Olá! Tudo bem? Faz um tempo que eu testei o BigLinux (enquanto eu estava no distro hopping rs), e eu achei uma distro bem completa e acessível, na minha opinião no nível do mint. Eu vi que tinham vários recursos que deixavam a experiência do sistema melhorada, mas darei um destaque para essas:
TLDR: conseguir executar arquivos .deb e .rpm nativamente, substituir alguns gerenciadores de pacotes pelo pacman/pamac, aplicativos essenciais, personalização nativa linda.
Feedback para equipe do big: se vcs puderem fazer algum tipo de instalação que seja mais leve, como removendo algumas funções e aplicativos que já vem de fábrica eu gostaria, um dos motivos de eu ter saído é pq o sistema fica mto lento e até travado no meu pc, que é meio antigo…
Utilizar arquivos .deb em um sistema com base Arch: eu sei que isso não é impossível, mas é incrível que o BigLinux já facilita esse trabalho que muita gente considera impossível, eu só testei o BigLinux pq eu não sabia que dava para fazer isso, e eu queria investigar…
Não precisa ser mestre no terminal: se você digitar um “sudo apt install <programa”, ele corrige pra o comando certo usando o pacman (ou pamac, não lembro pois estou no Arch), o que é incrível! Isso pra mim já deveria ser um dos principais motivos pra a distro ser recomendada para quem quer sair da base debian.
Aplicativos que facilitam muito trabalho: ao invés de usar um pamac por linha de comando pra instalar algo, você pode apenas baixar seu app pela BigStore! Pelo o que eu lembro, ela suporta pacotes nativos, snap, flatpak e pacotes do AUR.
No geral, a distro é perfeita pra quem já está no mundo Linux, que está pensando em entrar, quem quer voltar e etc. Eu creio que o BigLinux tem muito potencial pra ser a distro perfeita pra iniciantes no Linux e que será uma distro reconhecida no mundo Linux no futuro.
Não gosto de a base do BigLinux ser o Manjaro. Acho ter opção LTS é relevante para computadores de produção. A base não precisa ser Ubuntu ou Debian, como o Regata OS bem demonstra.
Eu tbm não curto/curti o BigLinux quando testei. Tenho mais experiencias negativas do que positivas.
Também não curto o fato da base dele ser o Manjaro e a “trava extra” no KDE p/ poder editar.
Eo principal: Depois que eu instalei eu fui dar update (sudo pacman -Syu) e o sistema quebrou.
Atualmente é a distro que mais uso em livecd, por ter a instalação simples do Citrix, como mostrado nesse outro tópico:
Eventualmente preciso sair de casa com um notebook que não é o meu, basta eu iniciar o Big, ir na loja para instalar o Citrix e trabalhar de onde estiver com um note que não é meu. Já tentei fazer essa instalação e outras distros em livecd e não consegui, por isso, agora estou usando bastante nesses casos.
Outro ponto bom para destacar é a autonomia de bateria que o sistema proporciona, consigo ficar 7 horas com ele, enquanto que no Win11 (sistema do notebook) não chega a 5.
· respondendo direto ao Sergio_H e vc, eu entendo que eles tentaram fazer uma base legalzinha pelo Manjaro pra iniciantes, mas isso pra mim não faz sentido. tanto por esse quesito de LTS e por ser manjaro em si!
ah, mas manjaro é mais leve e calmo e os pacotes já são testados e tals… não acho que é um bom motivo pra basear em manjaro, tanto que é um ponto que incomoda muita gente por já ter experiencias ruins com o manjaro e ficar com medo do big por ser baseado em manjaro. lembrei de um vídeo gringo falando sobre o quão bom o biglinux é, e um gringo respondeu de uma forma meio agressiva, sobre justamente a distro ser baseada em manjaro!!
Sugestão para a equipe do BigLinux
ao invés de usar a base manjaro, pq nao tentar apenas usar a base do arch? eu pessoalmente nunca tive problemas que o sistema deu, todos os problemas era por apps de terceiros ou configurações mal feitas. vocês também poderiam fazer a base ubuntu/debian + a base arch, que eu creio que chamaria mais gente.
obrigado pelos comentários de todos, sou meio novo nesse mundo Linux e amo a comunidade do Diolinux, tenham um ótimo dia!!
o que mais me incomoda é os travamentos que tem no terminal, e não os do sistema! simplesmente o terminal fica com delay pra digitar (o que foi o principal motivo pra fazer eu voltar por arch), isso me incomoda muito mesmo
já pelo desktop não ligo muito pra travamentos, estou no Cinnamon no Arch pois o KDE está super bugado (ao ponto do plasma shell sempre crashar e demorar pra voltar), mas planejo reinstalar depois.
Realmente existe muitas distros com alguns problemas que estão constantemente sendo analisadas e corrigidas com atualizações, eu não sei se o debian entra nessa história já que ele é o mestre da estabilidade e suas distros variantes entre elas a mais polêmica “PeppermintOS” kkkk
Também acho esquisita a base ser Manjaro.
Poderia usar o Arch mesmo pra dar uma refinada no sistema e não carregar “sujeira” da derivação de outro sistema.
O vídeo explica que o Big Linux é baseado no Manjaro, mas tem um repositório próprio. Isso significa que o Big Linux usa o Manjaro como base, mas tem muitas modificações e adições próprias. Por exemplo, o Big Linux tem um script que corrige problemas de instalação que podem ocorrer no Manjaro. O Big Linux também tem um repositório próprio, o que significa que ele pode ter acesso a pacotes que não estão disponíveis no Manjaro.
Me perdoem, mas pra mim esses scripts para solucionar problemas de instalação nem deveriam existir, pois o manjaro já é super polêmico
Igual ao manjaro, deveriam apenas pegar a base Arch e deixar mais fácil pro usuário, mas nao, pq nao apenas pegar a base do manjaro e botar ali com mais coisas ainda? kkkkkkk
Outro resumo pelo Gemini
O vídeo também explica que o Big Linux é uma distribuição Rolling Release. Isso significa que ele recebe atualizações frequentes, o que significa que você sempre terá acesso às versões mais recentes dos programas. No entanto, isso também significa que o sistema pode ser menos estável do que uma distribuição que recebe atualizações menos frequentes.
Como é uma rolling release, eh bem fácil do sistema quebrar, entao sendo uma rolling release + a base do manjaro já deixa muita gente preocupada.
um gringo comentou em um vídeo de uma pessoa falando sobre o biglinux “who tf bases their distro on manjaro” (algo assim), ninguém curte a base manjaro.
Não necessariamente, ser uma base Rolling Release vai fazer o sistema quebrar. Por exemplo: Tive mais problemas atualizando a versão do Ubuntu (do 23.10 para o 24.04) do que atualizando o Crystal Linux/Arch ou o Debian Testing.
O Ubuntu não chegou a quebrar, mas trouxe bugs bem chatos. E tem alguns outros exemplos de pessoas que tiveram problemas com a atualização para o 22.04 no meu tópico sobre isso. E pode ser que os problemas que enfrentei no Ubuntu não aconteceram com outra pessoa.
Muita coisa influencia se um sistema será instável ou não. Como você instala seus programas (Flatpak/Snap/AppImage, Repositórios Oficiais ou de Terceiros, Compilados Manualmente, ou aquele .deb/.rpm que você encontrou por aí), o seu Hardware (principalmente se tem placa da Nvidia) e até o que você executa em seu computador.
Recomendo que você veja o vídeo ao invés de pegar resumo de IA. Nisso aqui, a IA colocou num sentido totalmente diferente e distorceu muito.
Esses tais Scripts é para a instalação de alguns programas, como o Resolve. No vídeo não existe a informação de que existe um Script para corrigir erros do Manjaro.
meu note no dia tava sem o áudio funcionando, por isso peguei esse resumo
sobre o que você disse, eu não falei que a rolling release vai fazer o sistema quebrar, mas que é mais fácil e dá muito medo em outras pessoas (como o Cassiano disse que o sistema quebrou)
sim, você está certo, nisso não tem o que discutir
mas pessoalmente, tive mais problemas com o BigLinux na base manjaro do que o Arch puro, provavelmente pois o sistema traz muito mais coisa do que o necessário