Estamos passando por uma época de mudança, onde cada vez menos, dependemos de aplicativos e serviços locais, para realizarmos nossas atividades, tanto para produtividade, como para jogar um jogo, ou consumir conteudo.
A Microsoft, percebendo que cada vez menos dependemos, de algo local, está criando diversos serviços na nuvem, que podem ser acessados de diversas plataformas, OneDrive ( serviço de armazenamento na nuvem ), Microsoft Office 365 ( office direto do browser, estando ligado diretamente ao OneDrive ), Xcloud ( serviço de jogos na nuvem ) e diversos outros produtos, focados na nuvem, mas um deles entra em especial, o Microsoft Virtual Desktop, que oferece aplicativos, e desktops na Nuvem, utilizando o Microsoft Azure, isso despertou em mim uma questão:
" -Será que o Linux desktop local ira morrer? "
Apesar de alguns de vocês não terem, entendido muito bem a minha questão, é que com a Microsoft, dando esse primeiro passo para o desktop como um serviço na nuvem, as empresas que desenvolvem sistemas operacionais para desktop, comecem a enxergar o Desktop como um serviço na nuvem, o futuro, o problema é que as distribuições Linux, não poderão funcionar assim, nem todas as empresas, organizações, e pessoas, por trás das distros Linux, podem desembolsar, dinheiro para criar uma infraestrutura gigante, para rodar essas distros Linux na nuvem, e eu tenho medo que o mundo Linux no futuro se resuma as empresas gigantes, Cannonical, Red Hat, entre mais algumas.
E que, provavelmente as distros Linux pequenas que temos hoje, talvez, não existam mais daqui há 6~9 anos…
Desculpem pelo meu português…