel e modifique

background-color: #353535;

para

background-color: rgba(0, 0, 0, 0.3);

Eu removi essa modificação recentemente pelo menos por enquanto, se for só o caso de alterar a fonte o .css pode conter somente as primeiras linhas referentes a fonte, não há a necessidade de usar um .css completo, este aí só possui as partes que altero pois não gosto principalmente o slider do controle de volume e iluminação que o padrão eu acho horrível, quanto ao aquivo.css original que ficava em /usr/share/gnome-shell/theme ele não vem mais por padrão, agora tem que extrair do arquivo gnome-shell-themes.gresource que é um binário e dá um trabalhinho.

1 curtida

@anon58028541, sim, depois eu entendi como funciona, consegui fazer todas as alterações que que queria, mudei cor, fonte e tamanho, que era o que mais me incomodava. Ficou ótimo, era a solução que eu procurava. Essa questão da barra do Gnome, nas versões mais recentes, sempre me incomodou. Deveria ser mais fácil fazer essas modificações. Eu uso Gnome desde a versão 4.10 do ubuntu e de lá pra cá não consigo sair dele, rs. Mas sempre tem alguma coisa que incomoda que precisamos contornar. Mais uma vez obrigado pelas explicações e pelo exemplo do arquivo. Cheguei ontem por aqui, e estou achando fantástico esse espaço.
Abração.

É possível deixar a painel superior onde fica escrito “Atividades” Transparente sem utilizar extensões, so mechendo tema? Aquele muito dark, onde modifica passa a dica ai vlw

Esses dias encontrei um tema chamado Nextwaita parece ate versao aprimorada do tem padrao ainda com possibilidade reduzir tamanho barra superior das janelas. minha duvida sobre esse menu seleçao quando vou encerrar sessao e notiicaçoes esta cinza quero mudar para azul como demais menus.Captura de tela de 2021-02-23 13-07-53

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.