Agora é possível instalar a calculadora do Windows no Linux

Antes da chegada de forma definitiva do Microsoft Edge para Linux, podemos ter uma “”palhinha”” de mais um app da Microsoft rodando no Linux sem maiores problemas ou “gambiarras”.

Pra quem não está entendendo nada, a Microsoft anunciou a liberação do código fonte do Windows Calculator através da licença MIT no GitHub, no ano passado (2019). Sendo assim, qualquer pessoa poderia pegar esse código e compilar o aplicativo.

Assim, o pessoal da empresa Uno Platform (não confunda com o jogo UNO da Ubisoft :sweat_smile:) pegou o código do Windows Calculator e compilaram, surgindo assim o app chamado Uno Calculator.

O Uno Platform usa como base do código (codebase) C# e XAML, e para renderizar os desenhos que são feitos na tela, com a ferramenta Skia. Além de usar o shell do GTK para a “decoração das janelas”.

O Uno Calculator foi possível, graças a parceria do Uno Platform e o pessoal da Canonical, que viu na ferramenta um potencial enorme em trazer ferramentas de outros sistemas para o Linux, através do seu empacotamento via Snap.

Para instalar e testar o Uno Calculator, basta copiar/colar o comando abaixo no terminal (lembrando que precisa ter o snap já instalado no sistema.) :

sudo snap install uno-calculator --beta

Feito isso basta esperar o término da instalação e aproveitar o app. Vale lembrar, que o app ainda está em fase beta, e “crashs” podem acontecer.

Segundo ainda a Canonical, eles pretendem trazer mais apps (que forem compatíveis com a tecnologia) de outras plataformas através do Uno Platform.

Para ver os anúncios da parceria, tanto da Uno Platform quanto da Canonical, podem ser acessados aqui e aqui respectivamente.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 Curtidas

É tanta coisa da Microsoft saindo para Linux também que só falta o Office mesmo e uma “distro Windows”.

1 Curtida

Para além disso já não vai ser necessária o Windows

1 Curtida