A "Geração Z" está desaprendendo a usar computadores por culpa dos smartphones, do streaming, do Google e das inteligências artificiais?

Você está forçando muito para dizer que é a mesma coisa. A do Windows XP, o IE é chamado pra fazer essas buscas, no Windows 11 aparece os resultados da Web no próprio iniciar.

E além disso, o Explorer do Windows 11 não tem essa capacidade de navegação. Se você colocar o endereço de qualquer site no Explorer, ele automaticamente abre o navegador padrão, mesmo não sendo o Edge.

Na real, é um empate, já que a busca do gerenciador de arquivos tem as mesmas opções. A diferença é que no XP, você configura antes a busca, com um monte de opções que não importam para a maioria dos usuários.

Afinal, se fosse útil, isso teria sido mantido, dado que parte da Telemetria que é coletada é para ver o que está sendo ou não usado.

E nas versões posteriores, você refina a busca depois, o que é mais coerente do que mandar um monte de perguntas logo de cara.

O Vista tinha tutoriais em vídeo. Tem algo mais fácil que isso?

Bom, nessas versões do Windows aparecem as abas de acordo com o conteúdo. E além disso, as opções que estão nas abas do Explorer e onde elas estão, não foram por acaso: São as opções que os usuários mais usam e esse post de 2011, falando sobre o Explorer do Windows 8 é talvez seja útil.

1 curtida

Eu vejo isso como um problema, pois atualmente uma criança tem acesso a um nível de informação comparável ao de um estudante dos tempos de Sócrates. Na Era Antropocênica e Informacional (Era Humana e da Informação), enfrentamos o desafio da falta de reguladores de informações. Como resultado, os jovens estão tentando bloquear esse acesso constante às informações. Esse desconforto com a tecnologia surge porque as crianças são frequentemente acusadas de serem responsáveis pelo mundo digital. Por isso, elas estão evitando interagir com esse tema.

1 curtida

O Windows (e qualquer outro sistema operacional) usa o conceito de OLE, isso significa embutir uma aplicação em outra, o que o Windows XP fazia era embutir o Trident (ou a aplicação que renderizava páginas web no IE) dentro da sidebar do Windows Explorer, ao clicar num link, ele abria no IE, agora com windows 11 o conceito é exatamente o mesmo, a diferença é que é o Blink (a aplicação que renderiza páginas no Chromium)

Definitivamente não, a MS não tem competidor, ela sempre irá pelo mais barato, o Windows é literalmente o único sistema desktop que perdeu esse recurso

Não, não é mais coerente, isso significa mais tempo de pesquisa, mais CPU sendo gasto, mais estresse no HD e mais usuários não achando o que precisa, levando a necessidade de instalar spyware de fabrica, a busca do Windows Recall é essencialmente você trazer a pré configuração de pesquisa de volta porém em linguagem natural, ao invés de colocar o intervalo de modificação para 04/06/2024 se coloca “liste meus documentos do Word modificados semana passada”

Tem, uma lista de radiobuttons que um deles faz o que você quer e você só tem que selecionar e clicar em “Próximo” onde aparece um formulário que você preenche, clica em Ok e ele faz o que você precisa ou mostra o que precisa fazer para aquele escopo, se documentação fosse o melhor caminho não existiria o Word, a documentação do LaText ensina tudo

Mais ou menos, o que REALMENTE acontece é todas as opções serem jogadas na cara do usuário, as disponíveis para ação ficam coloridas e as não disponíveis ficam em cinza, com uma aba extra para, o Windows XP (como demonstrado) tinha sidebar com apenas as opções possíveis dado o contexto, isso sim é ser contextual

Hoje um celular faz tudo que um computador, para o uso básico é mais do que suficiente. E ai por hábito, tem pessoas que nunca tiveram um computador porque nunca precisou.

1 curtida

Se realmente fosse útil, não teria sido retirado. E não foi por essa razão, mas sim porque ninguém usava do jeito que a busca do XP foi feita. Coloque uma pessoa da Geração Z que nunca usou o XP para usar essa busca do XP e ver como ela age.

E vale lembrar que nessa época, o Office vinha com o Clippy, lembra? Ele era basicamente inútil.

Nesse ponto você muito errado. Você desconsidera que o Windows tem a Indexação, que faz um índice do que você tem no computador. Ou seja, o uso do HD é mínimo, já que o sistema sabe onde estão os arquivos.

Novamente, você está completamente errado. Desde o Windows 8 nas opções de busca aparece uma opção de “Data de Modificação” com as opções: Hoje, Ontem, Esta Semana, Semana Passada, Este Mês, Último Mês, Este Ano e Último Ano.

E sem contar que o Windows 10 tem o recurso de Linha do Tempo que mostra tudo o que foi aberto nos últimos 30 dias. Provavelmente por não ser muito usado, ele foi retirado no Windows 11. E também sem contar que o Acesso Rápido exibe os arquivos que foram abertos ou modificados recentemente.

Aliás, vale lembrar que o Google é basicamente assim: Pesquise primeiro, refine depois.

Mas o quanto isso facilita, jogar um monte de botões de radio na cara do usuário, quando o usuario so quer encontrar um arquivo específico de uma forma mais rápida?

Mas até que ponto essas “ajudas contextuais” do XP realmente ajudam ou são úteis?

Faz tanto tempo que eu não uso windows que eu tô aprendendo coisas dahora aqui com vc contra-argumentando com o Natan.

1 curtida

Exato. Para .im, é muito mais uma questão de hábito mesmo. Se a pessoa não usa computadores ou tem um pouco contato com o uso de computadores, não vão conseguir se dar bem com eles.

Celulares não explicam tudo, mas é uma boa pista: qual foi a última vez que você precisou lidar com arquivos e pastas em um celular?

Bom, eu uso o Windows mais a sério faz uns 11 anos, e usei nesse período um pouco de cada SO (XP, Vista, 7, 8/8.1, 10 e atualmente o 11). Então, algumas coisas no meu dia a dia eu conheço um pouco mais.

1 curtida

Você realmente está me pedindo pra fazer um experimento desses? Leia os links, já testaram diferentes disposições e estilos de ícones

Da onde vc tira isso? A Microsoft já retirou até o Menu Iniciar, ela retira recursos para vender outros (as vezes dá certo, na maioria das vezes não), por exemplo, a linha do tempo não foi removida, foi substituida pelo vindouro Recall que combina o Timeline View com Windows Search, de forma similar o próprio Windows Search não foi removido, só foi dividido em 2 e ficou mais obscuro o uso, fazendo o usuário perder tempo com Dark Patterns e encontrando arquivos não relevantes pra só aí entregar o usuário precisa

Mas claro que o Windows Search offline não envia muita coisa pra MS

Exceto que não é bem assim, o próprio processo de indexação estressa o disco, além disso sobrecarrega HDDs em leitura, o famigerado “Disco 100”, eu tenho mais de 100.000 arquivos indexados, a pesquisa em algumas pastas é bizarramente lenta mesmo com SSD, não considero um avanço pesquisar errado e ter que refinar depois

Não é bem isso que eu estou falando

Eu estou falando de delimitadores

Veja os links, mas basicamente filtram a informação, em qual das duas é mais fácil pro usuário criar um novo arquivo?

E agora para manipular um arquivo?

Isso é tal “contextual do UX” o usuário, vê apenas o que faz sentido pra ele ver, além dos artigos da NNG tem um livro muito bom se quiser se aprofundar, o Don’t Make Me Think de Steve Krug apesar de ser voltado a desenvolvedores Web ele explora bem esses conceitos e como isso impacta a experiencia

1 curtida

Realmente os sistemas operacionais mais antigos eram mais intuitivo. Hoje ficou tudo tão minimalista que temos que interpretar os simbolos pra achar algo.

Eu estou com muita esperança no pop os, talvez mude essa lógica dos sistemas operacionais de hoje.

3 curtidas

sou da geração Z e so digo:

1. acabaram com as aulas de informatica na escola porque achavam que nós, por termos nascido nessa geração, ja sabiamos muito.
  2. o preço do computador nunca foi acessivel.
  3. acabaram com as lan houses porque os smartphones fazem tudo e um pouco mais do que antes precisava ser feito em uma dessas (checar redes sociais, fazer pesquisas, etc)
  4. gostar de tecnologia e querer aprender eh algo nichado. eu mesma so estou aqui nesse fórum porque me interesso pelo assunto.

entre outros pontos. fico irritada quando vejo algumas pessoas falam sobre esse assunto como se isso acontecesse por falta de interesse quando há muitos fatores que causam isso.

4 curtidas

Acho que estamos numa era extremamente democrática em termos de informação. O que falta agora são os filtros. Acredito que vai, em algum momento, começar um movimento ou surgir uma tecnologia para filtrar essa quantidade massiva de dados.

Eu acho sacanagem culpar os mais jovens, quando foram os mais velhos que jogaram eles nesse mundo digital sem muita instrução rs.

3 curtidas

Qual dos links testa os nascidos após o iPhone com o Windows XP? Se não tiver, valeria um teste.

O caso do Iniciar foi por outra razão: a tal convergência com o Mobile. E por vezes, alguns recursos retirados não são úteis para a enorme maioria dos usuários, e pode ser que colocar num pacote a parte satisfaça alguns usuários que precisam.

Provavelmente você citaria o recurso de DVD, mas qual foi a última vez que você mesmo assistiu a um DVD no Computador?

Te desafio a encontrar a Linha do Tempo nas versões RTM, 22H2 e 23H2. E tem que ser em versões antes desse anúncio.

Eu uso a versão 22H2 do Windows 11 e esse recurso não existe.

O Windows Search no Windows Explorer continua como sempre foi. O que ocorre, é que a partir do Vista, ele TAMBÉM está no Iniciar.

E você mesmo mostrou: as opções que tem aí, tem na busca do Windows XP.

A Indexação apenas “sobrecarrega o disco” se você tem muitos arquivos pequenos. Com um monte de arquivos pequenos, não há NVME que aguente.

E algumas vezes o HD100 é ou pelo arquivo da Indexação que está corrompido ou por problemas na memória virtual do Windows.

Talvez não seja um avanço, mas torna a busca mais simples. As vezes, o usuário só quer buscar um arquivo em uma determinada pasta, não no computador inteiro.

E o que seria mais facil: simplesmente digitar o nome (ou parte do conteúdo do arquivo) ou responder um questionário com os dados do arquivo que você quer buscar, sendo que aa vezes você só quer saber em que subpasta você salvou o arquivo.

Mas o objetivo da barra de busca do Iniciar não é buscar arquivos de uma forma muito detalhada. Assim como a pesquisa do Gnome, não é para buscar arquivos, apesar de ter a possibilidade de aparecer alguns arquivos como resultado de uma busca.

Novamente, o iniciar não é parâmetro de comparação. O que você está fazendo é comparar a busca do Thunar do XFCE com a do Kick-off do KDE. É óbvio que a busca em um menu do sistema será muito mais limitada do que a busca de um gererenciador de arquivos.

Tem um menu claramente escrito “Novo”. Se não estivesse escrito nada, aí concordaria com você.

Nessa parte concordo. Porém, vale lembrar que isso não se limita apenas ao Windows Explorer. Se for olhar, uma boa parte dos programas de PC são desse mesmo jeito, quanto a manipular área de transferência e outras coisas. E a maioria das coisas no XP não são contextuais. Só olhar os programas que já vem junto com o sistema. Algum deles é realmente contextual?

1 curtida

Eu acho que órgãos ou instituições não devem banir o povo. Mas orientar e deixar o cidadões escolherem.

Seria interessante ver todos, embora eu não acho necessário, basta pegar pessoas alheias a smartphones

Ahhh não? Ela só quis inventar a moda, já que o botão aparecia no mobile sendo uma remoção do desktop apenas

Se for pra tirar frase de contexto vamos parar por aqui… mas desafio aceito, quem fez foi o Tom’s Hardware

Mas eu não disse que não tinha, eu disse que o Windows XP era mais intuitivo

Só são obscuras e só funcionam após uma busca… você AINDA não entendeu a problemática

Mas eu não disse NVMe, eu disse SSD

Simples não, rápida

Isso reduz a eficiência de busca, pelo simples fato da busca ser imediatamente recursiva e as opções de refinamento serem explícitas

Ué basta digitar as opções padrão e o formulário em branco:

O problema está no oposto quando você tem que iniciar uma busca ineficiente e lenta pra só aí poder refinar

Até tem, mas tem uma porrada de opções

Como diria Jobs, let's have a Look

Quando não era diretamente contextual, era em forma de assistente, e os demais por mais que não fossem contextuais, seguiam o padrão “barra de menus” padronizados

Errado novamente, pois o “botão iniciar” era físico nos aparelhos com Windows Phone. E como era mesma a interface do Windows Phone? Ah é, como a do Windows 8, mas somente com um fundo ou claro ou escuro.

E sem contar que até o Windows Phone 8.1, nem havia suporte para botões virtuais.

Eu não tirei nada de contexto. E o Tom’s Hardware mostrou o Recall, e pelo o que sabe surgiu recentemente. Coloca aí a linha do tempo do Windows 11 antes do Recall surgir. Ah é, não existe, pois a Microsoft mesma removeu, né?

Vamos ao próprio site da Microsoft que fala sobre isso: A experiência do usuário linha do tempo foi removida em Windows 11, embora permaneça em Windows 10.

Citei NVME pois eles são mais rápidos sofrem do mesmo problema que os SSDs quando o assunto são arquivos pequenos.

O que é exatamente a mesma coisa que no Explorer das versões posteriores do Windows. Ou seja, precisa realmente de todas aquelas informações para uma pesquisa simples, quando no final das contas, provavelmente essas opções na pesquisa nem mesmo eram utilizadas?

Talvez uma pesquisa sobre como a busca do Windows XP era utilizada pelos usuários possa trazer algumas surpresas.

A busca do XP dá na mesma. Ela mesma dá a opção de refinar a pesquisa também. E aposto que a maioria das pessoas que usam a busca, não pesquisam no computador inteiro, mas em pastas específicas.

Será que essas opções do Windows XP era realmente utilizada dessa forma aí? Fica essa pergunta.

Você mesmo não havia dito que essa busca era “ineficiente e lenta”? Eu estava falando justamente da busca no Explorer.

Não quero atrapalhar, mas como já estão falando de Windows OS. Será que alguém poderia responder minha dúvida?

Existe um Gnome OS puro? É que eu vejo que dá pra usar o Gnome como um Frankenstein ligando outras distros.

Nota:
nós livros originais, a criatura de Frankenstein tem a aparência do Edward Cullen de Crepúsculo, mas na primeira tentativa de portar para o cinema, como na época era os filmes de terror que faziam sucesso, decidiram dar uma forma monstruosa que é a que conhecemos hoje.

Nos computadores desktop também é, da uma olhada no seu teclado

Por isso é zoado tirar uma frase de contexto, o que eu disse:

Se você não usar a barra de prompt, o Recall é exatamente a mesma coisa que a Timeline View só que na horizontal (o que ponto pra MS, faz mais sentido para as culturas baseado na cultura greco-romana), ou seja removeram, mudaram de nome, adicionaram umas features questionável e relançaram (igual Google, Gemini é basicamente a mesma coisa, mas com o Bard) isso é comum em marketing

Não, não dá essa imagem exemplifica:

O Papaléguas é o Windows XP o Coiote o Windows 11, tem horas que uma pesquisa rápida resolve (exemplo saber qual subpasta está um arquivo que você sabe o nome), mas o bicho pega quando você NÃO sabe o nome

Não entendo qual a sua dificuldade em entender que eu ter que esperar a pesquisa pra refinar ela não faz sentido nenhum? Se o usuário não refina, pra que as opções de refinanciamento que segundo você se ninguém usa a MS remove?

E eu me referia ao processo, é mais rápido pesquisar diretamente na barra é mais rápido, da mesma forma que super + digitar o nome do app é mais rápido que clicar no menu, a coisa muda de assunto se o nome for grande e for necessário mais letras pra filtrar, aí abrir o programa é mais lento embora o processo em si seja mais rápido

Tem sim e oficial, embora os próprios devs não recomendem: https://os.gnome.org/

1 curtida

Acabo de descobrir que saiu até um livro sobre o tema (Cujo título achei “deselegante”, para dizer o mínimo, mas, deve ser coisa de marketing…):

1 curtida

Vai entender, na década 90 as crianças eram subemergidas em coisas bem mais cretinas do que as telas. Inúmeros programas de TV onde as apresentadoras seguiam padrões midiáticos e exibiam corpos. Então realmente esse título é deselegante kkkkk

1 curtida