Ajuda na escolha de uma nova distro

5.13.x

2 curtidas

e vamos de solus

1 curtida

Se fosse só questão de um kernel mais novo, dava de usar Ubuntu based por causa que existe ferramenta de troca de Kernel via GUI, mas ele quer o Gnome 40, ai só sobra: Arch based, openSUSE TW e Fedora 34.

1 curtida

Vou dar uma olhada no Solus para ver se me agrada.

E quanto ao Gnome 40, será que eu consigo mudar o adwaita para o tema do Ubuntu ou outro tema?

Eu não gosto dessas cores:

Acho muito acertado o tema do Ubuntu( dark).

Valeu.

Você pode usar o tema de ícones Yaru, mas não sei o passo a passo de como mudar, pois estou acostumado coma facilidade do Plasma quanto a personalização :sweat_smile:
O Solus, por padrão no Gnome, usa o Papirus.

1 curtida

claro que pode
vc só precisa do tema e do gnome tweaks.
(dá pra mudar pelo terminal tbm)

Aproveite e dê uma olhada na matéria que publiquei, você terá uma visão geral sobre a distribuição, ficará bem por dentro sobre ele: Solus otimizado para hardwares Intel

1 curtida

Eu estou olhando as dicas do pessoal eu agora entrei num dilema: “descobri” o KDE e achei muito legal.

Mas estou meio cismado de que tanta configuração não quebre com o tempo.

@daniloancilotto vi esse seu post: Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito - #4186 by daniloancilotto

O que acontece se você quiser reinstalar o sistema? Vai ter que passar horas para refazer isso tudo?

P.S

O que os olhos não veem o coração não sente. Esse dilema é chato… ahhahahah

2 curtidas

KDE Plasma é o ambiente mais personalizável que existe, logo, é normal que tenha muitas opções de configurações disponíveis.

“Quebrar com o tempo”, se refere a “quebrar o sistema” ou “quebrar a interface”?
Se for o sistema, pode ficar tranquilo, isso é impossível de acontecer, no máximo você pode acabar aplicando alguma configuração indesejada, coisa que pode ser revertido clicando em “Restaurar” (Ou em “Padrões”).

O Plasma dele é bonitão neh? Eu uso Plasma desde 2018, sempre fico impressionado com a personalização da galera aqui do fórum, mas até hoje não faço ideia se é fácil ou difícil personalizar o Plasma, pois sempre usei o layout padrão da distribuição:

Por algum motivo, nunca me despertou interesse em aprender a personalizar, mas confesso que existe um pouco de preguiça nisso :sweat_smile:

6 curtidas

Pra personalizar “basico”, basta usar a aba de aparencia do menu de configurações.

2 curtidas

Eu digo quebrar a interface. Sei lá, uma atualização que quebra as extensões…O Gnome é super estável… Nunca vi quebrar a interface. Ele pode ser meio lento, mas sempre fica do mesmo jeito, atualizando ou não.

Não necessariamente, depois desse vídeo aí já formatei meu PC 2 vezes, todas distros com o KDE Plasma, e em nenhuma das vezes precisei reconfigurar, isso porque mantenho o meu /home, inclusive faço backup dele atualizado toda semana com rsync.

2 curtidas

Então todas essas configurações ficam em /home?

Andei procurando aqui pelo fórum e vi alguns problemas em um tal de “compositor” do KDE. Parece que esse componente dá problema e a interface fica sem efeitos.

Isso acontece com vocês?

A maioria das customizações ficam no /home, só alguns applets ficam no /, então particionando direitinho não precisa reconfigurar numa eventual formatação.

Outra coisa também, o KDE Plasma mais novo tem uma opção que facilita replicar as configurações.

2 curtidas

Na verdade, existe sim uma grande possibilidade do GNOME quebrar numa atualização de versão sem antes desabilitar as extensões, inclusive os devs do GNOME sempre deixam isso bem claro, eles recomendam desativar as extensões:

gsettings reset org.gnome.shell 'enabled-extensions'

Atualizar versão do GNOME sem desativar as extensões é por conta e risco do usuário.

Se há, ao menos eu não me recordo de nenhum problema que envolva o KWin (compositor do KDE).

Sou usuário NVIDIA, e KDE Plasma foi o ambiente que me ofereceu melhor desempenho e fluidez em jogos nestes últimos 3 anos, além do compositor KWin resolver um problema que eu vinha sofrendo desde 2012, que eram os malditos tearings (rasgos de tela).

O procedimento para remover o tearing é abrir o Compositor e desmarcar a caixa “Permitir que os aplicativos bloqueiem a composição”:

image

2 curtidas

Olha, essa captura de tela aí é antiga. Com as versões mais recentes do tema Adwaita, eu acho que deu uma boa melhorada, especialmente o tema dark.

Mas isso é questão de gosto pessoal, e é fácil instalar novos temas no GNOME, na internet você encontra muitos, até mesmo o Yaru.

Eu ultimamente tenho usado o tema GTK Fluent, juntamente com o tema de ícones no meu XFCE. Se quiser, dê uma olhada nesse link, tem também muitos outros temas legais lá, veja se algum te agrada. No Pling você também encontra vários temas.

3 curtidas

Eu já tive problemas desse tipo com o KDE Plasma, mas por conta que a placa de vídeo do meu PC é antiga e não suporta os recursos que o Plasma exige. Eu fiz alguns ajustes em uns arquivos do sistema, troquei o OpenGL pelo Xrender e ficou usável, mas ainda com alguns problemas, até que eu desisti do Plasma e mudei para o XFCE.

Mas se você tem um hardware mais recente, não deve ter esses problemas, eu acho.

2 curtidas

Antes de dormir, resolvi baixar e instalar o Ubuntu 21.10 numa VM. Fiz uma pequena modificação. Olhem o resultado:

Eles deram uma escurecida no tema. Está mais próxima da tonalidade do Gnome puro, creio eu. Ficou legal.

P.S

Acho muito bonito esses ícones que o Ubuntu faz… O Monitor do Sistema é muito bom… Discos, calculadora. Eu gosto disso, acho um capricho.

Bom, quando chegar o SSD( creio que essa semana) eu vou instalar o openSUSE com Gnome para ver como se comporta.

3 curtidas

Estou com o SSD. Nossa… bem que falaram. É instantâneo…

Instalei o Ubuntu para testar(ver se pegava instalando com internet) mas não deu certo mesmo. Vou de openSUSE Gnome.