A evolução dos buscadores: do declínio do Google ao surgimento do Perplexity

O texto escrito por Steven J. Vaughan-Nichols no site TheRegister, discute a decadência do Google como motor de busca, com a participação no mercado publicitário caindo de 34,7% em 2017, para 28,8% em 2024.

Diminuição que é atribuída ao aumento da concorrência, especialmente da Amazon e TikTok, além da injeção de anúncios nos resultados de busca, comprometendo a qualidade da experiência do usuário.

17343676805752396265570369096870

A chegada do ChatGPT e de ferramentas como Perplexity, que oferecem respostas com fontes verificáveis e uma interface de busca mais limpa, representa uma ameaça real ao domínio do Google.

Perplexity, ao contrário do Google, permite uma busca mais eficiente e precisa, evidenciando que o gigante da tecnologia precisa se reinventar para evitar um destino similar ao de plataformas como Yahoo e AltaVista.

Perplexity: Uma IA que busca e conversa

Perplexity é uma ferramenta de inteligência artificial que combina a capacidade de busca na web com a habilidade de conversar de forma natural.

Imagine ter um motor de busca que não apenas lhe dá links, mas explica as informações de forma clara e concisa, quase como se estivesse conversando com um especialista no assunto.

A Perplexity busca em diversas fontes na internet para encontrar as informações mais relevantes para sua pergunta. Em seguida, ela processa essas informações e te apresenta uma resposta clara e concisa.

Você pode fazer perguntas de seguimento, pedir mais detalhes ou até mesmo iniciar conversas sobre diversos temas. A Perplexity tenta entender o contexto da conversa e te fornecer respostas cada vez mais precisas.

Uma das grandes vantagens desta IA é que ela cita as fontes das informações que utiliza, permitindo que você verifique a veracidade das respostas.

Microsoft e a busca por IA

Recentemente publicamos um texto aqui no Diolinux Plus falando da “previsão” da Microsoft sobre a busca por IA, substituindo navegadores e mecanismos de busca em 3 a 5 anos.

Interfaces conversacionais permitirão aos usuários delegar tarefas a assistentes de IA, dispensando motores de busca. Com isso, sua pode estar próxima do fim, vislumbrando um futuro onde a IA substituirá buscadores e navegadores.

O Google, por exemplo, desenvolve o Jarvis, tecnologia que poderá assumir o controle de um PC, realizando tarefas diárias baseadas na web, capturas de tela, inserção de texto etc. Ele não será a resposta à mudança nas buscas online?

E você, acha mesmo que o Google tá perdendo relevância? Utiliza frequentemente IA como motor de busca? Deixe sua opinião.

Fonte: links no texto e na imagem

1 curtida