Ajuda na escolha de uma nova distro

Olá pessoal.

Alguns de vocês já devem estar inteirados sobre o hardware do meu PC novo. O que chegamos à conclusão é que para aproveitá-lo, preciso usar um kernel mais atual.

Eu sempre usei Ubuntu, mas comecei a olhar outras distros por causa do Gnome 40. Estive pensando em até usar o Ubuntu 22.04 LTS, dependendo de como o Gnome se apresente nele.

Enquanto isso, gostaria de tirar proveito do hardware que tenho. Alguns me falaram no openSUSE Tumbleweed. Pelo que entendi é uma distro que sempre atualiza (não vai ter versões tipo Ubuntu).

Pensei também em olhar o Fedora, mas não simpatizo muito com ele. Sei lá, parece um sistema de testes…

O que vocês me aconselham? Um Debian, talvez?

Obrigado.

Eu já usei o Fedora e achei um sistema muito bom, com tudo atualizado e estável. Eu recomendaria que você o testasse por pelo menos uma semana. A única coisa que me desagradou foi o genrenciador de pacotes DNF, que achei um pouco lento. Mas dependendo da configuração da sua máquina você pode nem sentir tanta diferença, meu hardware é antigo e com apenas 4GB de RAM, por isso não fiquei usando ele.

1 curtida

Se você quiser uma RR que não seja Arch based e nem openSUSE TW (Gecko Rolling), recomendo dar uma olhada no Solus. Ele possui uma versão com Gnome (já no 40) e a loja possui praticamente tudo. O que não tiver, você pode instalar facilmente via Flatpak ou Snap (que já vem habilitado por padrão).

Fácil, simples, atualizada e estável.

https://getsol.us/download/

3 curtidas

vc não necessariamente depende da distro para ter um kernel mais recente

esse é o propósito, ser o laboratório de teste da red hat

o debian costuma trazer pacotes mais antigos,mas como esta próximo ao lançamento de uma nova versão, o kernel disponível nele é o 5.10 vc pode testar e ver se funciona tudo.

3 curtidas

Ai que tá. O Kernel 5.10 não oferta suporte a décima primeira geração da intel, visto que Rocket lake é de março de 2021 e o Kernel 5.10 lançou no final de 2020.

e o solus?

5.13.x

2 curtidas

e vamos de solus

1 curtida

Se fosse só questão de um kernel mais novo, dava de usar Ubuntu based por causa que existe ferramenta de troca de Kernel via GUI, mas ele quer o Gnome 40, ai só sobra: Arch based, openSUSE TW e Fedora 34.

1 curtida

Vou dar uma olhada no Solus para ver se me agrada.

E quanto ao Gnome 40, será que eu consigo mudar o adwaita para o tema do Ubuntu ou outro tema?

Eu não gosto dessas cores:

Acho muito acertado o tema do Ubuntu( dark).

Valeu.

Você pode usar o tema de ícones Yaru, mas não sei o passo a passo de como mudar, pois estou acostumado coma facilidade do Plasma quanto a personalização :sweat_smile:
O Solus, por padrão no Gnome, usa o Papirus.

1 curtida

claro que pode
vc só precisa do tema e do gnome tweaks.
(dá pra mudar pelo terminal tbm)

Aproveite e dê uma olhada na matéria que publiquei, você terá uma visão geral sobre a distribuição, ficará bem por dentro sobre ele: Solus otimizado para hardwares Intel

1 curtida

Eu estou olhando as dicas do pessoal eu agora entrei num dilema: “descobri” o KDE e achei muito legal.

Mas estou meio cismado de que tanta configuração não quebre com o tempo.

@daniloancilotto vi esse seu post: Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito - #4186 by daniloancilotto

O que acontece se você quiser reinstalar o sistema? Vai ter que passar horas para refazer isso tudo?

P.S

O que os olhos não veem o coração não sente. Esse dilema é chato… ahhahahah

2 curtidas

KDE Plasma é o ambiente mais personalizável que existe, logo, é normal que tenha muitas opções de configurações disponíveis.

“Quebrar com o tempo”, se refere a “quebrar o sistema” ou “quebrar a interface”?
Se for o sistema, pode ficar tranquilo, isso é impossível de acontecer, no máximo você pode acabar aplicando alguma configuração indesejada, coisa que pode ser revertido clicando em “Restaurar” (Ou em “Padrões”).

O Plasma dele é bonitão neh? Eu uso Plasma desde 2018, sempre fico impressionado com a personalização da galera aqui do fórum, mas até hoje não faço ideia se é fácil ou difícil personalizar o Plasma, pois sempre usei o layout padrão da distribuição:

Por algum motivo, nunca me despertou interesse em aprender a personalizar, mas confesso que existe um pouco de preguiça nisso :sweat_smile:

6 curtidas

Pra personalizar “basico”, basta usar a aba de aparencia do menu de configurações.

2 curtidas

Eu digo quebrar a interface. Sei lá, uma atualização que quebra as extensões…O Gnome é super estável… Nunca vi quebrar a interface. Ele pode ser meio lento, mas sempre fica do mesmo jeito, atualizando ou não.

Não necessariamente, depois desse vídeo aí já formatei meu PC 2 vezes, todas distros com o KDE Plasma, e em nenhuma das vezes precisei reconfigurar, isso porque mantenho o meu /home, inclusive faço backup dele atualizado toda semana com rsync.

2 curtidas

Então todas essas configurações ficam em /home?

Andei procurando aqui pelo fórum e vi alguns problemas em um tal de “compositor” do KDE. Parece que esse componente dá problema e a interface fica sem efeitos.

Isso acontece com vocês?

A maioria das customizações ficam no /home, só alguns applets ficam no /, então particionando direitinho não precisa reconfigurar numa eventual formatação.

Outra coisa também, o KDE Plasma mais novo tem uma opção que facilita replicar as configurações.

2 curtidas