Alguns motivos simples para usar BigLinux

Olá! Tudo bem? Faz um tempo que eu testei o BigLinux (enquanto eu estava no distro hopping rs), e eu achei uma distro bem completa e acessível, na minha opinião no nível do mint. Eu vi que tinham vários recursos que deixavam a experiência do sistema melhorada, mas darei um destaque para essas:

TLDR: conseguir executar arquivos .deb e .rpm nativamente, substituir alguns gerenciadores de pacotes pelo pacman/pamac, aplicativos essenciais, personalização nativa linda.
Feedback para equipe do big: se vcs puderem fazer algum tipo de instalação que seja mais leve, como removendo algumas funções e aplicativos que já vem de fábrica eu gostaria, um dos motivos de eu ter saído é pq o sistema fica mto lento e até travado no meu pc, que é meio antigo…

• Utilizar arquivos .deb em um sistema com base Arch: eu sei que isso não é impossível, mas é incrível que o BigLinux já facilita esse trabalho que muita gente considera impossível, eu só testei o BigLinux pq eu não sabia que dava para fazer isso, e eu queria investigar…

• Não precisa ser mestre no terminal: se você digitar um “sudo apt install <programa”, ele corrige pra o comando certo usando o pacman (ou pamac, não lembro pois estou no Arch), o que é incrível! Isso pra mim já deveria ser um dos principais motivos pra a distro ser recomendada para quem quer sair da base debian.

• Aplicativos que facilitam muito trabalho: ao invés de usar um pamac por linha de comando pra instalar algo, você pode apenas baixar seu app pela BigStore! Pelo o que eu lembro, ela suporta pacotes nativos, snap, flatpak e pacotes do AUR.

No geral, a distro é perfeita pra quem já está no mundo Linux, que está pensando em entrar, quem quer voltar e etc. Eu creio que o BigLinux tem muito potencial pra ser a distro perfeita pra iniciantes no Linux e que será uma distro reconhecida no mundo Linux no futuro.

7 curtidas

Não gosto de a base do BigLinux ser o Manjaro. Acho ter opção LTS é relevante para computadores de produção. A base não precisa ser Ubuntu ou Debian, como o Regata OS bem demonstra.

3 curtidas

Eu tbm não curto/curti o BigLinux quando testei. Tenho mais experiencias negativas do que positivas.
Também não curto o fato da base dele ser o Manjaro e a “trava extra” no KDE p/ poder editar.
Eo principal: Depois que eu instalei eu fui dar update (sudo pacman -Syu) e o sistema quebrou.

1 curtida

Atualmente é a distro que mais uso em livecd, por ter a instalação simples do Citrix, como mostrado nesse outro tópico:

Eventualmente preciso sair de casa com um notebook que não é o meu, basta eu iniciar o Big, ir na loja para instalar o Citrix e trabalhar de onde estiver com um note que não é meu. Já tentei fazer essa instalação e outras distros em livecd e não consegui, por isso, agora estou usando bastante nesses casos.

Outro ponto bom para destacar é a autonomia de bateria que o sistema proporciona, consigo ficar 7 horas com ele, enquanto que no Win11 (sistema do notebook) não chega a 5.

3 curtidas

· respondendo direto ao Sergio_H e vc, eu entendo que eles tentaram fazer uma base legalzinha pelo Manjaro pra iniciantes, mas isso pra mim não faz sentido. tanto por esse quesito de LTS e por ser manjaro em si!

ah, mas manjaro é mais leve e calmo e os pacotes já são testados e tals… não acho que é um bom motivo pra basear em manjaro, tanto que é um ponto que incomoda muita gente por já ter experiencias ruins com o manjaro e ficar com medo do big por ser baseado em manjaro. lembrei de um vídeo gringo falando sobre o quão bom o biglinux é, e um gringo respondeu de uma forma meio agressiva, sobre justamente a distro ser baseada em manjaro!!

Sugestão para a equipe do BigLinux

ao invés de usar a base manjaro, pq nao tentar apenas usar a base do arch? eu pessoalmente nunca tive problemas que o sistema deu, todos os problemas era por apps de terceiros ou configurações mal feitas. vocês também poderiam fazer a base ubuntu/debian + a base arch, que eu creio que chamaria mais gente.

obrigado pelos comentários de todos, sou meio novo nesse mundo Linux e amo a comunidade do Diolinux, tenham um ótimo dia!! :smiling_face:

1 curtida

O meu também é antigo e funciona que uma beleuza com o kernel 6.6 em janelas plasma x11 num fx8350 ddr3

1 curtida

o que mais me incomoda é os travamentos que tem no terminal, e não os do sistema! simplesmente o terminal fica com delay pra digitar (o que foi o principal motivo pra fazer eu voltar por arch), isso me incomoda muito mesmo

já pelo desktop não ligo muito pra travamentos, estou no Cinnamon no Arch pois o KDE está super bugado (ao ponto do plasma shell sempre crashar e demorar pra voltar), mas planejo reinstalar depois.

Realmente existe muitas distros com alguns problemas que estão constantemente sendo analisadas e corrigidas com atualizações, eu não sei se o debian entra nessa história já que ele é o mestre da estabilidade e suas distros variantes entre elas a mais polêmica “PeppermintOS” kkkk

2 curtidas

Usei por muito tempo.
Nunca tive problema com absolutamente nada.

Pude customizar, instalar .deb, compilar pacotes…
Em termos de atualizações também nunca tive problemas.

Tenho até um print da customização que tinha feito:

5 curtidas

esses problemas pra mim são mais direcionados para aplicativos que já vem no sistema que eu nunca usarei + a base manjaro que eu não gostei

alias, sua customização tá linda brother. é kde plasma amigo?

Também acho esquisita a base ser Manjaro.
Poderia usar o Arch mesmo pra dar uma refinada no sistema e não carregar “sujeira” da derivação de outro sistema.

E sim, é KDE Plasma.

1 curtida

concordo com o que você disse, concretizando o que nosso amigo falou aqui

ter a base do manjaro irá trazer os problemas do manjaro para o big, o que pra mim não faz sentido caso eles queiram ter “o sistema perfeito”.

1 curtida

Bem isso mesmo.
Uma base Arch seria mais limpa…

Agora estão fazendo outros sabores como o Gnome, Cinnamon e XFCE.
Mas em testes ainda.

1 curtida

Talvez esse vídeo possa responder suas dúvidas.

Um boa noite a todos.

2 curtidas

Resumo de IA pelo Gemini

O vídeo explica que o Big Linux é baseado no Manjaro, mas tem um repositório próprio. Isso significa que o Big Linux usa o Manjaro como base, mas tem muitas modificações e adições próprias. Por exemplo, o Big Linux tem um script que corrige problemas de instalação que podem ocorrer no Manjaro. O Big Linux também tem um repositório próprio, o que significa que ele pode ter acesso a pacotes que não estão disponíveis no Manjaro.

Me perdoem, mas pra mim esses scripts para solucionar problemas de instalação nem deveriam existir, pois o manjaro já é super polêmico
Igual ao manjaro, deveriam apenas pegar a base Arch e deixar mais fácil pro usuário, mas nao, pq nao apenas pegar a base do manjaro e botar ali com mais coisas ainda? kkkkkkk

Outro resumo pelo Gemini

O vídeo também explica que o Big Linux é uma distribuição Rolling Release. Isso significa que ele recebe atualizações frequentes, o que significa que você sempre terá acesso às versões mais recentes dos programas. No entanto, isso também significa que o sistema pode ser menos estável do que uma distribuição que recebe atualizações menos frequentes.

Como é uma rolling release, eh bem fácil do sistema quebrar, entao sendo uma rolling release + a base do manjaro já deixa muita gente preocupada.
um gringo comentou em um vídeo de uma pessoa falando sobre o biglinux “who tf bases their distro on manjaro” (algo assim), ninguém curte a base manjaro.

Não necessariamente, ser uma base Rolling Release vai fazer o sistema quebrar. Por exemplo: Tive mais problemas atualizando a versão do Ubuntu (do 23.10 para o 24.04) do que atualizando o Crystal Linux/Arch ou o Debian Testing.

O Ubuntu não chegou a quebrar, mas trouxe bugs bem chatos. E tem alguns outros exemplos de pessoas que tiveram problemas com a atualização para o 22.04 no meu tópico sobre isso. E pode ser que os problemas que enfrentei no Ubuntu não aconteceram com outra pessoa.

Muita coisa influencia se um sistema será instável ou não. Como você instala seus programas (Flatpak/Snap/AppImage, Repositórios Oficiais ou de Terceiros, Compilados Manualmente, ou aquele .deb/.rpm que você encontrou por aí), o seu Hardware (principalmente se tem placa da Nvidia) e até o que você executa em seu computador.

Recomendo que você veja o vídeo ao invés de pegar resumo de IA. Nisso aqui, a IA colocou num sentido totalmente diferente e distorceu muito.

Esses tais Scripts é para a instalação de alguns programas, como o Resolve. No vídeo não existe a informação de que existe um Script para corrigir erros do Manjaro.

4 curtidas

O titulo do tópico diz motivos para usar o big linux mas virou um motivos para não usa-lo rsrs

3 curtidas

meu note no dia tava sem o áudio funcionando, por isso peguei esse resumo

sobre o que você disse, eu não falei que a rolling release vai fazer o sistema quebrar, mas que é mais fácil e dá muito medo em outras pessoas (como o Cassiano disse que o sistema quebrou)

sim, você está certo, nisso não tem o que discutir :+1:
mas pessoalmente, tive mais problemas com o BigLinux na base manjaro do que o Arch puro, provavelmente pois o sistema traz muito mais coisa do que o necessário :pensive:

de qualquer forma, ainda sim é uma distro maravilhosa e incrível para iniciantes, só tem que ouvir mais alguns feedbacks desse tipo rs

1 curtida

Quebrou não sei se é por causa da base Manjaro ou do próprio Biglinux. Mas o fato é que eu não recomendo essas duas p/ ninguém