Olá, pessoal!
Estou precisando de ajuda com o meu notebook Acer Aspire 3.
Eu tinha o Zorin OS instalado e, por engano, acabei ficando com duas instalações do Zorin (dual boot entre dois Zorin OS). Para resolver isso, decidi fazer uma reinstalação limpa do sistema.
A instalação foi concluída normalmente, chegou a 100%, pediu para reiniciar e não apresentou nenhum erro durante o processo. Porém, após reiniciar, o notebook passou a exibir a mensagem:
“Default Boot Device Missing or Boot Failed”
Até agora já tentei:
Verificar a BIOS (modo UEFI está ativado).
Confirmar que o HD é reconhecido pela BIOS.
Inicializar pelo pendrive do Zorin em modo Live.
Executar o Boot-Repair, que informou que o boot foi restaurado com sucesso, mas também mostrou a mensagem “Locked-NVRAM detected”.
Na BIOS Acer, usei a opção “Select an UEFI file as trusted for executing” e selecionei o arquivo EFI/ubuntu/shimx64.efi. Ao confirmar, apareceu a mensagem “File is exist”, mas nenhuma nova entrada de boot foi criada.
Mesmo depois de tudo isso, o notebook continua exibindo “Default Boot Device Missing or Boot Failed”.
Alguém já passou por esse problema em um Acer Aspire 3 ou sabe como resolver? Qual seria o próximo passo?
Agradeço desde já pela ajuda!
Curioso… aconteceu algo semelhante comigo,porêm selecionar usando “Select an UEFI file” corigiu… você salvou na bios o novo arquivo? Checou o Security Boot?
‘“Locked-NVRAM detected” significa que o Boot-Repair restaurou os arquivos de inicialização, mas não conseguiu atualizar a memória NVRAM da placa-mãe. A NVRAM é onde o computador guarda a ordem de boot (qual sistema inicia primeiro).’
Isso é curioso,você tem algum PIN na BIOS, ou problema na memoria/Bateria da BIOS?
A proposito, voce checou se o ZorinOS aparece pelo menu de Ordem De BOOT ou no F9/Boot Menu?
Estaremos aí!
Oi
Entao quado eu vou no select an UEFI fili" para salvar um arquivo quado eu finalizo da a mensagem " FILE is exist" e o secure boot esta enabled pois se ele estiver desabilitado nao consigo ter acesso ao menu de select an UEFI.
O que seria o PIN da bios ?
Se for a senha de administrador na bios tenho sim
E acho que nao tenho poblema de bateria na bios
Checeu sim mais ele nao aprece no menu
E no menu de boot manerger que no menu e no f12 so aparece a instalaco que eu inha istalado os zorin antigo antes de fazer a reinstalação
Pelo que você descreveu, me parece que os arquivos EFI foram gravados corretamente, mas a BIOS não está criando (ou atualizando) a entrada de boot na NVRAM. Isso combina com a mensagem “Locked-NVRAM detected” que o Boot-Repair mostrou.
Como no Boot Manager ainda aparecem apenas as entradas antigas do Zorin, eu faria alguns testes antes de partir para uma reinstalação.
Inicialize pelo modo Live do Zorin e execute:
sudo efibootmgr -v
Esse comando mostra todas as entradas UEFI gravadas na NVRAM. Assim dá para verificar se a instalação nova realmente criou uma entrada ou se a BIOS está ignorando ela.
Também gostaria de confirmar uma coisa:
[ -d /sys/firmware/efi ] && echo "UEFI" || echo "Legacy"
Se retornar UEFI, a instalação foi iniciada no modo correto. Se retornar Legacy, o bootloader pode ter sido instalado no modo errado.
Outra informação importante é verificar se os arquivos EFI realmente existem:
sudo ls -R /boot/efi/EFI
Normalmente deve existir algo parecido com:
EFI/
├── Boot
├── ubuntu
│ ├── grubx64.efi
│ └── shimx64.efi
Como é um Acer, existe um comportamento conhecido em alguns modelos: a BIOS ignora novas entradas UEFI e inicia apenas pelo caminho padrão.
Se a pasta EFI/Boot não existir ou não contiver o arquivo BOOTX64.EFI, uma alternativa é copiar o shimx64.efi para esse caminho:
sudo mkdir -p /boot/efi/EFI/Boot
sudo cp /boot/efi/EFI/ubuntu/shimx64.efi /boot/efi/EFI/Boot/BOOTX64.EFI
Muitas BIOS da Acer inicializam automaticamente esse arquivo quando não encontram uma entrada válida na NVRAM.
Por fim, você poderia postar aqui a saída destes comandos?
sudo efibootmgr -v
sudo fdisk -l
sudo ls -R /boot/efi/EFI
Com essas três saídas dá para saber exatamente onde está o problema e evitar ficar tentando soluções no escuro.
oi desculpa a demora mais so consegir mexer no notebook agora
o comado sudo efibootmgr -v
me deu essa imagem
Enviando: Captura de tela de 2026-07-01 21-43-20.png…
o comado [ -d /sys/firmware/efi ] && echo “UEFI” || echo “Legacy”
me retornou “UEFI”
o comado sudo ls -R /boot/efi/EFI
![]()
o comado sudo efibootmgr -v
de deu isso
o comado sudo fdisk -l
o comando sudo ls -R /boot/efi/EFI deu isso
![]()
Analisando as informações que você enviou, acho que encontramos um ponto importante.
O comando:
sudo ls -R /boot/efi/EFI
retornou:
ls: não foi possível acessar '/boot/efi/EFI': Arquivo ou diretório inexistente
Mas isso não significa que os arquivos EFI não existem. Como você está usando o modo Live do pendrive, a partição EFI do HD ainda não está montada.
Pelo fdisk -l vemos que ela existe normalmente:
/dev/sda1 512M Sistema EFI
Então vamos verificar o conteúdo dela de fato.
Monte a partição EFI:
sudo mkdir -p /mnt/efi
sudo mount /dev/sda1 /mnt/efi
Depois execute:
ls -R /mnt/efi
ou
find /mnt/efi -maxdepth 3
O que queremos confirmar é se existe algo parecido com:
EFI/
├── Boot/
│ └── BOOTX64.EFI
└── ubuntu/
├── shimx64.efi
├── grubx64.efi
└── grub.cfg
Outro detalhe que observei é que o efibootmgr mostra que existe uma entrada UEFI (Boot0000) apontando para:
\EFI\ubuntu\shimx64.efi
Ou seja, aparentemente a NVRAM possui uma entrada válida.
Se mesmo assim a BIOS continua exibindo “Default Boot Device Missing or Boot Failed”, começam a existir duas possibilidades mais prováveis:
- os arquivos
shimx64.efiegrubx64.efinão estão mais na partição EFI; - ou a BIOS da Acer está ignorando essa entrada (algo relativamente comum em alguns modelos).
Primeiro vamos confirmar o conteúdo da partição EFI. A partir daí fica bem mais fácil saber se basta reconstruir os arquivos de boot ou se será necessário usar o caminho padrão EFI/Boot/BOOTX64.EFI, que costuma resolver esse comportamento em notebooks Acer.
Recomendo ver se o hdd está bom.
Normalmente é erro de hdd.
Pode ser reparado, mas pode ocorrer novamente.
Pode ver com qdiskinfo, pois é de fácil visualização.
o QDiskInfo pode intalar usando isso aqui:
Ubuntu / Linux Mint / Debian
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/qdiskinfo
sudo apt update
sudo apt install qdiskinfo
ele deve aparecer algo assim
se nao aparecer verde o disco esta comprometido,
mas como dito, pode ser reparado dependendo do problema.
Como usa secure boot, podem não estar assinados
Não sei como funciona no mint.
Aqui criei alguns tópicos para debian.
Não sei se é o mesmo procedimento
Como está a ordem do boot?
Se puder tire foto.
Tente colocar este efi file boot em primeiro.
Não conheço a bios
Apesar que você desativou o secure boot
ok..
pergunta:
você instalou o sistema em modo uefi ou legacy?
Se instalou em legacy, tem que iniciar em legacy.
Nao me lembro em que modo que instalei mais acho que fou UEFI
Coloque legacy e veja se inicia
Se você teclar enter não aparece outra opção?