Fala pessoal, queria saber se tem alguma distro linux que tenha instalação de apps(como o libreoffice) mais simplificada, assim como no Windows, fui instalar a versão mais recente do libre office mexi pra cá e pra la e não consegui, ai queria saber se tem alguma mais de boa pra iniciante mesmo, que tenha a instalação de app semelhante ao Windows.
Olá @Gabriel_Elias, tudo bem contigo?
Das distros “mais comuns” que indicamos para iniciantes, praticamente todas possuem uma loja de aplicativos onde você pode instalar a maioria dos programas com poucos cliques, em alguns casos, apenas 1 clique é o bastante.
Principalmente quando falamos de programas que já estão nos repositórios como o LibreOffice. Talvez, você tenha complicado a coisa por acidente.
Em qual distro você está fazendo seus testes?
No momento não tive tempo de trocar e ainda estou no linux policorp, talvez esteja complicando mesmo, achei que teria de baixar no site oficial do libre office a versão mais recente 24.8.3 e me embolei no terminal.
Já explicou o problema.
Dá uma conferida nesse meu projeto AQUI
todas as distros tem seu jeito fácil de instalar pacotes pois os gerenciadores de pacotes tem interface gráfica (na maioria). vc nunca instalará apps no linux como no windows mas vc tem de rever como tentou instalar o LO. “mexi pra cá e pra la” certamente não é a forma correta e, por isso, você não conseguiu.
Então Eddie… repositório não é lá um termo muito popular e quando fura a bolha é geralmente algo negativo, a maioria das distros para iniciantes (se não todas) que eu já vi indicando traz uma loja o que é bom, mas aí temos um problema do que é “iniciante”, porque iniciante implica em “em que?” Linux? Ótimo, temos uma lojinha, pesquisa, abre o app, clica em instalar e show de bola
Já em informática a coisa muda de nível… Isso porque a população inicia com Android o que significa que a maioria das pessoas no máximo vai instalar o Whatsapp e Tik Tok porque já aparecem na página inicial da Play Store e os demais vão no “instala pra mim”, mas enfim, aparentemente ele quer algo assim:
Por isso que distros assim deveriam ser valorizadas e mais recomendadas, o que me faz sugerir:
Eu que já tenho um tempinho no Linux, ficaria tãaaao feliz se as distros viessem todas assim hahaha Muito bom. Dá até paz no coração.
Acho que quando for formatar de novo, vou dar uma chance ao TigerOS. hehe
2 postagens fora do escopo foram divididas em um novo tópico: Ressalvas sobre furar a bolha e indicações
Todas as distros têm instalação simplificada de apps, tirando aquelas q compilam do source
Foi modo de dizer desculpe, utilizei todos os comando direitinho como estavam lá mas não consegui,instalei mas o libreoffice novo não foi continuou a versão antiga, ai tentanto resolver virou um ciclo sem fim, fiquei muito tempo e desisti.
Sempre admirei e defendi todas as distros no mundo linux.
Agradeço muito ao linux por oferecer suporte ao meu pc, não tenho do que reclamar pelo contrário só agradecer.
Instalação de apps simplificada ?
Não existe nada de complicado só basta ler
Eu nunca testei o Policorp Linux, mas segundo o site deles é baseado no Debian 12 Bookworm - que é uma distro LTS - por esse motivo, alguns pacotes estarão em versões mais antigas. Distros neste formato, acabam trocando os pacotes mais novos por versões mais testadas.
Geralmente o objetivo é oferecer uma experiência mais estável e oferecer um suporte mais eficiente. Para ter acesso aos programas mais recentes você tem algumas opções:
- Ativar o suporte a Flatpak no seu computador.
- Tentar resolver o problema do instalador que não funcionou.
- Usar outra distro que ofereça pacotes mais recentes.
Particularmente, creio que ativar o suporte a flatpak é o mais simples e vai te dar acesso a muitos programas em versões mais recentes. Você pode seguir estas instruções para ativar o Flathub e então, basta abrir o instalador de programas do sistema e instalar quais você desejar.
Cara, facilidade é algo muito incerto. Pois, para um mestre na construção civil é fácil construir uma ponte, um iniciante sempre vai achar difícil.
O que eu quero dizer é que não tem algo fácil, pois falar português é simples para nós, mas e para os pré-lusitanos? Eles tiveram que criar a língua portuguesa. No final, alguém deve trilhar o caminho da dor para aprender a criar algo que ajudará outros humanos, hoje é fácil calçar sapatos, mas algumas pessoas machucaram o pé para se ter a ideia de sapatos.
Bom, acho que para vc, a loja do Pop OS deve ser o início da trilha, depois vc pode tentar usar outras lojas. Ou quem sabe use Appimages acho uma boa.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.