4 distros Linux que projetaram o pinguim ao mundo em 2025

Seja pela inovação tecnológica, por aproveitar o rebuliço do fim do Windows 10 ou simplesmente por focar no usuário final, confira 4 distros Linux que contribuíram para o avanço do ecossistema em 2025!

7 curtidas

Surpreendentemente os computadores mais antigos ( soket 478, 462, 754, 775, AM2 e AM3 ) estão simplesmente com um desempenho pessimo nas distro Linux atuais, PCs que antes rodavam bem e agora não estão nem conseguindo rodar videos no YouTube em distro nenhuma, isso é triste de se ver, tenho PCs que entre 2002 e 2008 rodavam XP, Kurumin, BigLinux 3.x e 4.x, e Ubuntu/Kubuntu .. e nessas distros linux o desempenho era melhor que no XP, dava trabalho instalar o plugin do flash no Linux, mas também dava trabalho instalar o mesmo plugin do flash no XP ( e ainda mais trabalho instalar mil e uma coisas no XP ) e por fim os linux eram melhores e mais leves que o XP em copiar CDs/DVDs, em ripar, em baixar torrent, em baixar pelo mipony, em ver YouTube etc.. mas de 2010 em diante foi só ladeira abaixo, os linux foram ficando cada vez mais pesados, o KDE 3.5 acabou e lançaram varios KDE cada vez piores e mais pesados ano após ano, o gnome mudou pra gnome shell, o Ubuntu foi pro unity, surgiu o Mint pra tentar reverter esse deslise vergonhoso ( que aliás nunca foi corrigidos, os devs do gnome nunca admitem o erro que cometeram ali naquele momento epico da história, e graças ao Mint eles tiveram vergonha de voltar atrás), enfim, os Novos hardware foram surgindo, e o Windows voltou a ser meu ponto sólido quanto a meus clientes pois essa questão de laptops UEFI e o linux não deu suporte por muitos anos fez com que eu tivesse de me conformar em manter o Windows mesmo, isso poucos vao falar mas os laptops mais tops ja vinham sem a possibilidade do CSM desde aquela época, CSM sempre existiu apenas em laptops de baixo custo, os XPS, AlienWare e outras linhas corporativas vinham todas apenas com UEFI sem poder desativar o UEFI desde aquela época, por muitos anos instalar linux num laptop desses era impossível pra mim, até dava pra por algumas distro desconhecidas a qual o dev colocava suporte ao Boot UEFI mas geralmente era alguma distro baseada no Open Suse, criada por aquele site que deixava a pessoa criar a própria distro no site do OpenSuse, e isso foi numa época em que o BTRFS ja era padrão no OpenSuse e não existia BTRFS em nenhuma outra distro, era algo experimental mas que no OpenSuse ja era padrão, isso era insano, eu até tentei mas naquela época não tive coragem de confiar meus dados ao BTRFS … na minha visão era algo perigoso… enfim, vivi uma lacuna de tempo entre 2010 e 2018 onde praticamente não dava pra instalar linux em PCs novos de boa qualidade, só os mais baratos vinham com CSM mas os que eu tinha contato não tinham essa opção ( maldita DELL ), e se hoje em dia estamos vivendo esse momento magico em que a Valve mergulhou de cabeça no linux e está fazendo do linux um porto seguro para onde os usuários querem correr temos de lembrar também que as distro linux atuais ( quase todas) estão tendo desempenho péssimo em PCs fracos, meus Pentium 4 estão rodando FideOS ( Android ) pois foi o YouTube nele é aplicativo Android e toda videos em 1080 que distros linux nenhuma roda nesse hardware, nem o Windows roda, mas na comparação o meu Pentium 4 roda videos em 720p muito bem no Windows server 2003 x64 ou xp x64 com aquele projeto do github instalado que lermjte instalar nele navegadores atuais, ou seja, nem é o Navegador Supermium feito pra XP mas sim navegadores atuais que consegui instalar, mesma coisa no Windows 7 de 32 bit, roda bem videos em 720p ( com a CPU em 60% ) ja videos em 1080p a cpu chega a 100%, a ventoinha acelera e o video roda mas travando, picotando o áudio, dependendo do video se for video de imagem parada só pra ouvir o audio até roda sem travar em 1080p, mas com a CPU ja em 100%, esse é o cenário no Windows, vai bem e sem travar apenas em 720p, já nas distro linux que testei ( puppy, tinycore plus, ctuchbang, lubuntu e xubuntu desde o 14.04 até o 20.04, zorin, linux lite. Mx linux entre outras, ) nas distro linux todas elas foram bem apenas no 480p, já no 720p teve distro indo bem ( porem com a ventoinha acelerando) e teve outras que travou o video de não tocar … isso no 720p … ja no 1080 nenhuma delas toca …. Ja nas distro baseadas em Android x86 e ChromeOS o YouTube roda em 1080 sem a ventoinha acelerar, sem travar nem nada, deu vida nova ao meu Pentium 4, e isso precisa ser dito, isso precisa ser esfregado na cara desses criadores de distro pesadas de hoje em dia, pois eles estão se esquecendo por completo que a grande parte dos brasileiros tem PCs fracos e velhos, tem distro linux hoje em dia que nem dá mais pra instalar em HD de tão lenta e travada que fica, tenho core i3 soket 1156 que ao instalar o Windows 11 em Refs fica mais usável que instalando distro linux, daí eu instalei denovo a distro linus mas num SSD Sata e a distro linux simplesmente destravou e virou outra coisa, mas apesar da alegria inicial eu tive engasgos denovo com o passar do tempo, e foi usado programa em flatpak, descobri da pior forma que FlatPak também é sinônimo de arquivo grande e isso exige muita memória ram e SSD pra que o linux flua bem sem gargalos, decidi instalar hacintoch e percebi que o sistema de arquivos APFS da Apple é rápido assim como o Refs da Microsoft, ambos parecem ter sido sistemas de arquivos pensados pra dar mais desempenho, e de fato entregam isso, ja nas distro linux não tem nenhum sistema de arquivos onde os arquivos são gravados em disco como arquivos “ esparsos” ou “sparce files”, e vejo que isso é o que faz tanto a instalação do Windows 11 em Refs ser capaz de fazed um HD se tornar tão rapido quanto um SSD e é também o que fez a Apple dar um salto em velocidade com seu sistema de arquivos APFS, eles simplesmente gravam em disco apenas os números 1 e não gravam os zeros, e para os números 1 ainda meio que compacta os dados antes de gravar … o resultado é que o Windows 11 instalado em um HD em Refs ao usar o Macrium reflect para clonar o disco, por exemplo, ou ao copiar arquivos, ele faz copia de arquivos apresentando velocidade de gravação de 3,6 gigabit/s contra 1,3 Gigabit/s quando o mesmo HD está em NTFS, é quase 3 vezes mais velocidade no mesmo HD ao copiar e colar arquivos, e ao ter um segundo HD em outra porta Sata também formatado em Refs esse ganho de velocidade se mantém, algo diferente de quando você usa o NTFS com compreensão ativa ou o BTRFS no linix com compreensão ZSTD ativa, na qual em ambos os cenarios ao copiar arquivos pra outro HD o sistema descumprime os dados, e caso o outro HD também for com o mesmo sistema de arquivos e com o mesmo tipo de compreensão ativa o sistema se cansa em dobro ( podendo até travar a cpu em 100% ja que vai estar lendo, descomprimir, copiando, gravando no destino, lendo denovo lá e comprimindo lá, é um trabalho e tanto ) ja se você tem dois HDs em Refs ele copia em alta velocidade de um para o outro, sem descomprimir os dados, que aliás nem falam que os dados estão comprimidos, ja que não estão, de fato ao gravar os dados o Refs grava o arquivo inteiro no disco, só ao copiar e colar que ele não lê tudo mas sim de um jeito maluco que é tratandono arquivo como arquivo esparço /esparso, na qual lê mais rapido e grava mais rápido, esse tipo de coisa deveria estar sendo incluido nas distro linux também, que aliás, deveriam ser distros usando o FideOS como Base, afinal de contas esse sistema ja tem Wine, falta agora ter o flatpak e KDE e ja vai estar ótimo

1 curtida

Olá Luiz!

Mas hoje a forma de programar para internet mudou demais. Antigamente os sites eram projetados pensando em tabelas e o CSS era muito simples e quase não tinha interação do usurário.

Hoje praticamente tudo é a base do JavaScript os sites são praticamente programas rodando em seu computador. Sem contar as telas enormes, resoluções de alta qualidade que exige que sejam carregadas imagens maiores e vídeos com qualidade muito superiores, por consequência arquivos maiores e por isso o navegador atualmente consome muito mais memória.

Como a galera estava conversando no tópico Síndrome da leveza, você consegue até fazer uma instalação mínima com ambiente levíssimo, com inicio muito baixo de RAM, mas de nada adianta, quando abrir o Navegador a RAM passa dos 1,5G.

Então nem é tanto pelo Linux estar pesado, mas como os softwares são projetados e o uso deles hoje em dia.

1 curtida