A facilidade do Mageia, o espírito Mandriva

Por curiosidade resolvi fazer uma nova instalação do Mageia 8 “Instalação de Rede” no notebook, selecionando apenas os grupos de pacotes “Ferramentas de Console”, “Documentação” e “Configuração”. O sistema veio só com o Centro de Controle Mageia e alguns utilitários essenciais, estilo KDE Neon, e consumindo apenas 478 MB de RAM. Era isso que eu queria rsrs

7 curtidas

Dando uma revivida no tópico eu reparei em bastante coisa
O problema que eu tinha com gerenciamento de RAM/swap acabou no mageia, não precisei fazer nada pra funcionar sem os antigos problemas com freeze total do PC, esses problemas davam no Debian e suas derivadas mas foi mais agravante na base arch
Repositório mesmo sendo pequeno em número e enorme em aplicações úteis e pouquíssimas dependências (e o paraíso)
Por incrível que pareça eu não estou nem gostando de usar o windows direito por causa do Mageia kkkkkkk
Testei alguns joguinhos e tive um desempenho bem próximo da base arch

5 curtidas

Você está usando qual ambiente? GNOME?

Em relação ao uso do sistema, você está usando as ferramentas gráficas do Centro de Controle Mageia, somente Terminal ou um pouco de cada?

3 curtidas

XFCE
Só a parte gráfica, no máximo só início um container no podman

2 curtidas

rapaz, isso não se faz! quase fui às lágrimas!!! pena que começou no mandriva. e não no mandrake, o pai de todos.

Mas existe alguma diferença considerável entre ser bifurcação de uma ou outra?

Nunca vi o Mandrake Linux, só vi o Conectiva Linux através da Live do SlackJeff, cuja distribuição me deixou boquiaberto, por se tratar dum sistema do ano 2004 ser tão completo e muito à frente de seu tempo.

1 curtida

não era tão a frente assim, eu usei. mas o mandrake, ô mermão!!! tinha uma central que configurava tudo, lá nos anos 90!!! saudades.

1 curtida

Outras distribuições eram tão amigáveis quanto ele?

Se eu não estiver enganado, uma outra distribuição tão amigável quanto Conectiva foi o Kurumin, que só veio a surgir alguns anos depois.

Há alguns dias que eu estava interessado em experimentar o OpenMandriva Lx.

A resolução está pequena porque está em VM, não consegui aumentar, mas com certeza não haverá esse problema se instalado diretamente no host.

Ele também possui um “Centro de Controle”, mas ainda não explorei nem o Centro de Controle, nem o sistema, acabei contraindo o vírus e não me sinto bem usando um computador por minutos.

O instalador da distribuição é o Calamares, e nesse instalador não há como fazer uma instalação mínima, isso significa que o ambiente inteiro é instalado.

Assim como Mageia, OpenMandriva Lx também aparenta ser uma ótima distribuição, talvez eu experimente num futuro.

TicoFanLinux fez um review sobre o OpenMandriva 4.3-RC (Release Candidate), e aos 6:04 de vídeo, ele comenta dizendo que, embora o OpenMandriva Lx tenha surgido como um derivado do ROSA Linux, agora parece estar se tornando um derivado do Mandrake (vídeo posicionado):

Eu não sei se o TicoFanLinux leu isto em algum lugar, ou se percebeu isso usando a distribuição, então fica aí a curiosidade, não quero dar informação errônea aqui.

Se alguém aqui usa, ou já usou OpenMandriva, diga como foi a experiência e opinião sobre a distribuição.

4 curtidas

Desejo melhoras!

Eu já testei o Mageia em VM e não gostei, não consegui instalar o I3wm, quem sabe eu teste de novo em uma maquina real.

2 curtidas

Melhoras para ti.
Assim que tiver um tempo vou testar o Mageia e o OpenMandriva em VM.

1 curtida

Alguém teria interesse numa publicação sobre “Pós instalação do Mageia 8”?

Se bem que este artigo já se parece com uma pós instalação…

7 curtidas

Sim! Continue, por favor!

2 curtidas

Na prática, tem até pouca coisa pra fazer no pós-instalação com as isos de DE’s prontas. Porque não faz primeiro da netinstall? Explorando um pouco aquele instalador?

4 curtidas

Eu já fiz, está adicionado na publicação: Mageia 8 - Instalação Minimal de Rede

É, você tem razão, e até o DrakX na instalação mínima permite selecionar pacotes a serem instalados, inclusive salvar o arquivo de seleção de pacotes para reutilizar numa próxima reinstalação do Mageia.

Estou com ele numa VM aqui, mas uma publicação “Pós instalação” está me soando algo desnecessário…

Na real, Mageia 8 vem com Firefox 78 ESR (versão de suporte estendido), isto é um ponto positivo, mas estou verificando se dá para fazer ao similar ao openSUSE Leap, que é adicionar um repositório que possua o Firefox mais recente.
Estou pesquisando há algumas horas, e ainda não encontrei um repositório Mozilla para o Mageia, o que me leva a crer que uma solução alternativa “fácil” seja instalar o Firefox via Flatpak (caso o usuário tenha preferência pela versão mais recente).

Se alguém tiver essa informação e puder compartilhar, eu agradeço.

1 curtida

Fiquei a vontade pra fazer o texto. Eu só sugeri o do netinstall porque acho que ele mais interessante. É sempre legal ter novos relatos. A gente sempre aprende alguma coisa nova. A iso com xfce vem bem limpa, dá para fazer um pós-instalação tranquilo nela. O plasma é que vem mais completo. O gnome não sei porque nunca usei.

Sobre o Firefox, não sei nada em relação a repositórios para ele no Mageia. Eu sempre baixo a última versão no site da Mozilla e descompacto, já que ele vem pré-compilado. Se extrair e rodar com um ./firefox ele inicia normalmente. Ai ou deixo em uma pasta na minha home ou deixo ele na pasta /opt. Ele atualizará automaticamente. Se quiser pesquisar para ver se tem atualizações, é só abrir o menu “ajuda/sobre o firefox” e ele buscará por novas atualizações. Mas, como disse, se configurar ele atualiza automaticamente. Eu sempre uso assim. Eu nem costumo remover o ESR, normalmente, deixo os dois.

3 curtidas

Hoje topei com alguém que parece detestar o Mageia. Diz que “dá muitos bugs”, o que contrasta com minha experiência com o sistema.

É certo que forcei um pouco a barra e pus o Mageia 8 em dois notebooks BEM ANTIGOS. No mais velho, de 2009, nem deu para usar o sistema, porque congelava toda vez em que o Centro de Controle era acionado (esse computador também andou “se estranhando” com o Debian Buster, então…). Mas o notebook de 2011 “se entendeu” com o Mageia muito bem, tudo funcionou com alta estabilidade, e o sistema, com XFCE, era bem reativo.

2 curtidas

Dizem que o Kernel Linux oferece suporte a hardwares de até 10 anos (em média).
Se isto for verdade, seu notebook de 2009 está fazendo hora extra, e se funciona com alguma distribuição Linux atual é lucro rsrs

Acredito que Debian 10 seja muito atual para seu notebook de 2009.
Qual distribuição ainda funciona bem neste notebook?

1 curtida

Lubuntu 18.04 e Debian Buster funcionaram, mas com imperfeições (wi-fi que se perdia quando se saía da suspensão, speakers zoados…). É bem provável que eu tivesse resolvido os problemas, se à época eu sacasse um pouco mais de Linux.

Vale dizer que essa máquina de 2009 tinha originalmente o Windows Vista e lida bem com o Win10, tudo funciona direitinho.

3 curtidas

Embora seu notebook de 2009 suporte Windows Vista e Windows 10 (2015), infelizmente ele não serve como parâmetro de referência para avaliar a qualidade de distribuições.

Eu não sei como a Microsoft lida com o Windows 10, se há remoções de compatibilidade com hardwares antigos com o passar dos anos ou não, mas acredito que é mais fácil o kernel Linux deixar de suportar hardwares antigos do que um Windows.

Windows 10 terá suporte até 2025, se eu fosse você manteria o Win10 neste notebook, por conta da compatibilidade, pois acredito que seja mais viável você ter um notebook com Windows funcionando do que com alguma distribuição com incompatibilidades.

1 curtida