A minha primeira arte feita no Krita

Eu tinha feito essa arte há algumas semanas, mas decidi postar somente agora por aqui. Essa foi uma primeira arte que fiz usando o Krita, programa esse que usei pela primeira vez.

E essa foi um desenho bem simples que digitalizei apenas para testar o Krita. E para uma primeira vez, fiquei bem satisfeito

Timelapse:

Comentários do Processo no meu Blog:

Observações de alguém que veio do PaintTool SAI

Eu vim do PaintTool SAI 2, e não que o PaintTool SAI não me atenda (pelo contrário, ele é um programa bem simples e faz muito bem o seu trabalho), mas ele tinha um ponto negativo: Ele não rodava no Linux. Somente no Windows. E era impossível usar o PaintTool SAI via Wine: rodar, até rodava, mas a janela simplesmente travava.

E como eu desenho no mouse, tive que buscar por alguma alternativa que fosse o meio termo entre um programa totalmente Bitmap e um que fosse totalmente Vetorial, como o PaintToolSAI. Nisso, veio o Krita.

Estranhei algumas coisas no Krita, sendo uma delas a borracha da Linework, que existe no PaintTool SAI, mas não no Krita. A outra coisa que estranhei é que a parte Vetorial não dá tanta liberdade como no PaintTool SAI, tendo que lidar com vetores, tal como num Inkscape da vida.

Mas teve coisas que gostei muito, como a ferramenta de Imagens de Referência. É bem útil, pois não fica criando aquele monte de camadas de imagens que você está usando de referência no momento. É bem prático.

Eu gostei muito de sair da minha zona de conforto que eu estava com o PaintTool SAI. Consegui encontrar um Krita um programa tão prático quanto o PaintTool SAI, mesmo que eu tenha que aprender algumas das particularidades do PaintTool SAI.

E embora que eu não curta muito fazer desenho no Digital, para os próximos desenhos que eu fizer no Digital quero usar o Krita.

19 curtidas

Eu gosto muito do krita, sempre fico meio incomodado que ninguem fala sobre ele, mas sempre citam o gimp, que na minha experiência pro meu uso é mt pior

Realmente são bem poucos que falam do Krita, o que pra mim é meio triste, pois é um programa de desenho bem competente.

muito bom. parabéns.

1 curtida

O Krita é um excelente software para desenho. Ele atende muito bem tanto artistas iniciantes quanto profissionais, pois é intuitivo e poderoso. Eu uso para desenhar com a mesa digitalizadora.

Contudo, para edição de imagens, ainda prefiro o GIMP. Ele é mais completo e fácil de usar nesse caso.

Para cada uso, uma ferramenta ideal. Por mais que exista alguma sobreposição, o foco desses softwares é completamente diferente e nem faz sentido colocá-los como concorrentes. :wink:

1 curtida

Vi que ele é bem poderoso, mas ainda fiquei um pouco perdido com ele, pois por anos usei esse carinha aqui, que eu já estava bem confortável em usar:

Para o GIMP tenho que ver como eu poderia migrar o meu Workflow do Affinity pra ele e estruturar as minhas edições no GIMP de um jeito parecido que eu faço no Affinity.

Isso é fato! Cada ferramenta com a sua especialidade. O Gimp concorre com o Affinity, Photoshop e afins, não com o Krita.