5 melhores navegadores web para Linux - Diolinux
Navegar na internet se tornou algo bastante comum em nossas vidas, tanto que bons navegadores web fazem toda a diferença em nosso workflow. Conheça hoje 5 opções de navegadores web para Linux.
Nem cogitaram o Brave, sério? Ou o Opera? Projetos bem completos e consolidados…a matéria deveria ser, no mínimo, revisada…uma pesquisada no mínimo.
O Microsoft Edge tem 4% e quase que o total disso é porque é nativo do Microsoft Windows. O Samsung Internet, idem. Se mudar a pesquisa para América do Sul, Opera sobe para terceiro fácil. A utilização do Vivaldi ou GNOME Web deve ser praticamente zero.
Na boa, gosto do Diolinux, mas essas matérias precisam de mais pesquisa…
É tudo Chromium, então não faz nenhuma diferença no final.
O Brave eh muito bom, uso no celular mas sem login, o que eh mais de 90% da minha navegação. Quando preciso logar uso o Chrome mesmo. A navegação sem propagandas e rastreadores eh muito boa e eu ponho ele no modo agressivo.
No Linux uso o Chrome mesmo e funciona bem até. Não sinto necessidade de outro. Pessoal do diolinux fala só do que usa mesmo, as vezes isso eh bom, as vezes ruim. E o gnome web ainda eh bem bem ruim.
Não é só questão da engine, mas dos recursos embarcados e do avanço que cada um traz. Larguei o Chrome em favor do Brave a um bom tempo e não me arrependo…dá na cara do Chrome fácil. O Brave é o primeiro navegador a suportar IPFS por exemplo, algo que está “rastejando” nos outros ainda, dentre uma série de outra coisas…não é “puxando sardinha”, mas é fato…basta usar e comprovar.
Não sei nem porque o GNOME Web foi parar nessa matéria, mas, enfim…
Se cabe o Gnome Web caberia o Falkon (ex-Qupzilla) e o novo Angelfish; navegador este que estou testando e apesar dos problemas em redimensionar parece promissor especialmente pra telas touch.
Não acho que seja pesquisa e sim menos gosto pessoal… Inivitavelmente iremos vê sofwares do Elementary OS, Pop_OS! e Gnome em 90% das listas; alguns por merecimento outros careados pelo nome e gosto pessoal de quem faz a lista.
Se não recomendaram um “trojan” pros usuários ja e um ponto positivo pra matéria kkkkk
No Brasil tem gente que usa essa bomba por falta de informação mesmo… Não e pq e benefício
KDE Neon que deveria empurrar software do KDE não vem com o Falkon, é sinal que não presta…; aí vem projeto empurrar browser ruim porque se adequa ao ecossistema, vide o Elementary OS que empurra o Gnome Browser, se duvidá só ele.
Verdade o Brave é bem bom, e nessa lista eu tiraria o Gnome Web, é um navegador que nem de perto é completo perto dos outros e duvido que alguém conseguiria usar ele no dia dia, algum recurso ia faltar
O Brave tem uma base comum, mas o uso no dia a dia é bem diferente. Aqui no meu “possante” positivo atom testei uma série de navegadores (chrome, chromium, firefox ESR e normal, vivaldi, pale moon, brave, gnome web, falkon, librewolf, Edge beta e stable, otterbrowser, qutebrowser) e o melhor desempenho no uso diário, com consumo menos voraz de CPU e RAM, foi justamente do Brave.
No meu “benchmark” o melhor e mais frugal foi o Brave, seguido pelo Edge.
A decepção foi o pale moon, mais lento e truncado que o firefox ESR (78) e consumindo bem mais que os primeiros.
Entre o firefox normal e o librewolf, este se saiu melhor (mesmo sendo flatpak).
Chrome, vivaldi, chromium e firefox normal ficaram mais ou menos no mesmo patamar, já otterbrowser (appimage) e falkon performaram bem, mas não me inspiraram confiança.
Qutebrowser não abria as páginas direito e era desnecessariamente anti-intuitivo para um navegador.
Gnome web não abria as páginas direito e era demasiado lento comparado aos demais.
tem razão, a título de exemplo o dark mode nativo do brave funciona aqui melhor que os dark reader das web strores da vida…
Faz diferença sim, cada navegador vem preparado e focado em áreas diferentes, Edge por exemplo tem sido bem mais leve e otimizado do que Chrome no meu uso por ter o modo de desligar abas não usadas automaticamente, além de recursos de leitura com narradora etc.
vc leu o titulo da matéria? “5 melhores navegadores web para Linux” não ta se referindo aos mais populares, e sim os navegadores mais acessíveis (ou com potencial) de se usar no linux, não que o Brave e Opera não sejam, 5 opções e sugestões, não é pq o seu navegador favorito não tem que a matéria ta ruim.
Cara, pelo visto quem não leu foi você…lê a matéria e os comentários…tá faltando interpretação de texto para você, hein brother?!
Abraço!
Pode ser os 5 melhores ou os 5 mais populares, em nenhuma destas listas entraria o Gnome Web kkk. Eu sou usuário Plasma, amo o projeto KDE, nem por isso uso o Falkon e digo por aí que é um excelente browser. Se fosse uma listagem de navegadores open sourse, ok; fora isso o Gnome Web tá deslocado neste meio.
Até cogitei no Brave para a lista, mas dentre os fatores que me fizeram não optar por ele, o processo de instalação foi o que travou, visto que não existe um pacote, mas sim uma série de comandos para adicionar os repositórios, algo pouco intuitivo para novos usuários no Linux.
Numa lista de browsers eu colocaria o próprio Chromium, falando ao usuário leigo quais as diferenças do Chromium para o Chrome, falando também da possibilidade de migrar entre eles ou dá uma oportunidade ao projeto aberto.