Zumbido nas caixas de som

Olá, pessoal.

Migrei de Gnome pra Plasma numa instalação limpa do Fedora 41, e não estou conseguindo me livrar do zumbido na caixa de som devido a economia de energia da placa (hda intel). No Gnome era só criar um arquivo .conf em /etc/modprobe.d com os parâmetros options snd_hda_intel power_save=0 e estava resolvido, mas por algum motivo no Plasma não está funcionando. Alguém poderia dar uma ajuda?

Meu ambiente:
Sistema operacional: Fedora Linux 41
Versão do KDE Plasma: 6.2.5
Versão do KDE Frameworks: 6.9.0
Versão da Qt: 6.8.1
Versão do kernel: 6.12.7-200.fc41.x86_64 (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 12 × AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor
Memória: 31,2 GiB de RAM
Processador gráfico: NVIDIA GeForce GTX 1650/PCIe/SSE2
Fabricante: ASUS

Estou interessado em uma resposta para esse tópico, por que eu também encontro um problema similar em toda instalação que tenho feito, seja do Void Linux, EndeavourOS, plasma ou gnome. Não importa. De vez em quando dava até uns estalos e uns cracks e clicks, mas isso eu consegui resolver com uma mudança de configuração, graças a pasmem, um post no fórum do manjaro (yuck).

Aliás, vou deixar o post aqui, quem sabe serve para te ajudar em algo, @edsongolinelhi ?

1 curtida

Obrigado pelas dicas, @Tony_Boy, mas infelizmente não funcionaram.

Este comando funciona, mas ao criar o arquivo para torná-lo persistente e reiniciar o PC, o zumbido retorna.

1 curtida

Pessoal, mais uma vez venho agradecer a contribuição de todos para solução do problema.

Consegui resolver seguindo os passos descritos aqui:

Somente criar o arquivo de configuração para desligar a economia de energia da placa de som não estava mais funcionando, foi preciso informar no mesmo arquivo o modelo da placa.

1 curtida

O link diz que tem um bug no driver da placa de som nessa versão de kernel (no caso do Edson é o 6.12.7-200.fc41.x86_64) onde não é detectado corretamente o modelo da placa.

Para efetivamente funcionar, adicione uma linha contendo model=,17aa:38a8 no arquivo /etc/modprobe.d/snd-hda-intel.conf

Lembre-se de trocar o vendorID:devID pelo mesmo que é o da sua placa.

Provavelmente haverá uma correção numa versão futura do kernel, e essa linha definindo o modelo manualmente não será necessária.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.