ZorinOS LITE 15.2 no notebook CCE u45b

Primeiramente, uma boa tarde a todos!!

Sou usuário iniciante aqui nesse Forum!! Essa é minha primeira postagem aqui!

Meu cunhado possui um notebook da CCE modelo Ultra Thin U45B. O mesmo está muito lento e apresentando travamentos. Veio com o windows 8.1 e está atualizado com o windows 10!!

Possui 500 gb de HD, particionado em dois, com 269gb de drive D para os arquivos e o restante pro disco C e aquela partição criada pelo windows em separado. Pesquisei um pouco e como ele ganhou esse aparelho em um sorteio da empresa, não tem mais os drives originais, e fiquei receoso de formatar o notebook e depois não conseguir botar tudo pra funcionar.
Por parecer mais leve do que o windows pelas pesquisas que fiz, e por ser muito bonito e parecido com o windows, facilitando o uso do sistema, resolvi instalar o ZorinOS 15.2 LITE pra ele e minha irmã conhecerem e talvez abrir mão do windows em um futuro não muito distante. A princípio, os dois sistemas ficariam instalados no notebook.

Baixei a ISO, criei um DVD bootável. Não conseguia fazer dar o boot pelo DVD. Pesquisei no Youtube e consegui fazer apertando DEL direto. Também descobri nessa pesquisa que pra instalar outro sistema nele, é necessário alterar o boot pro DVD/pendrive e alterar uma opção na BIOS trocando de WINDOWS 8 BOOT MANAGER para OTHERS.

Com essa configuração trocada, o windows não dá boot. Tenho que reiniciar e mexer de novo pra ele carregar.

Quando faço o boot com a ISO do Zorin, o sistema reconhece o HD de 500gb como se fosse uma coisa só, e não enxerga que tem um windows instalado. Se eu escolho a opção de fazer a partição manual, pelo pouco que entendi, ele também continua não enxergando o windows.

Já usei o Linux por curiosidade faz mais de 10 anos, e estou totalmente destreinado e despreparado pra fazer essa instalação.

Podem me ajudar nessa empreitada?? Acho que passei a maior parte das informações.

Vou deixar em anexo fotos das telas da BIOS que tirei depois algumas alterações que fiz mas que não adiantaram grande coisa.

Muito obrigado desde já por qualquer ajuda!!!

Amigo, se não me engano o Zorin tem o boot loader próprio o que dificulta a instalação em dual boot. Para fazer um dual boot de modo simples e sem complicação, utilize o Linux Mint XFCE ou o Xubuntu mesmo.
Depois você dá uma customizada no XFCE. Fica legal .

Vou te explicar como eu faço o DUAL BOOT.

1 - Entrar no Windows e diminuir a partição C:, pelo menos uns 30GB. (se precisar eu te ensino)
2 - Com o espaço liberado, você grava um DVD com o linux mint (ou xubuntu).
3 - Reinicia a máquina, e no boot, se sua maquina tiver UEFI , deixa habilitado o secure boot. Se não tiver, deixa no modo legacy mesmo. ( se precisar eu te ensino ).
4 - Dar boot pelo DVD.
5 - Na hora que for pedir para selecionar o modo de instalação, disco inteiro, ao lado, você seleciona particionamento manual.
6 - Selecionou o particionamento manual, ele vai te mostrar todas as partições do seu disco, não mexa em nenhuma partição do Windows porque se não pode quebrar a inicialização do Windows.
7 - Selecione a partição que você liberou no Windows de 30gb. Nessa parte, você vai clicar em novo e criar uma partição de 512MB para ter o bootloader. Ele vai te perguntar o que ela vai ser, selecione “PARTICÃO EFI”.
8 - Crie outra partição para o sistema com o restante que sobrou dos 30GB. Nela você vai colocar “Partição EXT4” e seleciona como “/” (esse é o barra, a raiz do sistema).
9 - Na opção bootloader no rodapé, coloque a partição que você criou de 512MB. Essa parte e fundamental pois é onde será instalado o GRUB. Se não fizer isso, pode haver algum erro e o sistema não conseguirá gerenciar os dois sistemas (windows e linux).
10 - Feito isso, é só avançar e a instalação será efetuada.

Com isso, você terá as partições do Windows e uma separada de 512 e de quase 30GB. O linux gerenciará o boot do Windows e do Linux.

1 curtida

Kelvinarruda, muito boa tarde pra você e muito obrigado pela sua atenção!

Eu estou baixando as duas ISOs que você citou e vou gravar as duas em mídias diferentes pra testar.

Neste exato momento o notebook não está comigo. Precisei devolver pois eles precisaram de ontem pra hoje.

  1. Pelas fotos que upei você tem como me dizer se essa BIOS tem UEFI? Ela é bêêem antiga, de 2013 eu acho.
  2. Pelo que me lembro, preciso deixar trocado de windows 8 pra OTHERS na BIOS pro windows não carregar direto, e aí vem a mensagem de sistema inexistente se não tiver o DVD da ISO, mas vou olhar com mais calma quando o notebook voltar pra minha mão.
1 curtida

Que estranho, já usei o Zorin em dual boot com Windows 10 e nunca tive esse problema.

1 curtida

Boa tarde Thiago12!
O problema maior, acredito eu, é essa BIOS diferente do notebook.
Eu nunca tinha visto isso antes.

1 curtida

Nem eu. Usei com o Zorin Os Lite e até o Core e nada de problemas.

1 curtida