ZorinOS 18 - Caixa de som muta após conectar headset

Olá pessoal, sou iniciante no mundo linux vindo do windows 11 (cheguei a usar mint por um tempo mas nada demais).

Estou com um problema no Zorin os 18. Minha caixa de som externa está plugada diretamente no meu pc na entrada traseira de p2 como “Saida de linha - family 17h/19h” e funciona perfeitamente, porém ao conectar um headset p2 na entrada frontal do pc, ele é conectado como “Fones de ouvido - Family 17h/19h” porém a caixa de som para de funcionar. Mesmo se eu mudar nas configurações de som pra que o som principal seja o “Saida de linha - family 17h/19h” fica mudo.

Alguém consegue me ajudar pois atualmente tenho que desconectar o headset quando quero usar o caixa de som…

Consegui resolver, para quem teve o mesmo problema segue a resolução:

Verificar Auto-Mute no alsamixer

• Abra o terminal:

bash

alsamixer

• Pressione F6 e escolha a sua placa de som (provavelmente o dispositivo 1 ou 2).

• Navegue com as setas até encontrar a opção Auto-Mute Mode.

• Se estiver em Enabled, mude para Disabled (use as setas ↑ ↓).

• Isso deve permitir que a saída traseira continue ativa mesmo com o fone plugado.

No meu caso a placa de som estava com um nome diferente do que mostra no seletor de audio do sistema então abri cada dispositivo até encontrar um que tivesse essa opção de auto-mute para desabilitar.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.