Olá cats, como vão? Espero que esteja tudo ok com vocês!
Bom, estou usando o Arch Linux a quase um ano e estou muito feliz! De coração, obrigada a todos por terem me ajudado nesta jornada de aprendizagem.
Mas, nem tudo são flores… Mesmo após sete meses de uso e de ter aprendido bastante, ainda tenho problemas para ajustar o relógio do computador.
Ele está três horas e quatro minutos adiantado. Já tentei o comando em modo root: # date -s hh:mm:ss. Ele mudava, mas assim que eu desligava o PC ele voltava a ficar errado, agora, nem isso mais. Ele não se corrige mesmo após este comando.
Porém não funcionou. Porque não tenho autorização para entrar em /etc/ntp.conf. Coloquei vim /etc/ntp.conf e aí deu certo, porém se eu editar (o que o vim já avisa que não posso fazer), o arquivo não salva com alterações, mesmo após :wq!
Por favor, alguém sabe me dizer como ajustar meu relógio?
No meu Dell Inspiron, eu tenho que ficar apertando F2 na hora que ligo o computador para entrar na UEFI/BIOS e daí achar o menu de horas…
Ou ative um serviço de ntp… Você deve fazer as alterações nos arquivos de configuração, por exemplo, /etc/ntp.conf como raíz do sistema, ou usando sudo vim.
Quando puder, digita no terminal o seguinte comando:
timedatectl status
Se o resultado for Brazil no timezone então teremos de alterar para America/Sao_Paulo. Para executarmos esta alteração digite o comando abaixo no terminal:
timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo
Feito isso, reinicia o computador para fazermos o teste.
Você pode tentar o chown para ganhar acesso: sudo chown <seu usuário>:<grupo do seu usuário> /etc/
Outra alternativa para modificar a data e hora é pelo próprio ambiente gráfico, no Gnome por exemplo, eu coloquei a timezone da minha região e deixei a opção de atualizar a data e hora automaticamente ligada (isso requer conexão com a internet).
Me parece que a bateria do computador precisa ser trocada.
Ao editar arquivos de configuração do sistema, use sudo antes do comando (e forneça sua senha de usuária) – ou entre em modo superusuário, digitando primeiro su (e forneça sua senha de root). – Neste segundo caso, não esqueça de sair do modo superusuário, quando terminar a edição de arquivos do sistema.
Na última instalação do Arch Linux (UEFI-GPT), fiz o seguinte – onde o prompt “#” indica que fiz como superusuário:
Oi @anon6385769 .
Muito obrigada, usando o sudo vim consegui editar, porém ao rodar os comandos ntpd -qg
hwclock --systohc, aparece essa mensagem no terminal:
hwclock: Não foi possível acessar o relógio de hardware por nenhum método conhecido.
hwclock: Use a opção --verbose para consultar os detalhes de nossa pesquisa por um método de acesso.
Faça só o primeiro: $ timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo
Isso devia arrumar a hora de vez.
O segundo comando faz com que o horário volte à UTC, e não é isso que você quer, já que o horário de Brasília é UTC -3.
PS.: A atualização por ntp devia ser feita automaticamente, mããããããs, caso não seja o caso, você pode sempre ativar ela com: $ timedatectl set-ntp true
Boa Tarde Ana Paula. Você está usando Xfce correto??. Tente clicar com o botão direito do Mouse sobre o Relógio depois vá em “Propriedades” depois digite no Fuso Horário “Brazil” é com ‘z’ mesmo ai é só vc escolher qual região é a sua.
Oi boa tarde. Eu clico com o botão direito e não aparece essa opção.
Aparece Relógio (que esta apagado e não funciona ao clicar), Propriedades, Mover, Remover e Painel. Neste último não tem nada relacionado a configurar o relógio.