Olá!
Estou tentando recuperar um Notebook Samsung NP275E4E que estava com o Ubuntu 16.10.
Porém, nenhuma distro inicia a parte gráfica.
Consigo boot pelo pendrive , porém quando vai abrir a parte gráfica, o monitor é desligado e a luz do note fica piscando, como se estivesse entrado em modo de hibernação.
Algumas distros chagam a carregar a inicialização (com o logo da distro), porém não passa disso.
Cheguei a instalar algumas sem carregar a parte gráfica (Debian, OpenSuse Tumbleweed), mas na hora de iniciar a distro após a instalação, acontece o mesmo. Distro consideradas “leves” também trazem o mesmo resultado.
Única distro que consegui até o momento iniciar a parte gráfica no modo live foi o Linux Mint 20, porém, mesmo fracasso ao iniciar depois de instalado. Aí, quando abro no modo recovery, e tento reconfigurar o X, e forçar a inicialização, não nenhuma msg de erro, e acontece sempre o mesmo.
Já tentei mais de um Pendrive, inclusive um com o Ventoy, que sempre utilizo.
O Note é um ATIV Book 2 (275E4E-KD2BR) com Processdor AMD Dual core E1-1500, 4 GB de RAM e vídeo AMD Radeon HD 7310.
Alguma sugestão?
Agradeço desde já a atenção de todos!
Quando eu instalo o Debian 12 nesse computador, ele me joga em uma tela de TTY também. O sistema então indica que é necessário instalar um firmware específico que abrange a GPU que estou utilizando, no caso a RX 6600. Em outras distros isso vem de fábrica, mas no caso do Debian é necessário instalar o pacote firmware-amd-graphics.