A minha primeira arte feita no Krita

Eu tinha feito essa arte há algumas semanas, mas decidi postar somente agora por aqui. Essa foi uma primeira arte que fiz usando o Krita, programa esse que usei pela primeira vez.

E essa foi um desenho bem simples que digitalizei apenas para testar o Krita. E para uma primeira vez, fiquei bem satisfeito

Timelapse:

Comentários do Processo no meu Blog:

Observações de alguém que veio do PaintTool SAI

Eu vim do PaintTool SAI 2, e não que o PaintTool SAI não me atenda (pelo contrário, ele é um programa bem simples e faz muito bem o seu trabalho), mas ele tinha um ponto negativo: Ele não rodava no Linux. Somente no Windows. E era impossível usar o PaintTool SAI via Wine: rodar, até rodava, mas a janela simplesmente travava.

E como eu desenho no mouse, tive que buscar por alguma alternativa que fosse o meio termo entre um programa totalmente Bitmap e um que fosse totalmente Vetorial, como o PaintToolSAI. Nisso, veio o Krita.

Estranhei algumas coisas no Krita, sendo uma delas a borracha da Linework, que existe no PaintTool SAI, mas não no Krita. A outra coisa que estranhei é que a parte Vetorial não dá tanta liberdade como no PaintTool SAI, tendo que lidar com vetores, tal como num Inkscape da vida.

Mas teve coisas que gostei muito, como a ferramenta de Imagens de Referência. É bem útil, pois não fica criando aquele monte de camadas de imagens que você está usando de referência no momento. É bem prático.

Eu gostei muito de sair da minha zona de conforto que eu estava com o PaintTool SAI. Consegui encontrar um Krita um programa tão prático quanto o PaintTool SAI, mesmo que eu tenha que aprender algumas das particularidades do PaintTool SAI.

E embora que eu não curta muito fazer desenho no Digital, para os próximos desenhos que eu fizer no Digital quero usar o Krita.

23 curtidas

Eu gosto muito do krita, sempre fico meio incomodado que ninguem fala sobre ele, mas sempre citam o gimp, que na minha experiência pro meu uso é mt pior

Realmente são bem poucos que falam do Krita, o que pra mim é meio triste, pois é um programa de desenho bem competente.

muito bom. parabéns.

1 curtida

O Krita é um excelente software para desenho. Ele atende muito bem tanto artistas iniciantes quanto profissionais, pois é intuitivo e poderoso. Eu uso para desenhar com a mesa digitalizadora.

Contudo, para edição de imagens, ainda prefiro o GIMP. Ele é mais completo e fácil de usar nesse caso.

Para cada uso, uma ferramenta ideal. Por mais que exista alguma sobreposição, o foco desses softwares é completamente diferente e nem faz sentido colocá-los como concorrentes. :wink:

2 curtidas

Vi que ele é bem poderoso, mas ainda fiquei um pouco perdido com ele, pois por anos usei esse carinha aqui, que eu já estava bem confortável em usar:

Para o GIMP tenho que ver como eu poderia migrar o meu Workflow do Affinity pra ele e estruturar as minhas edições no GIMP de um jeito parecido que eu faço no Affinity.

Isso é fato! Cada ferramenta com a sua especialidade. O Gimp concorre com o Affinity, Photoshop e afins, não com o Krita.

1 curtida

Mais um desenho com o Krita

Estava querendo mãos um desenho para digitalizar, até que decidi pegar um desenho de dez anos atrás, quando estava começando a lidar com o PaintTool SAI e refazer.

E esse foi o resultado do desenho:

E gostei ainda mais desse resultado do que do desenho passado. Para mim, esse desenho ficou bem melhor do que o primeiro desenho que fiz no Krita e aprendi a lidar melhor com as ferramentas vetoriais.

Comentários do Processo:

Timelapse

E como não pode deixar de ser, gravei a timelapse com o OBS e editei ela com o FFMPEG (para retirar o áudio e acelerar a Timelapse em 35x) e o Shotcut (para juntar as peças e colocar uma musica).

Também fiz a Thumbnail do Vídeo no Krita. E até que gostei disso.

E claro que eu fiz uma comparação da Timelapse de 2024 com a de 2014 (que acelerei mais do que era originalmente). Também editei no Shotcut.

3 curtidas

Fiz a minha nova imagem de Perfil no Krita

Sinto que aos poucos estou aprendendo mais com o Krita e que já melhorei bastante desde o meu primeiro desenho. E esse aqui foi o resultado:

E aprendi um novo parâmetro, dessa vez foi o “Grow” da Varinha Mágica, que faz com que a seleção se estenda um pouco mais. Indo disso no valor 0…

… para isso no valor em 5

Comentários do Processo e Timelapse

Também coloquei os comentários do Processo em meu Blog, comentando esse parâmetro que acabei descobrindo e que melhorou um pouco a minha pintura no Krita.

E também fiz a Timelapse. Acabei mudando o meu editor do Shotcut para o Kdenlive e foi bem melhor. Assim como a Timelapse anterior, acelerei a timelapse em 35x com o FFMPEG.

3 curtidas

pelo que vi é possível usar o krita com imagens vetoriais e em bitmap (o tal dos pixels), você prefere usar qual para desenhar?

2 curtidas

Como eu desenho com o Mouse, eu faço a Linework com a camada Vetorial e pinto o desenho com a camada Bitmap.

Basicamente eu uso os dois tipos de camadas.

1 curtida

Lembro-me como se fosse ontem nos tempos de escola eu adorava desenhar veículos automotores, eu gostava muito tanto que na época ouve um desafio na sala de aula para quem desenhar algo que chamasse atenção da escola inteira ganharia prêmios e o seu desenho ficaria estampado no quadro da galeria de artes, eu desenhei o ônibus viação 1001 nielson diplomata, fiquei em 3° lugar e o prêmio foi um biscoito recheado de chocolate com todinho kkkkk
Deixei esse DOM de lado para me juntar na música. Se eu tivesse meu dom de volta eu iria te pedi permissão para eu desenhar suas “raposas” dentro de um carro “camaro ss chevrolet 1978” de cor vermelha com o nome peppermint.

1 curtida

Poderia até continuar desenhando pô. Por vezes é legal fazer as dias coisas que você gosta, pois por vezes elas conversam.

Pessoalmente adoro escrever, principalmente tutoriais para ajudar aos outros. Eu até já tive alguns blogs onde eu postava tutoriais de Informática (Principalmente Linux), mas como eu havia deixado de usar Linux em 2013, acabei deixando os Blogs de lado e tentei focar mais nos desenhos. Mas sentia que faltava algo.

Só senti que os meus desenhos ficaram mais completos quando comecei novamente um Blog, mas dessa vez focado nos desenhos e em relatar o processo dele, tanto para saber como fiz, como para mostrar aos outros como fiz.

Normalmente sou bem tranquilo quanto a isso. Pode desenhar algum de meus personagens se quiser.

Blz rapaz, eu gosto de sempre pedir autorização do desenvolvedor tanto que na minha distro favorita foi a mesma coisa, eles me deram carta branca para fazer o que quiser desde que seja pra uso pessoal.
Eu enviei um e-mail para a AMD, Nvidia e a EliteGroup solicitando autorização para fazer travesseiros usando a logomarca dessas empresas e eles autorizaram para uso pessoal.

2 curtidas

gostei

3 curtidas