Sou novo aqui pessoal. Pela primeira vez depois de anos usando Linux estou testando o Fedora. Percebi que ele por padrão criou uma ZRAM com metade de minha RAM. Sei que a ZRAM ajuda no desempenho mas eu queria saber se vale a pena deixar pois tenho RAM suficiente para meu uso mas meu processador é fraco e eu sei que ZRAM usa um pouco do processador para compactar os dados na RAM. Eu instalei alguns jogos e não fiz nenhuma comparação se houve queda de desempenho.
Então, amigo, a ZRAM é um tipo de Swap, uma área de troca que o sistema mantém quando você fica sem RAM. Por isso, dependendo do seu uso, pode ser que o sistema tenha de usá-la.
Agora, ela não aumenta o desempenho, e nem tem esse objetivo. Talvez seja sim a melhor opção de Swap (mais rápida), mas não vai te dar mais FPS.
E se sua quantidade de RAM é suficiente ao ponto de não precisar de Swap, pode tirar se quiser.
O impacto do algoritmo de compressão de zram na sua CPU vai ser mínimo ou quase inexistente, é melhor usar zram porque você vai ter melhor desempenho em geral, Fedora usa a fórmula padrão do zram-generator(metade da RAM ou 8gb, o que for menor).
Mas caso queira desativar você pode criar o arquivo “/etc/systemd/zram-generator.conf” e deixar ele vazio.
sudo nano /etc/systemd/zram-generator.conf
Caso você queira uma fórmula melhor que o padrão você pode usar a que eu uso:
RAM * 2 no meu caso é ~32gb que após comprimido fica 16gb e isso significa que pode usar 100% da minha RAM para zram(apenas nesse caso porque uso zstd, se usar outro algorítimo os valores são diferentes)
você pode usar qualquer número no lugar do 2(menor que 2)
Se vc tiver 16gb pra cima vale a pena
Com 8gb pode ser mais benefício usar swapfile ou partição
Zram roda na própria RAM como um compactador, dependendo do hardware vc sente no stress, já a swap no armazenamento não fica atrapalhando no espaço usado na RAM
Na verdade, zram se torna melhor em sistemas com pouca RAM(onde vai ser mto usado), com 16gb se torna menos usado.
E se torna cada vez menos benéfico quanto maior for a RAM do seu sistema.
Zram vai aumentar em mto a capacidade de armazenar “coisas” na RAM um bom exemplo é o meu que usei zram em 100% de 16gb para poder compilar um Chromium modificado em que necessitava 32gb de RAM(que eu nao tinha) so consegui fazer isso com Zram,pois sem zram crashava o sistema durante a compilação.
De alguma forma consegui tecnicamente ter 32gb apenas usando esse algorítimo de compressão:
Opa. Bem, fiz um teste com o jogo mais comilão de memória que tenho.
Resultado:
ZRAM 8GB + SWAP 4GB = rodou normal e consumiu cerca de 2GB de ZRAM e Zero SWAP
SEM ZRAM + SWAP 4GB = rodou normal e chegou a consumir 3GB de SWAP.
Vou deixar com a ZRAM ativa pois senti um leve stuttering enquanto a SWAP era ocupada devido a transferência de dados. Mas no final não foi nada significativo, ao menos em SSD. Detalhe que a swappiness está em 20.