Olá, pessoal!
Estou precisando de ajuda com o meu notebook Acer Aspire 3.
Eu tinha o Zorin OS instalado e, por engano, acabei ficando com duas instalações do Zorin (dual boot entre dois Zorin OS). Para resolver isso, decidi fazer uma reinstalação limpa do sistema.
A instalação foi concluída normalmente, chegou a 100%, pediu para reiniciar e não apresentou nenhum erro durante o processo. Porém, após reiniciar, o notebook passou a exibir a mensagem:
“Default Boot Device Missing or Boot Failed”
Até agora já tentei:
Verificar a BIOS (modo UEFI está ativado).
Confirmar que o HD é reconhecido pela BIOS.
Inicializar pelo pendrive do Zorin em modo Live.
Executar o Boot-Repair, que informou que o boot foi restaurado com sucesso, mas também mostrou a mensagem “Locked-NVRAM detected”.
Na BIOS Acer, usei a opção “Select an UEFI file as trusted for executing” e selecionei o arquivo EFI/ubuntu/shimx64.efi. Ao confirmar, apareceu a mensagem “File is exist”, mas nenhuma nova entrada de boot foi criada.
Mesmo depois de tudo isso, o notebook continua exibindo “Default Boot Device Missing or Boot Failed”.
Alguém já passou por esse problema em um Acer Aspire 3 ou sabe como resolver? Qual seria o próximo passo?
Agradeço desde já pela ajuda!
Curioso… aconteceu algo semelhante comigo,porêm selecionar usando “Select an UEFI file” corigiu… você salvou na bios o novo arquivo? Checou o Security Boot?
‘“Locked-NVRAM detected” significa que o Boot-Repair restaurou os arquivos de inicialização, mas não conseguiu atualizar a memória NVRAM da placa-mãe. A NVRAM é onde o computador guarda a ordem de boot (qual sistema inicia primeiro).’
Isso é curioso,você tem algum PIN na BIOS, ou problema na memoria/Bateria da BIOS?
A proposito, voce checou se o ZorinOS aparece pelo menu de Ordem De BOOT ou no F9/Boot Menu?
Estaremos aí!
Oi
Entao quado eu vou no select an UEFI fili" para salvar um arquivo quado eu finalizo da a mensagem " FILE is exist" e o secure boot esta enabled pois se ele estiver desabilitado nao consigo ter acesso ao menu de select an UEFI.
O que seria o PIN da bios ?
Se for a senha de administrador na bios tenho sim
E acho que nao tenho poblema de bateria na bios
Checeu sim mais ele nao aprece no menu
E no menu de boot manerger que no menu e no f12 so aparece a instalaco que eu inha istalado os zorin antigo antes de fazer a reinstalação