A “guerra” entre distros Linux não faz sentido

Às vezes, na comunidade Linux, parece que não basta utilizar Linux - tem que escolher a “distro certa”. O problema é que essa “guerra de distros” não faz o menor sentido!

9 curtidas

Bom dia rapaz.
Na minha opinião não é exatamente uma guerra de distros, é uma questão a parte. Os usuários que estão saindo do windows e vindo para o linux eles perguntam quais distros recomendam para o PC deles mas recomendar não é o termo certo.

O básico do básico é saber quais requisitos tem um PC para instalar a distro equivalente pois, não é esse o protocolo ?
O mínimo exigido do pinguim é 1GB de ram e 1Ghz Single Core CPU dependendo da distro.

Eu não posso chegar aqui com um K6-2 500 com 128MB PC66 e alguém dizer "Instala o Fedora Workstation 41
Eu já disse em muitos tópicos aqui que sou fã e gosto demais da minha distro e mesmo assim eu não recomendo ela para os outros. O administrador desse site Edson Silva pode verificar meus tópicos e conversa com tópicos referentes a distros recomendadas que em nenhum momento eu recomendo a distro que uso.

E pra finalizar a minha opinião kkk

Isso nem devia ser um ponto pra ser discutido assim tão ferreamente,
a não, use esse aqui, use o peppermint.

kkkkkk
É por isso que eu amo esse site.

1 curtida

É por isso que é bizarro quando surge alguém no fórum perguntando, “distro recomendada”, isso é uma coisa pessoal, não tem como eu saber o que é o melhor para outra pessoa, eu só posso saber o que é melhor para mim.
Mesma coisa com a SWAP, tem umas tabelinhas na internet que fazem o menor sentido de existirem.

2 curtidas

Acho que essa “guerra” é mais comum em outros fóruns. – Aqui no Diolinux, as “guerras” não prosperam muito.

4 curtidas

A percepção que eu tenho é q aqui o pessoal é mais educado e tenta manter uma discussão cordial. Cada um apresenta seus pontos e é isso.

2 curtidas

Acho que a coisa que mais causa briga por aqui, é o assunto de Sistema de Arquivos. Fora isso, aqui é bem tranquilo.

De fato, aqui é bem mais tranquilo e bem mais agradável de se estar.

1 curtida

Não adianta levar em conta apenas os requisitos de uma parte do sistema (ketnel), a menos que você pretenda rodar um sistema embarcado sem nenhum serviço.

Aqui estamos assumindo que as pessoas que estão tentando conseguir informação tem um conhecimento básico em informática, o que sabemos que não representa a realidade na maioria dos casos.

Por isso que, quando eu interajo com essas conversas, eu sempre tento fazer um diagnóstico tentando não pressupor nada sobre o background do autor do post. Mas, dizer que existe um protocolo é um pouco de exagero.

Não sei se o objetivo aqui foi ser sarcástico ou algo do gênero, eu sou péssimo em detectar isso. Mas, por mais que “talvez” você não recomende abertamente, você sempre injeta sua distro e todas as conversas que tem chance. Então meio que dá na mesma, só é uma abordagem mais indireta.

Ah, eu sou moderador aqui no fórum. Não sou administrador. :laughing:

Pra finalizar, nesse vídeo mesmo a gente cita que muitas vezes as pessoas que estão tendo seus primeiros contatos com Linux, por insegurança ou por qualquer outro motivo, acabam buscando apoio em comunidades já estabelecidas.

O que eu particularmente considero uma grande responsabilidade, já que podemos impactar positivamente ou negativamente as experiências dessa pessoa.

:vulcan_salute:

1 curtida

Acho que isso é o resultado de uma construção que vem desde os primórdios do projeto com o Dionatan. A ideia era ter um ambiente para troca de conhecimentos de forma sadia, sem tentar forçar uma opção ou filosofia específica.

No tempo que eu participo aqui do fórum, já vi muitos pontos fora da curva aparecerem. Mas, a própria comunidade que se formou com o tempo, acaba tornando esse espaço não muito confortável para pessoas muito combativas.

Para casos extremos, a equipe de moderação tem sido exemplar em agir rapidamente. Admiro todos os membros da equipe de moderadores sem exceção.

2 curtidas

Moderador, administrador é a mesma coisa.
Feito ou fazida, a palavra está dizida. :joy: :rofl:

Eu até peço desculpas por isso mas sou muito apaixonado pela distro apesar que uso as secundárias como o Linux mint, Fedora e o Peppermint como principal. Eu sei que existe distros mais eficazes para todos os tipos de usuários se é assim que diz a frase.

A distro tá funcionando muito bem graças ao diolinux

Então era verdade kkkk
Detecção labial sua na voz censurada dizendo: Use o Peppermint kkkk

Isso é conclusão sua, não confirmei isso de forma alguma.

No Diocast que falamos sobre memes, a gente cita que existe uma linha tênue e delicada que muitas vezes a gente cruza quando gostamos muito de uma coisa.

Pessoas diferentes julgam valores de forma diferente, é um caso parecido com o meme do “eu uso arch BTW”.

Algumas coisas podem parecer muito engraçadas ou “sacadas” na nossa cabeça, mas, como eu disse eu sou meio lento com essas coisas.

1 curtida

Beleza rapaz, um bom final de semana pra ti e um abraço para o Dionatan

O site é mais bem moderado do que geralmente são esses fóruns. “Guerras”, por si mesmas, não são toleradas. Quando um tópico sai de uma conversa produtiva para uma troca de farpas, ele é fechado. Assim, não é nem possível criar um ambiente hostil.

Quanto à disputa de recomendações de distros, é o que eu sempre falo por aqui em praticamente qualquer tópico em que participo. As pessoas se apegam demais ao sistema operacional e esquecem do porquê usam um. O SO tem um único propósito: rodar as ferramentas que tornam o seu computador útil para o seu uso. Seja para trabalho, entretenimento, educação, o sistema operacional não deveria estar acima do propósito do computador. Por isso que, naturalmente, eu costumo recomendar distros que simplesmente não ficam no caminho do usuário. Distros nas quais você não precisa se preocupar com como o sistema funciona para poder usar o seu computador. Mesmo sendo um entusiasta da computação e eu mesmo por vezes não usar os sistemas que eu recomendo, usando SOs menos amigáveis ou mais “chatos” de lidar, reconheço que a grande maioria das pessoas não é assim. É por isso que recomendo, por exemplo, Mint ao invés de Arch, mesmo eu tendo usado mais o segundo durante a minha vida.

3 curtidas

Esse é um dos principais motivos que me fazem participar desse forum. Tive pouquíssimos problemas em discussões defendendo distro ou OS. Em geral, independente se é por cultura dos participantes ou por moderação (ou ambos) as discussões aqui raramente caem para o lado da “torcida organizada”.

2 curtidas

Isso já aconteceu aqui rapaz e a briga foi feia tanto que o sr edson teve que fechar o tópico pois estava fora de controle e foi justamente esse tópico abaixo.

Na minha opinião sincera, respeito todos aqui. Se sua distro funciona bem em seu equipamento, meus parabéns pra você e é assim que a gente aprende, lembrando rapaz que isso é só um exemplo pois não estou falando de sua pessoa kkk
Eu já disse muitas vezes isso aqui no diolinux “Eu sou um aluno e vocês meus professores”

n faz sentido? espera só o pessoal começar a ganhar dinheiro “de verdade” p vc ver o que é guerra.

1 curtida