Ajuda para escolher uma placa de video

Pessoal, tudo joia com vocês né? Aqueles colegas com mais experiencia em hardware, as vezes podem me dar uma ajudinha e, se não for local apropriado, ja antecipo desculpas aos colegas!

Com a subida de preços do XBOX Gamepass, estou considerando fazer um upgrade no pc e adpatá-lo pra jogos deixando de lado a ideia de comprar um console que iria comprar ao meu filho no próximo aniversário, em fevereiro.

Ele joga basicamente FC2025, eu que de vez enquando me aventuro em alguns outros jogos, nada competitivos. Minha maquina atualmente é um Ryzen 5 PRO 3350g, 2x 8GB DDR4 1.666 Mhz, 1TB SSD Nvme, instalado sob uma placa Asus B450M Gaming/BR.

Ja sei que irei trocar as memórias nesse processo e estou considerando sapecar uma placa de video que não apresente gargalo com esse processador, e até vi algumas sugestões com a IA, por exemplo: AMD Radeon RX 6500 XT ou NVIDIA GeForce GTX 1650/RTX 3050, considerando ainda placas como a AMD Radeon RX 6600 ou NVIDIA GeForce RTX 4060/RTX 3060, sabendo que essas placas estariam limitadas ao processador, a não ser que eu substitua o CPU por um Ryzen 5 5600.

Sei que é um assunto mais complexo, e demanda análise de uma série de variáveis, mas considerando opções pra alguém que não joga no modo competitivo, e que tem como orçamento algo como o preço de um console em vista, e claro, a experiencia de vocês que jogam no pc e já possuem esses hardwares, gostaria de contar com a contribuição de dicas a partir da experiencia própria de vocês pra balizar um pouco eventuais decisões de minha parte nesse sentido.

Eu tambem estou fazendo um Up para a placa de video, e dizem se tiver um pouco mais de dinheiro, compensa pegar uma rx 7600, uma rx 6600 vai tar numa faixa de 1500reais e a 7600 1700reais, vou poupar um pouco e pegar 7600, uma amd rx 7600 para meu PC que é um Ryzen 5 5600gt, 16gb ram, vai rodar tudo no alto.

Já partindo para a rtx 4060 só rico 3K numa placa se ta loko, para recomendar placa de video é dificil porque depende do bolso do endividuo, se você tem dinheiro pega á RTX 4060 da geforce ou asus, se for pobre igual eu uma RX 7600 já roda tudo na tu configuração.

3 curtidas

Eu tenho essa placa e gosto muito, veja as equivalentes da amd e compra a que tiver mais barata.

NVIDIA é mais chata no linux mas se pesquisar bem TB funcionam e muita gente usa porem AMD e intel vem com os drivers no kernel linux o q facilita a vida.

5 curtidas

Existem questões ai que envolvem compatibilidade com o Hardware atual, não necessariamente o investimento é só na placa, mas vou dar uma olhada.

Opa, valeu a sugestão =D

Opa, @caiovale! Tudo bem? :slight_smile:

Você tem um bom ponto de partida. Adicionando a placa de vídeo, já poderá se divertir bastante. Contudo, esse processador tem arquitetura Zen+ (com baixo nível de IPC para os padrões atuais) e apenas 4 núcleos e 8 threads. Mesmo se pegasse uma placa de vídeo mais simples, muito provavelmente você ainda iria querer trocá-lo. O Ryzen 5 5600 seria ótima pedida.

Sobre a RAM, acredito que você digitou errado, pois não há RAM DDR4 1666 MHz. As memórias provavelmente são 2666 MHz. E, embora essa seja uma frequência relativamente baixa para DDR4, você não precisa trocá-las. Os 16 GB ainda são mais que suficientes para jogar e aumentar a frequência não traria grande ganho com a placa de vídeo dedicada.

Sobre a placa-mãe, é AM4 e será suficiente para o Ryzen 5 5600 se houver um mínimo de circulação de ar dentro do gabinete (pois não há dissipadores nos VRMs), então pode mantê-la. O mesmo vale para o SSD. Faltou, contudo, mencionar o componente mais importante: a fonte de alimentação.

Se você pretende jogar no Linux, eu já começaria cortando todas as placas da Nvidia. Os drivers abertos da AMD e da Intel vão te dar muito mais tranquilidade para usar qualquer distribuição, além de você estar investindo em empresas que são benéficas para o software livre. Placa da Nvidia só faz sentido no Linux para quem depende necessariamente do ecossistema CUDA para trabalhar com aplicações profissionais.

No mais, não é legal pedir indicações de hardware para uma IA. Placas como a RX 6500 XT (que usa um anêmico PCI-Express x4) e a GTX 1650 não fazem sentido atualmente, e a RTX 3050 8 GB sempre foi uma compra ruim (já que existe a RX 6600, que é bem melhor, na mesma faixa de preço). A RTX 3050 6 GB, por sua vez, seria opção ainda pior, já que é muito fraca pelo valor praticado.

A RX 6600 seria boa compra, mas apenas se encontrasse pelo valor certo (ela andou subindo de preço). Eu diria perto de R$ 1.300,00. Acima dela, há a RX 7600, que faz sentido se encontrar abaixo dos R$ 1.700,00, mas tem ficado cada vez menos vantajosa, já que existe a RX 9060 XT 8 GB, que é muito melhor, perto dos R$ 2.100,00.

A RTX 5060 a gente finge que não existe. Porque, além de ter a questão da Nvidia que mencionei, é capada por uma comunicação PCI-Express x8, enquanto a RX 9060 XT usa x16. Para placas-mãe limitadas a PCI-Express 3.0, como a sua, ainda mais tendo apenas 8 GB de VRAM, isso pode fazer uma baita diferença.

A RTX 4060 é uma placa de entrada da geração passada. A concorrente dela é a RX 7600. A RTX 4060 nunca valeu e nunca valerá R$ 3.000,00. A RTX 4060 só faz sentido se estiver um pouquinho mais cara que a RX 7600 (já que o desempenho bruto das duas tende a ficar bem próximo, mas a RTX 4060 leva vantagem em jogos que exigem muita VRAM por ter melhor algoritmo de compressão, além de poder usar o DLSS).

A RTX 4060 anda sendo encontrada por R$ 2.200,00, o que mesmo assim é muito caro e não faz sentido, já que a RX 9060 XT 8 GB está nessa faixa de valor (ou mesmo a RTX 5060). Ou seja, a RTX 4060 é, atualmente, um produto para se manter distância.

A Intel ARC B580 de fato tem se destacado como um custo-benefício bem interessante. No Windows, as placas da Intel ainda estão ganhando maturidade, e os drivers possuem problemas de excessivo overhead (uso de recursos exagerados do sistema, especialmente processador), mas isso tem melhorado ao longo do tempo.

No Linux eu não sei como andam, mas tenho escutado bons relatos de quem tem. :wink:

4 curtidas

Cara, como tá a situação dessas Intel no Linux atualmente? Funciona tipo AMD? Só funciona bem com resizeable bar né? Sempre tive curiosidade de usar uma dessas, já vi umas promoções muito boas desses modelos.

EDIT: To vendo o vídeo aqui, bem interessante. O que quebra no meu setup é que esse Ryzen primeira gen não tem suporte pra PCIEx 4.0, mesmo a MoBo tendo o slot. Quem sabe num futuro próximo.

Então , eu jogo pouco red dead 2 e emuladores ps2 e yuzu e nada online então melhor ver videos de review para ter uma ideia melhor, nos jogos que joguei não tive nehum problema e não usei nenhum patch q o psy greg falou só o kernel padrão do arch , a unica comparação q posso falar é com minha placa radeo rx580 que ficou no chinelo em comparação.
aqui fiz alguns benchmark mas ja ta velho isso

Opa, a Fonte é de 550 whats 80 plus

Obrigado pelas opções fornecidas, irei pesquisar e acompanhar com mais cuidado. Como deve imaginar a compra dela implicaria em uma possível substituição da fonte, e consequentemente da CPU, irei fazer orçamentos pra ver o que cabe no bolso. O fato da minha placa oferecer um PCIe 3x0 não é um limitador relevante?

Relevante apontar que a dedicação do seu post tirou outras duvidas que foram me surgindo no caminho e por isso, registro minha gratidão à sua dedicação ao meu post!

Como fui mencionado aqui, resolvi dar uma contribuição.

Não compre na Kabum. Não acharam meu endereço, não me ligaram, expirou o prazo para resolverem meu problema, deram várias disculpas, e não entregaram meu produto. Perdi cem reais.

Eu comprei meu PC na Terabyteshop, na época saiu por R$ 4.657,16 com:

Placa Mãe Biostar B550MX/E PRO, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4
1 Unidade(s)

Memória DDR4 Redragon Rage, 16GB, 3200Mhz, Red, GM-702
2 Unidade(s)

Fonte SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, SF-B600FL
1 Unidade(s)

Gabinete Duex Office, MATX, Black, Sem Fonte, Sem Fan, DX255-10-1
1 Unidade(s)

Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000927BOX
1 Unidade(s)

Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing, 90-GA2RZZ-00UANF
1 Unidade(s)

Cabo de Força Teccon Padrão BR, Tripolar, 3x0,75mm, 3 Metros
1 Unidade(s)

Monitor Gamer SuperFrame Vision, 23.8 Pol, Full HD, 107% sRGB, Fast IPS, 1ms, 180Hz, HDR, FreeSync, HDMI/DP, SFVFB-23180-FHD-PRO
1 Unidade(s)

Pasta Térmica DeepCool Z3 DP-TIM-Z3-2
1 Unidade(s)

Completasso. E eu passei um bom tempo escolhendo. Só errei no Gabinete, que não cabe a placa de vídeo. Eu uso em formato test-bench. Logo mais chegará um SSD nvme pra ele.

Essa MOBO tem suporte a PCIe Gen 4, mas somente com Ryzens a partir de um ponto específico.

Tudo funciona bem. Estou satisfeito.

Se for usar Linux, evite nvidia. Qualquer vez que atualizar o kernel vai ter que esperar sair uma atualização do driver. Outra vida com AMD.

1 curtida

@caiovale Fico contente em saber que as informações foram úteis. :smiley:

Sobre a fonte, a potência (550 W) seria mais que suficiente para qualquer uma das placas de vídeo que foram mencionadas aqui. Contudo, é necessário conhecer exatamente o modelo da fonte para atestar a qualidade, pois o Selo 80 Plus não tem utilidade: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1192309-esqueçam-o-80-plus-entenda-porque-a-certificação-é-questionável/

A placa-mãe com PCI-Express 3.0 poderia limitar a placa de vídeo em algumas situações específicas. Contudo, não será muito impactante se optar pelas placas recomendadas:

• No caso da RX 7600, apesar de ser x8, o nível de desempenho não chega a sofrer limitação relevante, desde que você ative o Resizable BAR na BIOS.
  • A RX 9600 XT 8 GB é x16 e, por usar o slot inteiro, não sofre muito também. Novamente, ative o Resizable BAR na BIOS.
  • A Intel Arc B580 também é x8, mas tem 12 GB de VRAM e bus de 192 bits. O driver da Intel é muito dependente do Resizable BAR, mas, novamente, basta ativá-lo para não sofrer perda relevante.

Uma placa que sofreria mais no slot 3.0 seria a RTX 5060. Mas não a recomendo, de qualquer forma. Como mencionado (e reforçado pelos colegas), não faz sentido comprar Nvidia se o objetivo for apenas jogar no PC com Linux.

Por sinal, a RX 9060 XT 16 GB tem caído bastante de preço. Já é possível encontrá-la por R$ 2.700,00 mesmo fora de promoções. Se optar por ela, vai ter excelente longevidade para rodar qualquer coisa junto com o Ryzen 5 5600. Ela tem sido apontada frequentemente como a placa que mais compensa nessa geração.

2 curtidas

placa de vídeo + fonte de alimentação (Corsair CX Series CX750, 750W ou +)

Essa configuração não demanda tanta potência, mesmo com as placas mais poderosas citadas neste tópico. Se a fonte dele for de qualidade (o que saberemos com base no modelo), ele poderá mantê-la com total tranquilidade.

Inclusive, a linha CX da Corsair sofreu um grande downgrade na última revisão, passando a usar uma versão do projeto da CV (linha esta que foi reprovada nos últimos testes do Teclab). Não compensa pelo valor.

Se a pessoa joga títulos atuais, é recomendável considerar um pouco de escalabilidade, já que computadores para jogos ficam desatualizados rapidamente. Isso facilita uma futura atualização para uma placa de vídeo de melhor qualidade.
Em relação às fontes da Corsair, sempre recomendo a linha top de linha, por conta da qualidade do projeto.
Os testes devem sempre considerar várias fontes, além do Teclab, e os resultados precisam ser replicáveis.

1 curtida

Se for para upgrades futuros, aí pode fazer sentido pegar uma fonte mais potente mesmo. Mas diria que não precisa ir tão longe como 750 W.

No mais, as linhas topo de linha da Corsair (como a RMx e a HX) de fato são excelentes. As linhas de entrada (como a CV e a VS) são apenas passáveis. A linha CX antiga (de rótulo cinza) era intermediária, mas hoje é uma linha de entrada com preço inflado (uma CV ligeiramente melhorada).

Os testes do Teclab são bem rigorosos: https://www.youtube.com/watch?v=g-E-Z9YHc1M

Tier list: SPL's PSU Tier List - Planilhas Google

Sempre avalio o custo-benefício e a disponibilidade no Brasil. As linhas topo de linha da Corsair eu usaria em servidores.

Sim e os testes devem ser replicáveis por terceiros, levando em consideração as variáveis de ambiente.

Custo-benefício é uma das principais razões para não recomendar fontes Corsair CV e CX de rótulo preto (ou seja, as CX novas, que têm projeto muito mais simples que as antigas). Há inúmeras fontes de valor próximo ou mais baixo com construção e desempenho superiores.

As CX antigas, de rótulo cinza, realmente eram excelentes opções. Elas desempenhavam muito acima da média do segmento intermediário, o que as aproximava até mesmo de fontes de segmentos superiores. Contudo, as novas (de rótulo preto) não compensam.

Piorar a linha e manter o nome “CX” foi uma jogada de marketing da Corsair, pois o nome é forte devido ao histórico da linha. Foi bem desagradável terem feito isso, mas infelizmente esse tipo de coisa é frequente nesse mercado. :face_with_diagonal_mouth:

As fontes são testadas fora do gabinete e sob ar condicionado, condições que o próprio Teclab comenta que não são realistas. Mas são suficientes para o propósito: fontes que não conseguem passar até mesmo em condições tão favoráveis seriam ainda piores dentro de um gabinete quente. As demais condições podem ser replicadas.

Tenho clientes que usam a linha CX da Corsair (rótulo cinza); nunca tive reclamações, e é sempre bom ouvir os relatos dos usuários finais sobre o produto.

Nunca usei as de rótulo preto. Os testes em diferentes laboratórios batem? No caso é só comprar as de rótulo cinza.

Aí está o X da questão… No Brasil, a realidade é outra: 40 graus na sombra e 80 fora. Os testes deveriam ser baseados em uma temperatura ambiente próxima da realidade dos usuários, principalmente onde não há uso de ar-condicionado ou qualquer outro sistema de resfriamento do hardware.

Brasileiro é isso:

Como o Brasileiro CLT Força um PC a Existir

O legal são os REACT também :rofl: :rofl:

Se o jogo abre é porque roda :rofl: :rofl: :rofl:

Taxadd - corra que a taxa vem aí

Mesmo assim, os testes do Teclab são uma boa fonte para se basear.

2 curtidas

Esse fim de semana, vou conferir especificamente qual a fonte do desktop para dar um feedback aqui, estou, por questões de trabalho, distante da minha residência.

Fotos da fonte que veio nesse setup