Seja porque você precisa recuperar seus dados, porque seu computado é lento, ou para dar uma nova vida a um computador antigo que está parado, essas 3 distros Linux vão salvar seu PC.
Gostei de todas as dicas, parecem ser ótimos projetos!
Mas por que indicar o LegacyOS no lugar do sistema que lhe serve de base, o antiX, que consegue ser até mais leve?
Por mim as 3 ditros salvadoras indo dá mais pesada pra mais leve é o Mint, Xubuntu e o Lubuntu e tem distros ainda menores e salvadoras como RaspbianOS (Se é que dá pra instalar no desktop)
Como já foi feita uma série de vídeos, poderiam te colocado “parte 4,5,…”, pois sei que já falaram das distros mais famosas para pc/note fraco, mas enfim, achei interessante, pois não conhecia as duas primeiras distros. mas o LegacyOS é literalmente só um pacote de temas e aplicações em cima do AntiX, raramente recebe updates e consome 3 vezes mais RAM do que ele. Então não vejo sentido em instalar o LegacyOS, pois todos recursos mostrados no vídeo também estão presentes no AntiX, exceto os temas.
Eu não gosto da filosofia do Antix, e sinceramente, instalaria um Artix com Xfce em um computador fraco usando Runit como init em qualquer dia. Se o computador for extremamente mais fraco que isso, começo a pensar que só seria possível algo com i3wm, ou se a cpu não for tão antiga, sway. Sem animações nem nada, só cruzão mesmo, no máximo com alguns gaps que graças a Deus eles permitiram fazer parte do pacote principal. Depois só seria necessária uma waybar ou similar para controlar som e monitorar algumas coisas, e estaria feito o serviço.
Claro, seria necessário o usuário fuçar e estar disposto a aprender coisas novas. Configurar WMs não é necessariamente a coisa mais user friendly do mundo. Nem aprendi a fazer uma waybar ainda, ou mudar as cores do Sway.
Então, acho que essa seria só no Pi, não?
Foi a primeira distro do tamanho de um microsd que venho na minha cabeça mas já ouvi falar que ela roda em pc desktop.
Artix não serve para computadores 32-bit.
antiX sim.
Aliás, estou tentando salvar um Samsung e até agora nada, quem puder ajudar eu agradeço, kk:
Tem o DietPI, ele realmente é bem milagroso.