3 tecnologias que deveriam ser mais usadas nas distros Linux

https://diolinux.com.br/tecnologia/3-tecnologias-que-deveriam-ser-mais-usadas-nas-distros.html

Conheça 3 tecnologias que toda distro Linux deveria disponibilizar para melhorar a experiência dos usuários.

16 curtidas

:point_right: em 2012/2013 eu já reclamava lá no fórum do Big Linux que no meu particular eu estava usando o open Susi Rolling release com sistema de arquivos btrfs e aquilo ali era muito melhor do que qualquer outra coisa… eu reclamava do fato de as distros Debian Like estavam em decadência desde que a canônica comprou o kde e fez com que seus criadores lançassem o kde4/plasma horrível de pesado e que a partir dali novas ubuntu like reinariam … só que o próprio Ubuntu se tornando cada vez mais pesado, imitando o windows no tocante à obsolescência programada, restando agora ( 2012/2013 ) a migrar para outras distros desbravar novos mundos… Eu também reclamava do fato de que as destruindo que se não incorporavam o exFat ( não admitiu que a Microsoft domina edita as regras do mercado de dispositivos móveis, rádios, TVs, e portanto pendrive e Micro SD também)… a Apple ja tinha o exFAT por padrão desde 2009 … enfim… Eu também reclamava que as dígitos RPM like eram na verdade as melhores (na época) pois TeamViewer, logmein e outros só tinham versão RPM ou .tar.gz … não tinham versão .deb … eu sempre questionava porque é que um bando de Malucos se esmavam em criar programas .Deb e fazer um tanto a questão de Contrariar o próprio criador do Linux ( ao qual Aliás o Torvalds ficou milionário ao colocar sua empresa, a RedHat na bolsa de valores e lucrou milhões na época das .com )… e depois esse cara ainda criou Fedora… trazendo a todos a oportunidade de usar seu software mais novo de graça … ou seja, ele podia ter deixado apenas o Red Hat existir e ter só versão paga, mas não, fez o fedora e criou algo que não existia, criou a comunidade… isso é digno de aplausos… Nunca entendi o motivo de um bando de Malucos e criar a própria comunidade separada (o debian) e insistir em se manter separados … enfm, algo lamentável, em 2014 comprei um Tablet com Windows 8 RT (armv7 32bit) daí em 2015 adotei o Android remix x86 como meu sistema no PC, o remix acabou e comecei a ajudar na compilação do próprio Android para x86… daí veio o ChromeOS e comprei um Chrome Book … e em 2020 comprei um Galaxy Book Go Snapdragon 7c (comprei usado, com 1 ano e pouco de uso)… estou gostando dele, saltou do Windows 10 para Windows 11 sozinho… já tentei instalar Android nele várias vezes ( mas não consegui) … mas consegui instalar o Ubuntu … só que fica ruin, o Windows 11 nele é bem mais leve e tem desempenho melhor … sinceramente… acho que o caminho é alguém criar o Snap e o flatpak para Android x86 e também para Android em ARM … e também criar o Snap e o fatpak para Windows e para o mac … e assim os programas linux poder ser usados nesses outros sistemas operacionais, pois sinceramente , na velocidade com que as coisas evoluem não vai dar tempo de aparecer destruir no Que Se funcionasse para esses novos hardware baseadas em processadores ARM … nem mesmo distros Linux que entendam e funcionam bem com os novos processadores Intel que possuem núcleos híbridos … ou por exemplo novas placas de vídeo Intel… é muito hardware novo que vai surgindo… não dá tempo de alcançar… e basicamente há hardware excelente (como os Macbooks , seja intel ou ARM M1 e M2 ) e também excelentes computadores com Windows a qual bilhões de pessoas usam no planeta e não estão dispostas a trocar seu sistema operacional por uma Disto Linux ( sendo que para hardware Apple ir para laptop com processadores na SnapDragon nem sequer existe distro linux para estes hardware ainda) … então obviamente a solução final é levar o Snap e flatpak para outros sistemas operacionais, E permitir que essas lojas de aplicativos Linux existam para rodar esses aplicativos em cima de outros sistemas operacionais, só assim para democratizar os aplicativos Linux (fazendo-os conhecidos)… acredito muito nisso… acredito que este é o caminho que deve ser seguido, e se isso não for feito haverá um arrependimento, pois a Microsoft vai lançar sua loja de aplicativos para Mac, linux e Android … o Microsoft tem perdido contratos com governos e os governos têm preferido usar Linux nos computadores… a Microsoft não quer perder… os governos também tem comprado chromebook para alunos de escolas e faculdades no mundo todo… a Microsoft está correndo atrás e vai lançar sua loja de aplicativos para Linux, Android , Chrome os e macOS … e quando isso acontecer a venda de laptop com processadores Snapdragon já vai estar em outro patamar… É certo que isso vai acontecer… pode levar três ou 10 anos… mas vai acontecer … ja está começando a acontecer … já está tomando forma…

1 curtida

Se tratando do mundo linux, suas informações são todas desencontradas. O Linux Torvalds não criou nenhuma empresa com distribuição linux, o Debian e o RedHat foram criados no mesmo ano 1993, mas o Debian e mais velho por alguns meses, e o .deb é coisa de 1 ano mais velho que o .rpm. A RedHat foi criada no ano 2000, mas o Linus Torvalds não tem nada a ver com isso, ele apenas criou o kernel linux e trabalha nele até hoje com sua equipe. Quando a equipe do RedHat fundou a empresa e o RedHat passou a ser pago, alguns anos depois, mas precisamente em 2003, patrocinou o projeto Fedora que inicialmente era um repositório com programa de terceiros para o RedHat. O Linus não tem nada a ver com a criação da comunidade das distribuições linux. A questão de comunidade, talvez tenha tido início com as primeiras distribuições como Slackware, Debian, o próprio RedHat quando gratuito.
Como já foi explicado o Debian foi criado em 1993 é a segunda distro mais velha em atividade, o Slackware é a primeira, o Debian não foi criada pelo bando de malucos, e sim por Ian Murdock, ele foi um dos revolucionários, pois construir uma distribuição é algo monstruoso de difícil, por isso tantas remasterizações, então ele disse que, se o kernel pode ser feito de forma descentralizada, então uma distribuição linux também poderia, com isso foi criada a Debian, pioneira em criar um gerenciador de pacotes em 1997, o apt-get.

5 curtidas

Acrescentaria Pipewire tanto para vídeo e audio melhorando a latência e compatibilidade e Wayland para segurança e qualidade gráfica.
Mas sem dúvida, uma forma confiável de fazer rollback hoje acho que é o básico…

5 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Bem, que já que citaram o BTRFS como uma tecnologia que deveria ser mais usada, poderiam trazer mais conteúdos sobre, quem sabe até tutoriais no Diolinux Clips, de um jeito bem didático.

edit: dei uma olhada nos canais do Youtube e não achei nada sobre especificamente.

3 curtidas

Olá @kevinlucasilva, tudo bem contigo?

Com certeza traremos mais conteúdos sobre BTRFS em breve, você já viu estes aqui?

:vulcan_salute:

3 curtidas

Eu diria que as pessoas ainda julgam o BTRFS e VPN recursos situacionais ou seja, vai depender da atividade e/ou do uso do computador para que essas tecnologias se tornem interessantes. Para acessar o sistema da empresa realmente VPN seria o melhor caminho, Sistema RR onde recebe muitas atualizações por semana no qual o risco de dar algum problema é maior o BTRFS com snapshots caberia bem nesse caso.

Firewall vejo um certo relaxo pela galera.

2 curtidas

:point_right: tenho reparado que nos laptops de 4° geração da intel e também alguns mais novos o som fica com barulho de xiado o tempo inteiro (mesmo quando eu coloco no mudo ) , tenho 3 laptops da marca Acer (pois parei de confiar na
DELL depois que as baterias pararam de funcionar após um update de bios automático qur o ubuntu fez sorrateiramente) então… ja testei varias distros nesses meus laptops da Acer e todos 3 laptops possuem esse xiado ao usar distro Linux, no Windows não tem esse xiado, usando Android x86 ou ChromeOS não fica xiando, só em distros linix que tem esse barulho de xiado nos auto falantes … as distro linix deveriam ver isso e fazer parar o xiado, isso é algo que me incomoda muito, pior é que ja experimentei varias distro e todas fazem esse barulho de xiado nos auto falantes (mesmo estando no mudo) …

:point_right: existe uma distro chamada Ubuntu AIO , onde o ubuntu ja vem com varios desktop numa unica ISO, e desse jeito posso alternar entre os ambientes facilmente, por exemplo, eu gosto dos aralhos de teclado do KDE e do XFCE, mas para ver pastas prefiro o PCMAN-FM do Lubuntu ou o Konqueror , tem atalhos visuais do gnome que eu gosto também, bem como copiar arquivos prefiro no gnome , já para exibir pastas visualmente em modo Root sou obrigado a chamar o Naltilus pelo terminal como root e assim exibir pastas visualmente em modo Root, o Dolphin eu quase nunca uso … o caja (que vem no mint por padrão) é velho e pra mim é só uma copia antiga do Nemo, que pra mim também é algo velho e arcaico que na prática é uma versão antiga do Naltilus, enfim, pra mim só existem 3 bons: o Konqueror, o PCMan-FM e o Naltilus, são esses os 3 que eu uso, só que geralmente eu alterno bastante as interfaces gnome, kde e xfce… e usando o ubuntu AIO minha vida se tornou melhor nesse sentido (ao menos nesse PC do trabalho onde sou obrigado a usar distro ubuntista) :point_right: porque não tornam padrão o ato da distro já vir com varios ambientes gráficos?

:point_right: teve um assalto na minha empresa e o bandido deu um tiro no aparelho DVR de cameras da Intelbrás… só que abrindo o aparelho vi que o tiro pegou apenas na placa mãe o HD não foi atingido então estou tentando ler o HD no ubuntu e esu tendo um trabalho imenso pra conssguir instalar mais sistemas de arquivos pra ver se é o sistema de Arquivos do HD e pra ver se consigo ler esse HD e ver as imagens, instalei o gparted e na aba de sistemas de arquivos tem as palavras magicas que são os nomes dos pacotes de cada sistema de Arquivos, o que ja me ajuda pois no terminal eu digito apt install e o nome do pacote e apenas espero instalar… mas sinceramente alguns deram erro pra instalar, e sinceramente não tem nenhum lugar onde eu consiga ver qual que é o sistema de Arquivos do HD, ja usei o HD Test, e não identificou nada … usei o Acronis disk director suite por boot e também não vi nada… pelo aplicativo chamado DISKS de tro do ubuntu mostra o HD varios sem partições , e no gparted mostra uma partição preta e um erro, mas não diz qual é o tipo da partição, por fim eu usei um aplicativo de leitura hexadecimal e li manualmente os bits e identifiquei e supostamente pelos numeros apresentados nos inicios das linhas do MBR copiando os numeros e batendo no google encontrei que o sistema de Arquivos é de sistema BSD , então baixei um BSD da vida aqui e consegui abrir a bendita partição e li os dados,
:point_right: porque as distro Linux já não identificam o tipo da partição e não me dão opção de instalar o sistema de Arquivos que eu precisei ? Porque hein ?

Basicamente vc não instala sistemas de arquivos num HD, você formata os HDs com eles, pra ter tanta dificuldade assim vc deve estar usando APFS+ ou o tal tiro acertou o HD também, nos dois casos vale a máxima: linux não é santo pra fazer milagre, usa um device Apple e tenta de novo

2 curtidas

De onde você tira essas afirmações?
A Canonical comprou o KDE? Quando? E se isso é verdade, porque o Ubuntu vem com Gnome?
E desde quando o Linus Torvalds fundou a Red Hat? Quando ele abriu essa empresa?
Se a Microsoft lançar uma loja de apps para Linux, que excelente notícia! Mas quando ela anunciou isso? Ou mesmo quando a Microsoft anunciou a intenção de uma loja de apps para Linux?

Você realmente sabe o que é Linux? Sabe que o Android é Linux? Que o ChromeOS é Linux? Que o Linux é o sistema com maior número de ports para as mais diversas plataformas? Que a Intel colabora para que seus produtos funcionem no Linux, e por diversas vezes um produto novo funciona no Linux e só depois vai funcionar no Windows?
Você realmente acha que a Microsoft tem cacife para acompanhar toda a evolução da informática? A própria Microsoft tem produtos baseados em Linux e oferece serviços baseados em Linux.

3 curtidas

Sabia que é possível usar o Pcman-fm no KDE ou Gnome? Sabia que é possível usar o Konqueror no Gnome? Sabia que é possível usar o Nautilus no KDE?
Pra que você precisa tantos ambientes gráficos? Pra ficar trocando sem motivo algum?
Da mesma maneira que você não sabe usar Linux, provavelmente não sabe usar uma ferramenta de disco.
É importante você buscar aprender.
Sobre os problemas de hardware, sim, existem e devem continuar existindo. Linux não é perfeito, é feito por desenvolvedores que vão fazer aquilo que eles precisam e infelizmente nós meros usuários de desktop vamos usar o que foi possível fazer.

1 curtida

BTRFS pra user comum é uma péssima ideia, é um sistema muito sucetivel a entupimento por metadados, tem solução nativa? Tem mas o usuário precisa agir manualmente