Alguém conhece uma distro linux mais estável para o Positivo Motion Q464C-O?

Tentei usar várias distros nessa bomba, como Ubuntu, Pop! OS e até mesmo o Zorin OS, mas sempre tenho problemas em relação ao driver, problemas com som, em uma distro não funciona, outra fica dando um zumbido o tempo todo, as vezes até problemas com bluetooth, que não funcionava… Ai meio que fico com uma dor de cabeça com esse notebook.
Tive que retornar ao Windows 10, mas ele meio que usa metade do “EMMC” dessa coisa. E o W10 ainda vai ser descontinuado, aí fico meio sem ter o que fazer com esse notebook.
Alguém sabe se tem uma distro linux boa pra esses notebooks ou como resolver esse problema de drivers de linux em computadores da positivo?

3 curtidas

Já tentou OpenSUSE TW? Eu gosto bastante do SO e acho bem estável, creio que vale a pena a tentativa.

Olá @SnumpusGx, tudo bem contigo?

Essa série Motion é um pouco chata para instalar Linux, dá uma conferida nesse guia escrito pelo @Natanael.755, acredito que pode te ajudar.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Tive um parecido com esse, mas de apenas 32gb de armazenamento. A distro que se deu melhor com ele foi o Debian, depois que eu rodei o isenkram-cli ele completou o que faltava.

Esse notebook hoje pereceu, mas na época usei uma instalação do debian mínima (por conta do espaço reduzido) + lxqt e tudo correu bem.

Seguem uns vídeos que me ajudaram a chegar ao resultado que queria naquele note:

Quanto ao isenkram, nunca achei tutorial a base foi a documentação do debian:
https://www.debian.org/releases/bullseye/amd64/ch06s04
especificamente, no tópico 6.4.3. Completar o Sistema Instalado. Não sei se após as mudanças ocorridas no instalador do debian 12 ele já aplicará o que for necessário. Aí só testando realmente.

esse “NoBo” não é um daqueles tablets disfarçados que o jonatan já fez vídeo?

Opa, voltando pra esclarecer o que eu fiz pra resolver o problema:

Em resposta à minha dúvida (demorei pra responder pq acabei esquecendo :P) e baseado na minha experiência testando as distros, o Debian e o Arch Linux (ambos usando KDE Plasma) foram as distribuições que conseguiram resolver meu problema. Atualmente eu tô usando o Arch Linux, mas o Debian (e possivelmente derivados) também resolvem.

• Obs: Não sei como o computador comporta atualmente com outras DEs (como Xfce, Cinnamon etc) porque eu só testei com o KDE e o GNOME. o GNOME (no Debian) acabou dando uns bugs principalmente no reprodutor VLC, que ficou engasgando nos vídeos em que eu assistia por lá.
2 curtidas

No debian infelizmente a equipe da VideoLAN quebrou o suporte do ffmpeg e isso e uma das causas desses lags(fora a otimização porca do app), recomendo usar o Celluiod ou SMPlayer e MPV pq são infinitamente superiores no desempenho de reprodução

2 curtidas

Ou também pode ser porque o Gnome é mais pesado mesmo e ele passa longe de ser ideal para máquinas tão básicas como esse Positivo Motion.

1 curtida

Tem esse fator, mas se ver os benchmarks(phoronix tem) o VLC e o pior da maioria

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.