Zorin + Win11 em dual boot

Decidi instalar o Zorin OS Education ao lado do Windows 11 no meu notebook VAIO FE 14, modelo VJFE49F11X. Contudo ao iniciar o notebook, o Grub para optar por qual sistema quero usar não aparece e o Windows 11 e carregado diretamente.

Como resolver este problema?

Confere na bios a ordem de boot, colocando o linux em primeiro

Quando ocorreu isso com um Debian que tenho, fiz de acordo com esse post e funcionou.
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Grub-nao-detecta-outras-particoes-apos-a-atualizacao-do-Slackware-Resolvido

Já tentou usar o comando “sudo update-grub2” ?

1 curtida

Pessoal, já eram 2h30 da madrugada de hoje, domingo, 6/10, e o que fiz foi apagar a partição do Zorin OS e permanecer apenas com o Windows 11.

Em vídeos do Diolinux e Diolinux Lab, o Zorin OS foi um dos Sistemas Operacionais mais indicados para iniciantes no Linux, contudo a minha experiência foi desanimadora. Já instalei o Ubuntu anteriormente e o grub funcionou perfeitamente. Apenas um relato, :ok:.

Já tinha feito e sem sucesso.

Rapaz, você fez alguma coisa errada aí, era pra funcionar, ele é obrigado a funcionar já que é lado a lado.
Na instalação lado a lado ele tira o espaço disponível para instalar o novo sistema mantendo os dois e na aba de baixo “local de gerenciador de inicialização” onde você marca para qual hdd/ssd você quer iniciar o sistema. Se você quiser um sistema moleza na instalação e ótimo para iniciantes escolha o linux mint de preferência a versão anterior que ainda tem atualizações até 2027 que é o 21.2

Eu optei pelo Zorin por ter uma interface mais bonita, ao meu gosto. Vou tentar com o Linux Mint. O testei em uma Máquina Virtual e ele se mostrou bem funcional. Obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.