Sou um usuário de Fedora Workstation Gnome. Estou esperimentando o KDE pela primeira vez no pc.
Alguém tem alguma dica de uso/configuração/etc?
Bom…
Eu também sempre usei mais o Gnome.
Mas o KDE para personalização também é perfeito!
Eu diria pra dar uma olhada nesse quesito dele que é bem completo!
Live Wallpapers, troca de tema de ícone e cores facilitado, tudo direto pela tela de configurações.
Se você gosta de TWM, poderia fazer alguns experimentos com o Bismuth ou algum outro script de tilling para KDE. Quando estou utilizando KDE, sempre instalo o Bismuth.
assista os vídeos do dionatan, no youtube. depois fuçe, fuçe e fuçe. quem não faz m… n aprende.
Seria melhor instalar em máquina virtual primeiro e testar pra ir se acostumando. Ou até usar em dual boot. A sugestão maior é fazer um backup dos dados antes de qualquer coisa e aproveitar a quantidade de personalização disponível. Teste recursos de cada vez. Não é bom ir mudando tudo ao mesmo tempo. E seja bem-vindo ao KDE!
Prudência e canja de galinha.
Teste 1 coisa de cada vez – e anote cada coisa que testar… antes de clicar em “Apply”.
A única dica que posso dar é uma configuração que me motiva a usar o KDE Plasma em vez de qualquer outro ambiente gráfico (com exceção do Cinnamon que também tem essas features):
-
A possibilidade de fazer com que o Dolphin visualize de forma diferente cada pasta. Por exemplo, na pasta de música, os arquivos e pastas são exibidos em forma de lista e em ordem alfabética, já na pasta de imagens, os arquivos e pastas são exibidos em formas de ícones e em ordem cronológica a começar pelo mais antigo. Infelizmente, por padrão, essa opção vem desabilitada. Fico mordido que literalmente todos os outros gerenciadores de arquivos (com exceção do Nemo do Cinnamon) não tem essa possibilidade tão básica que até o Windows Explorer do Windows XP tem.
-
Isso vale mais pra quem usa notebook: é possível fazer com que o sistema automaticamente desabilite o touchpad assim que o mouse USB é conectado, mas é preciso que você tenha o pacote
xf86-input-synaptics
(ouxserver-xorg-input-synaptics
…) instalado para que a função apareça nas configurações.
Minhas dicas:
1 - Evite se aventurar a instalar aqueles temas Lindos ( mas complexos e cheios de pacotes) que tem em videos. Quebrar o ambiente é fácil tentando instalar.
2 - Se possível, evite usar o Discover, para atualização e instalação, prefira o bom e velho DNF no terminal.
3 - Não, vc não vai conseguir usar somente programas feitos em QT, então desencana e pode instalar seus programas favoritos mesmo em GTK.
Cara se tu nunca usou antes eu sugiro explorar bastante o Plasma, ele tem muitas, mas muitas opções de personalização e leva um tempo pra vc descobrir tudo o que dá para fazer. Dá para deixar ele do jeito que você quiser só com as opções que vem por padrão, sem precisar instalar nenhuma extensão. Como o pessoal disse aí, talvez fosse melhor vc dar uma mexida nele na VM primeiro, para depois configurar na sua máquina, pode acontecer de quebrar, não é comum, mas pode acontecer.
Divirta-se! O KDE é incrível, com certeza irá perder um “tempinho”, com uma, se não a DE, com mais opções de personalização…
Algo que o @frc_kde não disse mas sempre leio que faz: desative o Baloo. Ganha leveza e não é lá tão necessário…
Use e abuse da personalização e do equilíbrio entre beleza e performance
Use com moderação.
A “indexação” de zilhões de arquivos só é útil para quem usa Tags, Rate, Comments. – Eu prefiro nomes com “strings” relevantes (data, assunto, tipo 2022-09-04_17-33-13_Rc_Dolphin-Info-Panel-F11.jpg
), e organizar em pastas:
Olá
Eu também desligo a opção de indexação de pesquisa:
Não vale de nada quando se usa no Dolphin pois geralmente não encontra coisa alguma, além de ser um processo “pesadinho” rodando em segundo plano. Prefiro usar o KFind, que é instantâneo.
Outra coisa é usar o Wayland como servidor gráfico, pois me parece mais fluído.
Assim, por enquanto, eu diria para instalar o widget “Show Desktop (Win7)”. Pode parecer uma alternativa puramente cosmética ao Show Desktop nativo do Plasma, que é só um ícone, mas esse plasmóide teve uma adição bem bacana na versão atual. Ele traz uma funcionalidade do Plasma que foi depreciada pelo modo edição, o chamado “Lock Widgets”. Isso faz com que as opções de edição dos painéis e widgets no desktop, simplesmente desapareçam. No meu caso, são menos itens no menu de contexto. Para outros, pode evitar dedo nervoso ou dedo escorregadio xD
De resto, recomendo só ir futucando mesmo. Ver as opções que o Plasma possue foi como eu aprendi o que eu sei. Qualquer coisa, é só perguntar aqui no fórum. Tenho certeza que não sou o único que terá um prazer em explicar algo
Lembrei de um plasmoide bem útil, não me lembro do nome agora, mas a função dele é fazer backup das configs do Plasma e da Latte Dock - se der algo errado, dá pra voltar; num dos vídeos de customização do Plasma no Linuxscoop aparece, vale a pena a pesquisa. E sim, o Linuxscoop é referência em tutoriais de customização, muito legal os vídeos deles
Não concordo com o @Rodrigo_Chile e o @kevinlucasilva sobre o Baloo. Na verdade isso é preconceito desmedido que já forçou o mantenedor do Baloo a sair do projeto KDE justamente por causa desse tipo de recomendação. Se for assim para qualquer coisa no Plasma que poderia ser melhorado, então é melhor nem usar o Plasma e voltar para o Gnome porque tudo está em estado de melhoria.
Eu não desativo o Baloo e nunca tive problemas com performance. Na verdade, eu uso openSUSE Tumbleweed com KDE Plasma e o sistema é extremamente responsivo, até mesmo quando Baloo e Akonadi estão ativos e funcionando. Sem falar que o Elisa depende do Baloo para indexação de músicas e melhorou bastante nas últimas atualizações. Um dos bugs que eu tinha com o Elisa foi corrigido e agora tudo funciona como deveria e com velocidade. Se o Baloo der problemas, reporte para a equipe do KDE, assim eles podem resolver. Belê?
Latte Dock salva as customizações por padrão mas não recomendo usar o Latte, pelo menos por enquanto. O projeto está sem mantenedor, já que o Psifidotos trabalhou por muito tempo nele, sozinho, e agora saiu.
Sobre as customizações dos painéis no plasma, aí é uma boa dar uma olhada nesses backups aí.
Depois que você se divertir e chegar em um resultado que te agrade, pode usar essa dica para salvar suas configurações do Plasma. Assim, se quiser formatar, não vai precisar configurar tudo na unha novamente.
Mano, “preconceito desmedido”, do que você tá falando? Eu tô comentando minha experiência, pois foi o que ele pediu: dicas de usuários do KDE Plasma sobre o KDE Plasma.
Pra mim, o Baloo é um processo desnecessário que fica rodando em segundo plano, pesando em processamento e uso de disco sem ganho real. É até um dos problemas do Dolphin, tu tenta pesquisar algo e não encontra corretamente nas pastas e subpastas, por isso tenho de usar o KFind.