Ajustar hora no Arch Linux

Olá cats, como vão? Espero que esteja tudo ok com vocês!

Bom, estou usando o Arch Linux a quase um ano e estou muito feliz! De coração, obrigada a todos por terem me ajudado nesta jornada de aprendizagem.

Mas, nem tudo são flores… Mesmo após sete meses de uso e de ter aprendido bastante, ainda tenho problemas para ajustar o relógio do computador.

Ele está três horas e quatro minutos adiantado. Já tentei o comando em modo root: # date -s hh:mm:ss. Ele mudava, mas assim que eu desligava o PC ele voltava a ficar errado, agora, nem isso mais. Ele não se corrige mesmo após este comando.

Tentei fazer o seguinte passo:

1. Instalei o pacote ntp
  2. Tentaria editar o arquivo /etc/ntp.conf para deixar apenas:
    server 0.br.pool.ntp.org iburst
    server 1.br.pool.ntp.org iburst
    server 2.br.pool.ntp.org iburst
    server 3.br.pool.ntp.org iburst
  3. Salvaria e fecheria.
  4. Rodei os comandos:
    ntpd -qg
    hwclock --systohc

Porém não funcionou. Porque não tenho autorização para entrar em /etc/ntp.conf. Coloquei vim /etc/ntp.conf e aí deu certo, porém se eu editar (o que o vim já avisa que não posso fazer), o arquivo não salva com alterações, mesmo após :wq!

Por favor, alguém sabe me dizer como ajustar meu relógio?

Desde já, muito obrigada!!!

1 curtida

Acerte o relógio da placa mãe.

No meu Dell Inspiron, eu tenho que ficar apertando F2 na hora que ligo o computador para entrar na UEFI/BIOS e daí achar o menu de horas…

Ou ative um serviço de ntp… Você deve fazer as alterações nos arquivos de configuração, por exemplo, /etc/ntp.conf como raíz do sistema, ou usando sudo vim.

3 curtidas

Será que a bateria da placa-mãe ( pilha CMOS) já não chegou ao fim da sua vida útil?

3 curtidas

:wave:t2: Olá @Ana_Paula :pray:t2:

Quando puder, digita no terminal o seguinte comando:

timedatectl status

Se o resultado for Brazil no timezone então teremos de alterar para America/Sao_Paulo. Para executarmos esta alteração digite o comando abaixo no terminal:

timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo

Feito isso, reinicia o computador para fazermos o teste.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas

Você pode tentar o chown para ganhar acesso:
sudo chown <seu usuário>:<grupo do seu usuário> /etc/

Outra alternativa para modificar a data e hora é pelo próprio ambiente gráfico, no Gnome por exemplo, eu coloquei a timezone da minha região e deixei a opção de atualizar a data e hora automaticamente ligada (isso requer conexão com a internet).

4 curtidas

Me parece que a bateria do computador precisa ser trocada.

Ao editar arquivos de configuração do sistema, use sudo antes do comando (e forneça sua senha de usuária) – ou entre em modo superusuário, digitando primeiro su (e forneça sua senha de root). – Neste segundo caso, não esqueça de sair do modo superusuário, quando terminar a edição de arquivos do sistema.

Na última instalação do Arch Linux (UEFI-GPT), fiz o seguinte – onde o prompt “#” indica que fiz como superusuário:

# ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo/etc/localtime /etc/localtime
# hwclock --systohc
# timedatectl set-ntp true

Se não me engano, foi o que também fiz na primeira instalação do Arch Linux (Bios-MBR)

3 curtidas

Olá @RuKsu :heart:! Tudo bem?

Segui suas orientações, mas após reiniciar as horas ainda estão incorretas…

1 curtida

Olá, tudo bem?
Segui os passos recomendados mas ainda não funcionou. Tenho que reiniciar o computador?

1 curtida

Oi @anon6385769 .
Muito obrigada, usando o sudo vim consegui editar, porém ao rodar os comandos ntpd -qg
hwclock --systohc, aparece essa mensagem no terminal:

hwclock: Não foi possível acessar o relógio de hardware por nenhum método conhecido.
hwclock: Use a opção --verbose para consultar os detalhes de nossa pesquisa por um método de acesso.

1 curtida
$ timedatectl list-timezones

$ timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo
$ timedatectl set-timezone UTC

List é para ver as opções

2 curtidas

Oi, tudo bem?
Segui suas sugestões, ficou assim, mas não corrigiu as horas…

1 curtida

Faça só o primeiro:
$ timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo
Isso devia arrumar a hora de vez.
O segundo comando faz com que o horário volte à UTC, e não é isso que você quer, já que o horário de Brasília é UTC -3.

PS.: A atualização por ntp devia ser feita automaticamente, mããããããs, caso não seja o caso, você pode sempre ativar ela com:
$ timedatectl set-ntp true

3 curtidas

Oi. Não deu certo… Ou tem que reiniciar?

Não necessariamente, o serviço do timedate uma hora vai ter que colocar a hora em ordem. Mas reinicie lá, não custa nada tentar.

1 curtida

Qual a sua desktop?

1 curtida

Acho que você usa cinnamon.

Veja no final no modo gráfico se está configurado certo.

E você pode escolher buscar hora via internet

1 curtida

Boa Tarde Ana Paula. Você está usando Xfce correto??. Tente clicar com o botão direito do Mouse sobre o Relógio depois vá em “Propriedades” depois digite no Fuso Horário “Brazil” é com ‘z’ mesmo ai é só vc escolher qual região é a sua.

4 curtidas

Oi. Eu uso xfce.

Oi boa tarde. Eu clico com o botão direito e não aparece essa opção.
Aparece Relógio (que esta apagado e não funciona ao clicar), Propriedades, Mover, Remover e Painel. Neste último não tem nada relacionado a configurar o relógio.

Reiniciei. Infelizmente ainda não funcionou.